Objetivos

A Associação EPIS desenvolve, nas escolas portuguesas, programas de combate ao insucesso escolar com base numa metodologia de potenciação e de capacitação das competências cognitivas, não cognitivas e neuropsicológicas. As metodologias EPIS são distintivas no modelo, nos processos e na escala: (1) intervenção focalizada em alunos de risco (2) mediadores profissionais (3) sinalização multifatorial de riscos, com indicadores internacionais (4) potenciação e capacitação para o sucesso numa abordagem 360º que inclui família, escola e território.

Esta formação promove o desenvolvimento de um trabalho de mediação efetivo e eficaz que contribuirá para a melhoria dos resultados escolares dos alunos, na medida em que treina os professores na implementação de um instrumento de identificação de alunos com perfil de risco, com vista à definição de um plano de intervenção individual de capacitação para o sucesso escolar, em alunos do 2.º, 3.º Ciclo e Ensino Secundário.

Conteúdos

Fatores Preditivos de Sucesso Avaliados pelo Scoring e Screening

i. Aluno

ii. Família

iii. Escola

iv. Território

Classes de Risco e Alertas Resultantes

Cronograma

16 Setembro
9:30 - 13:30

Formador(es)::

Paulo Nuno Nossa / Doutoramento / CCPFC/RFO N.º 28037/10

Nuno Miguel Canto da Palma / Doutoramento / CCPFC/RFO N.º 29508/11

: ACD2504
Registo de acreditação: 2526ACD2504
Modalidade: Ação de Curta Duração
Regime: E-learning
Local: On-Line
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Vagas: 20
Carga horária presencial: 4
Carga horária trabalho autónomo: 0
Parágrafo:

Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.

Data de inicio da ação - Certificados: 16 de setembro de 2025
Data de termino da ação - Certificados: 16 de setembro de 2025
Objetivos

A Associação EPIS desenvolve, nas escolas portuguesas, programas de combate ao insucesso escolar com base numa metodologia de potenciação e de capacitação das competências cognitivas, não cognitivas e neuropsicológicas. As metodologias EPIS são distintivas no modelo, nos processos e na escala: (1) intervenção focalizada em alunos de risco (2) mediadores profissionais (3) sinalização multifatorial de riscos, com indicadores internacionais (4) potenciação e capacitação para o sucesso numa abordagem 360º que inclui família, escola e território.

Esta formação promove o desenvolvimento de um trabalho de mediação efetivo e eficaz que contribuirá para a melhoria dos resultados escolares dos alunos, na medida em que treina os professores na implementação de um instrumento de identificação de alunos com perfil de risco, com vista à definição de um plano de intervenção individual que lhes permita desenvolver as competências em falta à entrada do 1.º Ciclo.

Conteúdos

Fatores Preditivos de Sucesso Avaliados pelo Rastreio

i. Aptidões Sensoriais e Preceptivas

ii. Psicomotricidade

iii. Atenção

iv. Numerosidade e Matemática

v. Aprendizagem, Desempenho Verbal e Língua Portuguesa

vi. Capacidade de Abstração

vii. Comportamento, Socialização e Comunicação

Cronograma
17 SETEMBRO
9:00 - 13:00

Formador(es)::

Paulo Nuno Nossa / Doutoramento / CCPFC/RFO N.º 28037/10

Nuno Miguel Canto da Palma / Doutoramento / CCPFC/RFO N.º 29508/11

: ACD2505
Registo de acreditação: 2526ACD2505
Modalidade: Ação de Curta Duração
Regime: Presencial
Local: EB Fragata do Tejo, 1 Moita
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Critérios de seleção:

Exclusiva aos mediadores EPIS

LOCAL:

EB Fragata do Tejo, Avenida Luís de Camões – 2860-381 Moita

Vagas: 20
Carga horária presencial: 4
Carga horária trabalho autónomo: 0
Parágrafo:

Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.

Data de inicio da ação - Certificados: 17 de setembro de 2025
Data de termino da ação - Certificados: 17 de setembro de 2025
Objetivos

A Associação EPIS desenvolve, nas escolas portuguesas, programas de combate ao insucesso escolar com base numa metodologia de potenciação e de capacitação das competências cognitivas, não cognitivas e neuropsicológicas. As metodologias EPIS são distintivas no modelo, nos processos e na escala: (1) intervenção focalizada em alunos de risco (2) mediadores profissionais (3) sinalização multifatorial de riscos, com indicadores internacionais (4) potenciação e capacitação para o sucesso numa abordagem 360º que inclui família, escola e território.

Esta formação promove o desenvolvimento de um trabalho de mediação efetivo e eficaz que contribuirá para a melhoria dos resultados escolares dos alunos, na medida em que treina os professores na implementação de um instrumento de identificação de alunos com perfil de risco, com vista à definição de um plano de intervenção individual que lhes permita desenvolver as competências em falta à entrada do 1.º Ciclo.

Conteúdos

Fatores Preditivos de Sucesso Avaliados pelo Rastreio

i. Aptidões Sensoriais e Preceptivas

ii. Psicomotricidade

iii. Atenção

iv. Numerosidade e Matemática

v. Aprendizagem, Desempenho Verbal e Língua Portuguesa

vi. Capacidade de Abstração

vii. Comportamento, Socialização e Comunicação

Cronograma
17 SETEMBRO
14:00 - 18:00

Formador(es)::

Paulo Nuno Nossa / Doutoramento / CCPFC/RFO N.º 28037/10

Nuno Miguel Canto da Palma / Doutoramento / CCPFC/RFO N.º 29508/11

: ACD2506
Registo de acreditação: 2526ACD2506
Modalidade: Ação de Curta Duração
Regime: Presencial
Local: EB Fragata do Tejo, 1 Moita
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Critérios de seleção:

Exclusiva aos mediadores EPIS

LOCAL:

EB Fragata do Tejo, Avenida Luís de Camões – 2860-381 Moita

Vagas: 20
Carga horária presencial: 4
Carga horária trabalho autónomo: 0
Parágrafo:

Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.

Data de inicio da ação - Certificados: 17 de setembro de 2025
Data de termino da ação - Certificados: 17 de setembro de 2025
Objetivos

A Associação EPIS desenvolve, nas escolas portuguesas, programas de combate ao insucesso escolar com base numa metodologia de potenciação e de capacitação das competências cognitivas, não cognitivas e neuropsicológicas. As metodologias EPIS são distintivas no modelo, nos processos e na escala: (1) intervenção focalizada em alunos de risco (2) mediadores profissionais (3) sinalização multifatorial de riscos, com indicadores internacionais (4) promoção, potenciação e capacitação para o sucesso numa abordagem 360º que inclui família, escola e território.

As funções executivas avaliadas na primeira infância são um preditor significativo da prontidão escolar para a matemática e leitura, do desempenho académico geral, da conclusão do ensino médio e até mesmo da conclusão do ensino superior. O modelo de intervenção desenvolvido pela EPIS para este período concentra-se em fornecer às crianças em idade pré-escolar as bases neurocognitivas necessárias para uma aprendizagem bem-sucedida, não apenas visando crianças com desenvolvimento abaixo do esperado/crianças em subdesenvolvimento/crianças com necessidade de reforço na estimulação de competências neurocognitivas, mas, também, educadores e famílias, oferecendo capacitação orientada para esses intervenientes para que se possam tornar catalisadores para a recuperação/melhoria da criança. Esta formação prepara os mediadores EPIS para a aplicação da “Bateria de Avaliação Cognitiva Básica e Executiva”, no sentido de promover um desenvolvimento adequado de todas as crianças e de aumentar a prontidão para a aprendizagem, facilitando, assim, uma transição bem-sucedida para o 1º ciclo do ensino básico.

Conteúdos

1. Controlo Inibitório

2. Planeamento

3. Inteligência fluida

4.     Análise do Risco cognitivo

Cronograma

15 setembro

14:00 - 18:00

Formador(es)::

Paulo Nuno Nossa / Doutoramento / CCPFC/RFO N.º 28037/10

Nuno Miguel Canto da Palma / Doutoramento / CCPFC/RFO N.º 29508/11

: ACD2502
Registo de acreditação: 2526ACD2502
Modalidade: Ação de Curta Duração
Regime: Presencial
Local: EB da Cavaleira; Algueirão-Mem Martins
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Critérios de seleção:

Exclusiva aos mediadores EPIS

Local: 

EB da Cavaleira; R. Cidade de Olhão LB5, 2725-079 Algueirão-Mem Martins

Vagas: 20
Carga horária presencial: 4
Carga horária trabalho autónomo: 0
Parágrafo:

Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.

Data de inicio da ação - Certificados: 15 de setembro de 2025
Data de termino da ação - Certificados: 15 de setembro de 2025
Objetivos

A Associação EPIS desenvolve, nas escolas portuguesas, programas de combate ao insucesso escolar com base numa metodologia de potenciação e de capacitação das competências cognitivas, não cognitivas e neuropsicológicas. As metodologias EPIS são distintivas no modelo, nos processos e na escala: (1) intervenção focalizada em alunos de risco (2) mediadores profissionais (3) sinalização multifatorial de riscos, com indicadores internacionais (4) promoção, potenciação e capacitação para o sucesso numa abordagem 360º que inclui família, escola e território.

As funções executivas avaliadas na primeira infância são um preditor significativo da prontidão escolar para a matemática e leitura, do desempenho académico geral, da conclusão do ensino médio e até mesmo da conclusão do ensino superior. O modelo de intervenção desenvolvido pela EPIS para este período concentra-se em fornecer às crianças em idade pré-escolar as bases neurocognitivas necessárias para uma aprendizagem bem-sucedida, não apenas visando crianças com desenvolvimento abaixo do esperado/crianças em subdesenvolvimento/crianças com necessidade de reforço na estimulação de competências neurocognitivas, mas, também, educadores e famílias, oferecendo capacitação orientada para esses intervenientes para que se possam tornar catalisadores para a recuperação/melhoria da criança. Esta formação prepara os mediadores EPIS para a aplicação da “Bateria de Avaliação Cognitiva Básica e Executiva”, no sentido de promover um desenvolvimento adequado de todas as crianças e de aumentar a prontidão para a aprendizagem, facilitando, assim, uma transição bem-sucedida para o 1º ciclo do ensino básico.

Conteúdos

1. Atenção Seletiva

2. Memória de Trabalho

3. Memória Diferida

4. Flexibilidade cognitiva

Cronograma

15 setembro

9:00 - 13:00

Formador(es)::

Paulo Nuno Nossa / Doutoramento / CCPFC/RFO N.º 28037/10

Nuno Miguel Canto da Palma / Doutoramento / CCPFC/RFO N.º 29508/11

: ACD2502
Registo de acreditação: 2526ACD2502
Modalidade: Ação de Curta Duração
Regime: Presencial
Local: EB da Cavaleira; Algueirão-Mem Martins
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Critérios de seleção:

Exclusiva aos mediadores EPIS

Local: 

EB da Cavaleira; R. Cidade de Olhão LB5, 2725-079 Algueirão-Mem Martins

Vagas: 20
Carga horária presencial: 4
Carga horária trabalho autónomo: 0
Parágrafo:

Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.

Data de inicio da ação - Certificados: 15 de setembro de 2025
Data de termino da ação - Certificados: 15 de setembro de 2025
Objetivos
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Conteúdos
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Cronograma
17 de setembro
17:00 - 20:00
Local
EB3 Vale Milhaços

Formador(es)::

Ana Sofia Leitão de Almeida Bernardo - CCPFC/RFO-40449/20

: ACD2501
Registo de acreditação: 2526Acd2501
Modalidade: Ação de Curta Duração
Regime: Presencial
Local: EB23 Vale Milhaços
Destinatários: Professores dos Ensinos Básicos e Secundário e Professores de Educação Especial
Critérios de seleção:

Exlusiva a Professores da EB23 de Vale Milhaços

Vagas: Sem limite
Carga horária presencial: 3
Carga horária trabalho autónomo: 0
Parágrafo:

Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.

Data de inicio da ação - Certificados: 17 de setembro de 2025
Data de termino da ação - Certificados: 17 de setembro de 2025