Objetivos
A Associação EPIS desenvolve, nas escolas portuguesas, programas de combate ao insucesso escolar com base numa metodologia de potenciação e de capacitação das competências cognitivas, não cognitivas e neuropsicológicas. As metodologias EPIS são distintivas no modelo, nos processos e na escala: (1) intervenção focalizada em alunos de risco (2) mediadores profissionais (3) sinalização multifatorial de riscos, com indicadores internacionais (4) potenciação e capacitação para o sucesso numa abordagem 360º que inclui família, escola e território.
Esta formação promove o desenvolvimento de um trabalho de mediação efetivo e eficaz que contribuirá para a melhoria dos resultados escolares dos alunos, na medida em que treina os professores na implementação de um instrumento de identificação de alunos com perfil de risco, com vista à definição de um plano de intervenção individual de capacitação para o sucesso escolar, em alunos do 2.º, 3.º Ciclo e Ensino Secundário.
ConteúdosFatores Preditivos de Sucesso Avaliados pelo Scoring e Screening
i. Aluno
ii. Família
iii. Escola
iv. Território
Classes de Risco e Alertas Resultantes
Cronograma
16 Setembro9:30 - 13:30

- Formador: Paulo Nossa
- Formador: Nuno Palma
Paulo Nuno Nossa / Doutoramento / CCPFC/RFO N.º 28037/10
Nuno Miguel Canto da Palma / Doutoramento / CCPFC/RFO N.º 29508/11
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.
Objetivos
A Associação EPIS desenvolve, nas escolas portuguesas, programas de combate ao insucesso escolar com base numa metodologia de potenciação e de capacitação das competências cognitivas, não cognitivas e neuropsicológicas. As metodologias EPIS são distintivas no modelo, nos processos e na escala: (1) intervenção focalizada em alunos de risco (2) mediadores profissionais (3) sinalização multifatorial de riscos, com indicadores internacionais (4) potenciação e capacitação para o sucesso numa abordagem 360º que inclui família, escola e território.
Esta formação promove o desenvolvimento de um trabalho de mediação efetivo e eficaz que contribuirá para a melhoria dos resultados escolares dos alunos, na medida em que treina os professores na implementação de um instrumento de identificação de alunos com perfil de risco, com vista à definição de um plano de intervenção individual que lhes permita desenvolver as competências em falta à entrada do 1.º Ciclo.
ConteúdosFatores Preditivos de Sucesso Avaliados pelo Rastreio
i. Aptidões Sensoriais e Preceptivas
ii. Psicomotricidade
iii. Atenção
iv. Numerosidade e Matemática
v. Aprendizagem, Desempenho Verbal e Língua Portuguesa
vi. Capacidade de Abstração
vii. Comportamento, Socialização e Comunicação
Cronograma17 SETEMBRO9:00 - 13:00

- Formador: Paulo Nossa
- Formador: Nuno Palma
Paulo Nuno Nossa / Doutoramento / CCPFC/RFO N.º 28037/10
Nuno Miguel Canto da Palma / Doutoramento / CCPFC/RFO N.º 29508/11
Exclusiva aos mediadores EPIS
LOCAL:
EB
Fragata do Tejo, Avenida Luís de Camões – 2860-381 Moita
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.
Objetivos
A Associação EPIS desenvolve, nas escolas portuguesas, programas de combate ao insucesso escolar com base numa metodologia de potenciação e de capacitação das competências cognitivas, não cognitivas e neuropsicológicas. As metodologias EPIS são distintivas no modelo, nos processos e na escala: (1) intervenção focalizada em alunos de risco (2) mediadores profissionais (3) sinalização multifatorial de riscos, com indicadores internacionais (4) potenciação e capacitação para o sucesso numa abordagem 360º que inclui família, escola e território.
Esta formação promove o desenvolvimento de um trabalho de mediação efetivo e eficaz que contribuirá para a melhoria dos resultados escolares dos alunos, na medida em que treina os professores na implementação de um instrumento de identificação de alunos com perfil de risco, com vista à definição de um plano de intervenção individual que lhes permita desenvolver as competências em falta à entrada do 1.º Ciclo.
ConteúdosFatores Preditivos de Sucesso Avaliados pelo Rastreio
i. Aptidões Sensoriais e Preceptivas
ii. Psicomotricidade
iii. Atenção
iv. Numerosidade e Matemática
v. Aprendizagem, Desempenho Verbal e Língua Portuguesa
vi. Capacidade de Abstração
vii. Comportamento, Socialização e Comunicação
Cronograma17 SETEMBRO14:00 - 18:00

- Formador: Paulo Nossa
- Formador: Nuno Palma
Paulo Nuno Nossa / Doutoramento / CCPFC/RFO N.º 28037/10
Nuno Miguel Canto da Palma / Doutoramento / CCPFC/RFO N.º 29508/11
Exclusiva aos mediadores EPIS
LOCAL:
EB
Fragata do Tejo, Avenida Luís de Camões – 2860-381 Moita
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.
Objetivos
A Associação EPIS desenvolve, nas escolas portuguesas, programas de combate ao insucesso escolar com base numa metodologia de potenciação e de capacitação das competências cognitivas, não cognitivas e neuropsicológicas. As metodologias EPIS são distintivas no modelo, nos processos e na escala: (1) intervenção focalizada em alunos de risco (2) mediadores profissionais (3) sinalização multifatorial de riscos, com indicadores internacionais (4) promoção, potenciação e capacitação para o sucesso numa abordagem 360º que inclui família, escola e território.
As funções executivas avaliadas na primeira infância são um preditor significativo da prontidão escolar para a matemática e leitura, do desempenho académico geral, da conclusão do ensino médio e até mesmo da conclusão do ensino superior. O modelo de intervenção desenvolvido pela EPIS para este período concentra-se em fornecer às crianças em idade pré-escolar as bases neurocognitivas necessárias para uma aprendizagem bem-sucedida, não apenas visando crianças com desenvolvimento abaixo do esperado/crianças em subdesenvolvimento/crianças com necessidade de reforço na estimulação de competências neurocognitivas, mas, também, educadores e famílias, oferecendo capacitação orientada para esses intervenientes para que se possam tornar catalisadores para a recuperação/melhoria da criança. Esta formação prepara os mediadores EPIS para a aplicação da “Bateria de Avaliação Cognitiva Básica e Executiva”, no sentido de promover um desenvolvimento adequado de todas as crianças e de aumentar a prontidão para a aprendizagem, facilitando, assim, uma transição bem-sucedida para o 1º ciclo do ensino básico.
Conteúdos1. Controlo Inibitório
2. Planeamento
3. Inteligência fluida
4. Análise do Risco cognitivo
Cronograma
15 setembro14:00 - 18:00

- Formador: Paulo Nossa
- Formador: Nuno Palma
Paulo Nuno Nossa / Doutoramento / CCPFC/RFO N.º 28037/10
Nuno Miguel Canto da Palma / Doutoramento / CCPFC/RFO N.º 29508/11
Exclusiva aos mediadores EPIS
Local:
EB da Cavaleira; R. Cidade de Olhão LB5, 2725-079 Algueirão-Mem Martins
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.
Objetivos
A Associação EPIS desenvolve, nas escolas portuguesas, programas de combate ao insucesso escolar com base numa metodologia de potenciação e de capacitação das competências cognitivas, não cognitivas e neuropsicológicas. As metodologias EPIS são distintivas no modelo, nos processos e na escala: (1) intervenção focalizada em alunos de risco (2) mediadores profissionais (3) sinalização multifatorial de riscos, com indicadores internacionais (4) promoção, potenciação e capacitação para o sucesso numa abordagem 360º que inclui família, escola e território.
As funções executivas avaliadas na primeira infância são um preditor significativo da prontidão escolar para a matemática e leitura, do desempenho académico geral, da conclusão do ensino médio e até mesmo da conclusão do ensino superior. O modelo de intervenção desenvolvido pela EPIS para este período concentra-se em fornecer às crianças em idade pré-escolar as bases neurocognitivas necessárias para uma aprendizagem bem-sucedida, não apenas visando crianças com desenvolvimento abaixo do esperado/crianças em subdesenvolvimento/crianças com necessidade de reforço na estimulação de competências neurocognitivas, mas, também, educadores e famílias, oferecendo capacitação orientada para esses intervenientes para que se possam tornar catalisadores para a recuperação/melhoria da criança. Esta formação prepara os mediadores EPIS para a aplicação da “Bateria de Avaliação Cognitiva Básica e Executiva”, no sentido de promover um desenvolvimento adequado de todas as crianças e de aumentar a prontidão para a aprendizagem, facilitando, assim, uma transição bem-sucedida para o 1º ciclo do ensino básico.
Conteúdos1. Atenção Seletiva
2. Memória de Trabalho
3. Memória Diferida
4. Flexibilidade cognitiva
Cronograma
15 setembro9:00 - 13:00

- Formador: Paulo Nossa
- Formador: Nuno Palma
Paulo Nuno Nossa / Doutoramento / CCPFC/RFO N.º 28037/10
Nuno Miguel Canto da Palma / Doutoramento / CCPFC/RFO N.º 29508/11
Exclusiva aos mediadores EPIS
Local:
EB da Cavaleira; R. Cidade de Olhão LB5, 2725-079 Algueirão-Mem Martins
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.
Objetivos
---Conteúdos
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Cronograma
17 de setembro17:00 - 20:00
Local
EB3 Vale Milhaços

- Formador: Sofia Almeida Bernardo
- Formador: Ana Sofia Dias
Ana Sofia Leitão de Almeida Bernardo - CCPFC/RFO-40449/20
Exlusiva a Professores da EB23 de Vale Milhaços
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.