Cursos de Formação

Objetivos

Objetivos a atingir (máx. 750 caracteres)

- Conhecer as características clínicas da população com PEA.

- Conhecer estratégias para a promoção de aprendizagens em contexto de sala de aula.

- Conhecer estratégias para a promoção de aprendizagens.

- Organizar e desenvolver programas de intervenção de acordo com as necessidades educativas individuais e tendo em conta o perfil de funcionalidades da criança/jovem com PEA.


Conteúdos

1- Caracterização das Perturbações do Espetro Autista.

             1.1- Noção de “espetro do autismo” – do autismo de Canner ao autismo de elevado funcionamento.

1.2- Critérios de avaliação diagnóstica nas PEA (DSM5).

1.3- Características Clínicas

        1.3.1- A tríade clínica 

        1.3.2- Sensibilidade sensorial

        1.3.3- Capacidades cognitivas

        1.3.4- Disfunção motora

 2- A intervenção em diferentes contextos educativos.

3- Estratégias para a promoção de aprendizagens. 

4- Elaboração de programas de intervenção de acordo com as necessidades educativas individuais e tendo em conta o perfil de funcionalidades da criança/jovem com PEA – O Dec. Lei 54/2018, alterado pela Lei 116/2019 de 13 de setembro.

 5- Apresentação de casos.


Cronograma

30 Set,
7, 10, 14, 21, 28 Out, 4, 11, 25 Nov

18:30 – 21:30


Formador(es)::

Ana Paula Pereira Simão Rodrigues Caeiro - CCPFC/RFO-35480/15

: A2507
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-135801/25
Modalidade: Curso de formação
Regime: Presencial
Local: Escola Secundária da Amora
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial
Critérios de seleção:


Vagas: 20
Carga horária presencial: 25
Carga horária trabalho autónomo: 0
Parágrafo:

Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.

Data de inicio da ação - Certificados: 30 de setembro de 2025
Data de termino da ação - Certificados: 25 de novembro de 2025
Objetivos
Conhecer alguns dos conceitos sobre IA; Identificar diferentes tipos de IA; Conhecer diferentes aplicações generativas suportadas por IA (texto, imagem, música, vídeo, outras); Debater e refletir sobre os aspetos da IA e a Ética em contexto educativo; Identificar os grandes inconvenientes da IA; Desenvolver propostas de atividades, cujo objetivo é capacitar a comunidade escolar, em especial as crianças e os jovens, para o uso ético das aplicações suportadas por IA numa perspetiva de integração curricular e transversalidade destas temáticas.

Conteúdos


Compreender os fundamentos da IA (importância e enquadramento pedagógico)

Os assistentes virtuais (ChatBots) como apoio às aprendizagens

Produção de texto com o ChatGPT, Gemini e Copilot

Ferramentas de apoio às atividades educativas

Produção de imagem/vídeo com o recurso à IA

Ferramentas de apoio à atividade do Professor


Cronograma

Sessões síncronas

25, Set,
2, 9, 16, 30 Out

19:00 – 22:00



Formador(es)::

Paulo Alexandre Almeida Santos - CCPFC/RFO-26229/09

: A2506T2
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-124420/24
Modalidade: Curso de formação
Regime: E-learning
Local: On-Line
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial
Critérios de seleção:

Prioridade para os Professores de 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário do Concelho do Seixal

Vagas: 20
Carga horária presencial: 25
Carga horária trabalho autónomo: 0
Parágrafo:

Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.

Data de inicio da ação - Certificados: 25 de setembro de 2025
Data de termino da ação - Certificados: 30 de outubro de 2025
Objetivos
Conhecer alguns dos conceitos sobre IA; Identificar diferentes tipos de IA; Conhecer diferentes aplicações generativas suportadas por IA (texto, imagem, música, vídeo, outras); Debater e refletir sobre os aspetos da IA e a Ética em contexto educativo; Identificar os grandes inconvenientes da IA; Desenvolver propostas de atividades, cujo objetivo é capacitar a comunidade escolar, em especial as crianças e os jovens, para o uso ético das aplicações suportadas por IA numa perspetiva de integração curricular e transversalidade destas temáticas.

Conteúdos

Módulo 1 | Introdução à IA (5 horas – 3 horas síncronas + 2 horas assíncronas)

1.1 Definição e história da IA

1.2 Conceitos sobre IA

1.3 Exploração dos diferentes tipos de IA

Módulo 2 | Aplicações Generativas suportadas por IA (5 horas – 3 horas síncronas + 2 horas assíncronas)

2.1 O que são aplicações generativas suportadas por IA?

2.2 Exemplos de aplicações generativas suportadas por IA (texto, imagem, música, vídeo, outras).

2.3 Exploração de ferramentas IA generativas em contexto educativo.

Módulo 3 | IA e a Ética (5 horas – 3 horas síncronas + 2 horas assíncronas)

3.1 Introdução à Ética da IA: Exploração dos princípios éticos e morais envolvidos no desenvolvimento, implementação e uso da IA.

3.2 Quais os grandes inconvenientes da IA?

3.3 Recomendações para o seu uso em contexto educativo.

Módulo 4 | Projeto Educativo envolvendo IA generativa (5 horas - 3 síncronas + 2 horas assíncronas)

4.1 Definição de objetivos do projeto educativo de IA generativa e escolha do domínio criativo.

4.2 Experimentação e iteração com a(s) ferramenta(s).

4.3 Reflexão ética e social.

Módulo 5 |Avaliação e Reflexão (5 horas – 3 horas síncronas + 2 horas assíncronas)

5.1. Apresentação, partilha e reflexão sobre as propostas de planos de intervenção desenvolvidos pelos formandos.

Cronograma

Sessões síncronas
25, Set,
2, 16, 30 Out, 20 Nov

19:00 – 22:00


Formador(es):: João Paulo Nogueira de Castro Freitas - CCPFC/RFO-26911/10
: A2506T1
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-124420/24
Modalidade: Curso de formação
Regime: E-learning
Local: Online via ZOOM
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial
Critérios de seleção: Prioridade para os Educadores de Infância professores do 1º ciclo das escolas do concelho do Seixal

Vagas: 15
Carga horária presencial: 25
Carga horária trabalho autónomo: 0
Parágrafo:

Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.

Data de inicio da ação - Certificados: 25 de setembro de 2025
Data de termino da ação - Certificados: 20 de novembro de 2025
Objetivos

No final do curso de formação, os formandos deverão ser capazes de: (1) Distinguir conceitos essenciais e relacioná-los com situações reais; (2) Conduzir o processo de sinalização dos alunos falantes de PLNM; (3) Identificar e interpretar o suporte legislativo; (4) Relacionar o suporte legislativo com casos reais; (5) Reconhecer a importância e utilidade do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas; (6) Identificar os diferentes níveis de proficiência linguística; (7) Reconhecer a importância e utilidade do Portfolio Europeu de Línguas; (8)

Produzir e adaptar materiais didáticos para o desenvolvimento da compreensão e expressão oral e da compreensão e expressão escrita, adequados ao perfil sociolinguístico dos alunos.

Conteúdos

1 – Conceitos fundamentais: português língua materna, português língua segunda, português língua estrangeira, português língua de herança, português língua oficial, português língua nacional, português língua de escolarização, português língua não materna;

2 – Análise do suporte legislativo;

3 – O Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas;

4 – O Portefólio Europeu de Línguas;

5 – O perfil sociolinguístico;

6 – Orientações metodológicas para o trabalho de compreensão e produção oral;

7 – Orientações metodológicas para o trabalho de compreensão e produção escrita;

8 – Modelo de percurso didático.

Cronograma

B-Learning

Sessão 1 - 22 de setembro, segunda-feira, das 18h30 às 21h30 - PRESENCIAL
Sessão 2 - 6 de outubro, segunda-feira, das 18h30 às 21h30 - ONLINE
Sessão 3 - 13 de outubro, segunda-feira, das 18h30 às 21h30 - ONLINE
Sessão 4 - 20 de outubro, segunda-feira, das 18h30 às 21h30 - PRESENCIAL
Sessão 5 - 27 de outubro, segunda-feira, das 18h30 às 21h30 - ONLINE
Sessão 6 - 3 de novembro, segunda-feira, das 18h30 às 21h30 - ONLINE
Sessão 7 - 10 de novembro, segunda-feira, das 18h30 às 22h00 - ONLINE
Sessão 8 - 24 de novembro, segunda-feira, das 18h30 às 22h30 - PRESENCIAL

Formador(es)::

Tiago Miguel Neves da Silva Machete - CCPFC/RFO-24331/08

: A2505T1
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-121798/23
Modalidade: Curso de formação
Regime: B-Learning
Local: On-Line /Escola Secundária da Amora - Seixal
Destinatários: Professores do(s) grupo(s)...
Grupo disciplinar: 110 - 1º Ciclo do Ensino Básico
Grupo disciplinar: 200 - Português e Estudos Sociais / História
Grupo disciplinar: 210 - Português e Francês
Grupo disciplinar: 220 - Português e Inglês
Grupo disciplinar: 300 - Português
Vagas: 15
Carga horária presencial: 25
Carga horária trabalho autónomo: 0
Parágrafo: Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.

Esta ação releva igualmente para os efeitos previstos no art.9º do supracitado Dec-Lei, designadamente dos professores dos grupos 110, 200, 210, 220 e 300.
Data de inicio da ação - Certificados: 22 de setembro de 2025
Data de termino da ação - Certificados: 24 de novembro de 2025
Objetivos

Assimilar estratégias para comunicar com assertividade.

Conseguir estruturar mensagens apelativas e assertivas em diversos contextos de comunicação.

Tomar consciência do seu estilo de comunicação.

Ser capaz de adaptar a comunicação aos diferentes perfis comportamentais. 

Desenvolver técnicas para argumentar com eficácia.

Identificar objeções, perceber o seu impacto e ser capaz de preparar antecipadamente respostas. 

Desenvolver competências na gestão de conflito.


Conteúdos

1.Organizar a mensagem: que objetivo, que público, que meio?

1.1.Dividir a informação em blocos – a dimensão certa para cada ingrediente

1.2.Explicar ou ilustrar? – imagens que comunicam

Exercícios: aplicação de estruturas de seleção e organização da mensagem

2.Personalização: diferentes públicos e diferentes perfis de comunicação 

2.1. Reconhecer o seu estilo pessoal de comunicação 

2.2. Identificar o público e os seus perfis de comunicação 

Exercícios: teste de autoanálise do perfil de comunicação

3.O papel da influência positiva na comunicação com os outros

3.1.Histórias que "ficam" 

3.2.Suportar a ideia com exemplos, estatísticas e testemunhos

Exercícios: simulação de situações reais

4. Mensagens assertivas com argumentos eficazes

4.1. Construir uma argumentação – uma ideia, uma estrutura, elementos que suportam

Exercícios: aplicação de uma estrutura de argumentação 

5.Responder a perguntas e resolver objeções: identificar e preparar com antecipação 

5.1.Identificar e categorizar as principais objeções 

Exercícios: aplicação da matriz de objeções

6.Estratégias para gerir e resolver conflitos

6.1A "escada" do conflito

6.2.O papel da linguagem não violenta na prevenção de conflitos

Exercícios: simulação e recriação de conflitos

Cronograma

Sessões síncronas
24 Set
1, 8, 15, 29 Out

18:30 – 21:30



Formador(es)::

Ana Sofia Leitão de Almeida Bernardo - CCPFC/RFO-40449/20

: A2501
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-135099/25
Modalidade: Curso de formação
Regime: E-learning
Local: On-Line
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Vagas: 15
Carga horária presencial: 25
Carga horária trabalho autónomo: 0
Parágrafo:

Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.

Data de inicio da ação - Certificados: 24 de setembro de 2025
Data de termino da ação - Certificados: 29 de outubro de 2025