Objetivos
Objetivos a atingir (máx. 750 caracteres)
- Conhecer as características clínicas da população com PEA.
- Conhecer estratégias para a promoção de aprendizagens em contexto de sala de aula.
- Conhecer estratégias para a promoção de aprendizagens.
- Organizar e desenvolver programas de intervenção de acordo com as necessidades educativas individuais e tendo em conta o perfil de funcionalidades da criança/jovem com PEA.
Conteúdos
1- Caracterização das Perturbações do Espetro Autista.
1.1- Noção de “espetro do autismo” – do autismo de Canner ao autismo de elevado funcionamento.
1.2- Critérios de avaliação diagnóstica nas PEA (DSM5).
1.3- Características Clínicas
1.3.1- A tríade clínica
1.3.2- Sensibilidade sensorial
1.3.3- Capacidades cognitivas
1.3.4- Disfunção motora
2- A intervenção em diferentes contextos educativos.
3- Estratégias para a promoção de aprendizagens.
4- Elaboração de programas de intervenção de acordo com as necessidades educativas individuais e tendo em conta o perfil de funcionalidades da criança/jovem com PEA – O Dec. Lei 54/2018, alterado pela Lei 116/2019 de 13 de setembro.
5- Apresentação de casos.
Cronograma
30 Set,
7, 10, 14, 21, 28 Out, 4, 11, 25 Nov
18:30 – 21:30

- Formador: Ana Paula Caeiro
Ana Paula Pereira Simão Rodrigues Caeiro - CCPFC/RFO-35480/15
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.
Objetivos
Conhecer alguns dos conceitos sobre IA; Identificar diferentes tipos de IA; Conhecer diferentes aplicações generativas suportadas por IA (texto, imagem, música, vídeo, outras); Debater e refletir sobre os aspetos da IA e a Ética em contexto educativo; Identificar os grandes inconvenientes da IA; Desenvolver propostas de atividades, cujo objetivo é capacitar a comunidade escolar, em especial as crianças e os jovens, para o uso ético das aplicações suportadas por IA numa perspetiva de integração curricular e transversalidade destas temáticas.Conteúdos
Compreender os fundamentos da IA (importância e enquadramento pedagógico)
Os assistentes virtuais (ChatBots) como apoio às aprendizagens
Produção de texto com o ChatGPT, Gemini e Copilot
Ferramentas de apoio às atividades educativas
Produção de imagem/vídeo com o recurso à IA
Ferramentas de apoio à atividade do Professor
Cronograma
Sessões síncronas
25, Set,
2, 9, 16, 30 Out
19:00 – 22:00

- Formador: Paulo Santos
Paulo Alexandre Almeida Santos - CCPFC/RFO-26229/09
Prioridade para os Professores de 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário do Concelho do Seixal
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.
Objetivos
Conhecer alguns dos conceitos sobre IA; Identificar diferentes tipos de IA; Conhecer diferentes aplicações generativas suportadas por IA (texto, imagem, música, vídeo, outras); Debater e refletir sobre os aspetos da IA e a Ética em contexto educativo; Identificar os grandes inconvenientes da IA; Desenvolver propostas de atividades, cujo objetivo é capacitar a comunidade escolar, em especial as crianças e os jovens, para o uso ético das aplicações suportadas por IA numa perspetiva de integração curricular e transversalidade destas temáticas.Conteúdos
Módulo 1 | Introdução à IA (5 horas – 3 horas síncronas + 2 horas assíncronas)
1.1 Definição e história da IA
1.2 Conceitos sobre IA
1.3 Exploração dos diferentes tipos de IA
Módulo 2 | Aplicações Generativas suportadas por IA (5 horas – 3 horas síncronas + 2 horas assíncronas)
2.1 O que são aplicações generativas suportadas por IA?
2.2 Exemplos de aplicações generativas suportadas por IA (texto, imagem, música, vídeo, outras).
2.3 Exploração de ferramentas IA generativas em contexto educativo.
Módulo 3 | IA e a Ética (5 horas – 3 horas síncronas + 2 horas assíncronas)
3.1 Introdução à Ética da IA: Exploração dos princípios éticos e morais envolvidos no desenvolvimento, implementação e uso da IA.
3.2 Quais os grandes inconvenientes da IA?
3.3 Recomendações para o seu uso em contexto educativo.
Módulo 4 | Projeto Educativo envolvendo IA generativa (5 horas - 3 síncronas + 2 horas assíncronas)
4.1 Definição de objetivos do projeto educativo de IA generativa e escolha do domínio criativo.
4.2 Experimentação e iteração com a(s) ferramenta(s).
4.3 Reflexão ética e social.
Módulo 5 |Avaliação e Reflexão (5 horas – 3 horas síncronas + 2 horas assíncronas)
5.1. Apresentação, partilha e reflexão sobre as propostas de planos de intervenção desenvolvidos pelos formandos.
Cronograma
Sessões síncronas
25, Set,
2, 16, 30 Out, 20 Nov
19:00 – 22:00

- Formador: João Freitas
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.
Objetivos
No final do curso de formação, os formandos deverão ser capazes de: (1) Distinguir conceitos essenciais e relacioná-los com situações reais; (2) Conduzir o processo de sinalização dos alunos falantes de PLNM; (3) Identificar e interpretar o suporte legislativo; (4) Relacionar o suporte legislativo com casos reais; (5) Reconhecer a importância e utilidade do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas; (6) Identificar os diferentes níveis de proficiência linguística; (7) Reconhecer a importância e utilidade do Portfolio Europeu de Línguas; (8)
Produzir e adaptar materiais didáticos para o desenvolvimento da compreensão e expressão oral e da compreensão e expressão escrita, adequados ao perfil sociolinguístico dos alunos.
Conteúdos1 – Conceitos fundamentais: português língua materna, português língua segunda, português língua estrangeira, português língua de herança, português língua oficial, português língua nacional, português língua de escolarização, português língua não materna;
2 – Análise do suporte legislativo;
3 – O Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas;
4 – O Portefólio Europeu de Línguas;
5 – O perfil sociolinguístico;
6 – Orientações metodológicas para o trabalho de compreensão e produção oral;
7 – Orientações metodológicas para o trabalho de compreensão e produção escrita;
8 – Modelo de percurso didático.
Cronograma
B-Learning

- Formador: Tiago Machete
Tiago Miguel Neves da Silva Machete - CCPFC/RFO-24331/08
Esta ação releva igualmente para os efeitos previstos no art.9º do supracitado Dec-Lei, designadamente dos professores dos grupos 110, 200, 210, 220 e 300.
Objetivos
• Assimilar estratégias para comunicar com assertividade.
• Conseguir estruturar mensagens apelativas e assertivas em diversos contextos de comunicação.
• Tomar consciência do seu estilo de comunicação.
• Ser capaz de adaptar a comunicação aos diferentes perfis comportamentais.
• Desenvolver técnicas para argumentar com eficácia.
• Identificar objeções, perceber o seu impacto e ser capaz de preparar antecipadamente respostas.
• Desenvolver competências na gestão de conflito.
Conteúdos
1.Organizar a mensagem: que objetivo, que público, que meio?
1.1.Dividir a informação em blocos – a dimensão certa para cada ingrediente
1.2.Explicar ou ilustrar? – imagens que comunicam
Exercícios: aplicação de estruturas de seleção e organização da mensagem
2.Personalização: diferentes públicos e diferentes perfis de comunicação
2.1. Reconhecer o seu estilo pessoal de comunicação
2.2. Identificar o público e os seus perfis de comunicação
Exercícios: teste de autoanálise do perfil de comunicação
3.O papel da influência positiva na comunicação com os outros
3.1.Histórias que "ficam"
3.2.Suportar a ideia com exemplos, estatísticas e testemunhos
Exercícios: simulação de situações reais
4. Mensagens assertivas com argumentos eficazes
4.1. Construir uma argumentação – uma ideia, uma estrutura, elementos que suportam
Exercícios: aplicação de uma estrutura de argumentação
5.Responder a perguntas e resolver objeções: identificar e preparar com antecipação
5.1.Identificar e categorizar as principais objeções
Exercícios: aplicação da matriz de objeções
6.Estratégias para gerir e resolver conflitos
6.1A "escada" do conflito
6.2.O papel da linguagem não violenta na prevenção de conflitos
Exercícios: simulação e recriação de conflitos
Cronograma
Sessões síncronas
24 Set
1, 8, 15, 29 Out
18:30 – 21:30

- Formador: Sofia Almeida Bernardo
Ana Sofia Leitão de Almeida Bernardo - CCPFC/RFO-40449/20
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.