Objetivos
Promover a atualização científica e didática dos docentes em temas/domínios da(s) disciplina(s);
Analisar as implicações práticas do PA no desenvolvimento curricular, bem como compreender a relação entre as AE e o PA;
Promover a utilização e a partilha de recursos e materiais pedagógicos concebidos durante o curso que incentivem a utilização de estratégias ativas e inclusivas, em contexto de sala de aula;
Promover a revisão das práticas pedagógicas, com particular destaque para o desenvolvimento de competências na utilização das TIC (bigdata) e das TIG (websig), na exploração de imagens e vídeos e na utilização de Casos de Estudo, Estudo de Caso e de PBL.
ConteúdosMódulo 1 – Currículo: dos referenciais à gestão (2,5 horas)
Conceitos e perspetivas curriculares (articulação PA/AE/Inclusão/ENEC/ desenvolvimento de competências digitais dos alunos no processo de aprendizagem)
O PA e as suas implicações práticas na gestão curricular (exploração do ponto 6 do PA);
As AE e a sua articulação com as áreas de competências do PA (ações estratégicas das AE de cada disciplina).
Ao longo do desenvolvimento dos módulos deve prever-se estratégias e atividades com vista ao recurso a ferramentas digitais por parte dos alunos.
Módulo 2 – (5 horas)
Representação gráfica e cartográfica
Orientação e Localização
Módulo 3 - (5 horas)
Tempo e clima (inclui radiação solar)
Ambiente biogeográficos
Módulo 4 - (5 horas)
Recursos Hídricos (gestão sustentável/ impactes das alterações dos níveis das águas, ODS)
Recursos Marítimos (gestão, litoral/ economia do mar, ODS)
Módulo 5- (5 horas)
Transportes e Telecomunicações (redes e modos)
Mobilidade verde
Módulo 6 - (5 horas)
Indicadores demográficos / evolução e distribuição
Mobilidade e fluxos migratórios
Módulo 7- (5 horas)
Recursos do Subsolo
Espaços Rurais em mudança
Módulo 8 - (5 horas)
Áreas e Rede Urbana
Planear cidades verdes
Módulo 9 - (5 horas)
Análise paisagem
Tipos de paisagem (a partir da função)
Módulo 10 - (5 horas)
Gestão e ordenamento do território (inclui instrumentos de planeamento)
SIG
Módulo Final - (2,5 horas) – Reflexão final sobre os conteúdos da ação e os trabalhos realizados pelos formandos.
Cronograma
8P, 15, 22, 29P Out,
5, 26 Nov,
3, 10P dez
19:00 – 22:00

- Formador: Ana Cristina Câmara
- Formador: Paulo Santos
Paulo Alexandre Almeida Santos - CCPFC/RFO-26229/09
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.
Esta ação releva igualmente para os efeitos previstos no art.9º do supracitado Dec-Lei, designadamente dos professores do grupo 420.