Objetivos

Promover a atualização científica e didática dos docentes em temas/domínios da(s) disciplina(s); 

Analisar as implicações práticas do PA no desenvolvimento curricular, bem como compreender a relação entre as AE e o PA; 

Promover a utilização e a partilha de recursos e materiais pedagógicos concebidos durante o curso que incentivem a utilização de estratégias ativas e inclusivas, em contexto de sala de aula; 

Promover a revisão das práticas pedagógicas, com particular destaque para o desenvolvimento de competências na utilização das TIC (bigdata) e das TIG (websig), na exploração de imagens e vídeos e na utilização de Casos de Estudo, Estudo de Caso e de PBL.

Conteúdos

Módulo 1 – Currículo: dos referenciais à gestão (2,5 horas) 

Conceitos e perspetivas curriculares (articulação PA/AE/Inclusão/ENEC/ desenvolvimento de competências digitais dos alunos no processo de aprendizagem)  

O PA e as suas implicações práticas na gestão curricular (exploração do ponto 6 do PA); 

As AE e a sua articulação com as áreas de competências do PA (ações estratégicas das AE de cada disciplina). 

Ao longo do desenvolvimento dos módulos deve prever-se estratégias e atividades com vista ao recurso a ferramentas digitais por parte dos alunos. 

Módulo 2 – (5 horas)  

Representação gráfica e cartográfica 

Orientação e Localização

 Módulo 3 - (5 horas)  

Tempo e clima (inclui radiação solar) 

Ambiente biogeográficos

 Módulo 4 - (5 horas)  

Recursos Hídricos (gestão sustentável/ impactes das alterações dos níveis das águas, ODS) 

Recursos Marítimos (gestão, litoral/ economia do mar, ODS) 

Módulo 5- (5 horas)  

Transportes e Telecomunicações (redes e modos) 

Mobilidade verde 

Módulo 6 - (5 horas)  

Indicadores demográficos / evolução e distribuição 

Mobilidade e fluxos migratórios 

Módulo 7- (5 horas)  

Recursos do Subsolo 

Espaços Rurais em mudança 

Módulo 8 - (5 horas)  

Áreas e Rede Urbana 

Planear cidades verdes

 Módulo 9 - (5 horas)  

Análise paisagem 

Tipos de paisagem (a partir da função) 

Módulo 10 - (5 horas)  

Gestão e ordenamento do território (inclui instrumentos de planeamento) 

SIG 

Módulo Final - (2,5 horas) – Reflexão final sobre os conteúdos da ação e os trabalhos realizados pelos formandos.

Cronograma

8P, 15, 22, 29P Out,
5, 26 Nov,
3, 10P dez

19:00 – 22:00



Formador(es):: Ana Cristina Rodrigues Câmara C. Casimiro - CCPFC/RFO-12337/01

Paulo Alexandre Almeida Santos - CCPFC/RFO-26229/09

: A2513
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-135098/25
Modalidade: Oficina de formação
Regime: B-Learning
Local: On-Line e CFAE Seixal
Destinatários: Professores do(s) grupo(s)...
Grupo disciplinar: 420 - Geografia
Vagas: 15
Carga horária presencial: 25
Carga horária trabalho autónomo: 0
Parágrafo:

Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.

Esta ação releva igualmente para os efeitos previstos no art.9º do supracitado Dec-Lei, designadamente dos professores do grupo 420.

Data de inicio da ação - Certificados: 8 de outubro de 2025
Data de termino da ação - Certificados: 10 de dezembro de 2025