Objetivos

- Revisitar e analisar práticas organizacionais implementados em torno das adaptações curriculares significativas e não significativas no âmbito das medidas adicionais de suporte à aprendizagem e inclusão;

- Aprofundar práticas de gestão curricular, no âmbito dos Planos Individuais de Trabalho (PIT), no âmbito das medidas adicionais para alunos com Adaptações curriculares significativas, de preparação sócio laboral.

- Refletir sobre o papel e ação do professor de educação especial no apoio aos alunos com Necessidades Educativas e respetivos docentes dos Conselhos de Turma, favorecendo uma perspetiva inclusiva de intervenção.

- Aprofundar a articulação dos técnicos especializados (psicólogos, terapeutas, técnicos de serviço social …) reforçando a sua ação especifica no contexto do trabalho educativo interdisciplinar, reforçando uma visão holística e inclusiva.

- Preparar e implementar Ações de Curta Duração em várias modalidades (workshops, tertúlias, grupos de discussão), para aprofundamento de temas específicos de

interesse coletivo.


Conteúdos

1. Apresentação da ação de formação no quadro do trabalho em rede: objetivos, metodologia e avaliação. 

Análise reflexiva da situação e contexto de cada EMAEI, no início do ano letivo no que se refere à organização da escola para a diversidade (ponto da situação); 

Definição das temáticas pertinentes e prioritárias a desenvolver em cada agrupamento (Planeamento) – 3h

2. Adaptações curriculares significativas e não significativas como medidas de gestão curricular para alunos com Necessidades Educativas: análise e aprofundamento de modelos e prática de elaboração – 6h

3. Planos Individuais de Transição (PIT) como plano curricular para alunos em transição para a vida pós-escolar – 6h

4. A coadjuvação docente no apoio aos alunos e aos docentes das turmas, como estratégia inclusiva de ação pedagógica - perspetivas e práticas - 3h

5. Partilha de práticas inclusivas observadas em outros países no âmbito de projetos ERASMUS+, desenvolvidos por docentes dos Agrupamentos de Escolas. 3h

6. Os Centro de Apoio à Aprendizagem nos diferentes agrupamentos – Partilha de práticas. 

Avaliação da ação e perspetivas de continuidade para o próximo ano letivo – 4h


Cronograma


25 Nov - Presencial
20 Jan
24 Fev - Presencial
24 Mar
21 Abr
26 Mai
23 Jun - Presencial
14 Jul

16:00 - 19:00

Formador(es)::

Maria do Carmo Reis Perdigão M. M. Correia - CCPFC/RFO-23836/08

: A2512
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-
Modalidade: Curso de formação
Regime: B-Learning
Local: On-Line / Eecola Secundária da Amora
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial
Critérios de seleção:

Exclusiva a elementos das EMAI das Escolas do Seixal

Vagas: 15
Carga horária presencial: 25
Carga horária trabalho autónomo: 0
Parágrafo:

Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.

Data de inicio da ação - Certificados: 25 de outubro de 2025
Data de termino da ação - Certificados: 14 de julho de 2026