Objetivos

a) Conhecer e sensibilizar educadores e professores para as representações das crianças acerca da linguagem escrita, antes de saber ler e escrever;

b) Conceções precoces sobre a linguagem escrita;

c) Relação entre a linguagem oral e escrita;

d) Sistema alfabético de escrita; 

e) Contextos, estratégias e atividades potencializadoras da aprendizagem da linguagem escrita;

f) Aprendizagem significativa e funcional da linguagem escrita; 

g) Reconhecer as competências fonológicas básicas necessárias à aprendizagem da leitura e escrita; 

h) Diferentes metodologias para o ensino da leitura e escrita;

 i) O ensino da leitura e da escrita: fundamentos psicopedagógicos.


Conteúdos

a) As representações que as crianças têm acerca da leitura e escrita;

b)Conceções precoces sobre a leitura e a escrita;

c) As componentes da oralidade e da escrita; especificidades e interação;

d)Características , opacidade  e complexidade do sistema alfabético de escrita;

e) Ler e escrever no sistema alfabético português;

d) Atividades, contextos e dinâmicas promotoras da aprendizagem da escrita;

e)A importância da consciência fonológica na aprendizagem da leitura e escrita;

f)Métodos e técnicas para aprender a ler e escrever e suas implicações.

Cronograma

6, 25 Nov,
10, 16 Dez, 8, 15, 22, 29 Jan. 5, 12 Fev

18:30 – 21:00



Formador(es)::

Ana Cristina Amaral Pedra Massano - CCPFC/RFO-06754/98

: A2509
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-136144/25
Modalidade: Oficina de formação
Regime: E-learning
Local: On-Line via Zoom
Destinatários: Professores do(s) grupo(s)...
Grupo disciplinar: 100 - Educação Pré-Escolar
Grupo disciplinar: 110 - 1º Ciclo do Ensino Básico
Critérios de seleção: Exclusiva a professores das escolas do Seixal dos grupos 100 e 110.
Releva para DCP

Vagas: 15
Carga horária presencial: 25
Carga horária trabalho autónomo: 0
Parágrafo:

Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.

Esta ação releva igualmente para os efeitos previstos no art.9º do supracitado Dec-Lei, designadamente dos professores dos grupos 100, 110.

Data de inicio da ação - Certificados: 6 de outubro de 2025
Data de termino da ação - Certificados: 12 de fevereiro de 2026