Objetivos
• Assimilar estratégias para comunicar com assertividade.
• Conseguir estruturar mensagens apelativas e assertivas em diversos contextos de comunicação.
• Tomar consciência do seu estilo de comunicação.
• Ser capaz de adaptar a comunicação aos diferentes perfis comportamentais.
• Desenvolver técnicas para argumentar com eficácia.
• Identificar objeções, perceber o seu impacto e ser capaz de preparar antecipadamente respostas.
• Desenvolver competências na gestão de conflito.
Conteúdos
1.Organizar a mensagem: que objetivo, que público, que meio?
1.1.Dividir a informação em blocos – a dimensão certa para cada ingrediente
1.2.Explicar ou ilustrar? – imagens que comunicam
Exercícios: aplicação de estruturas de seleção e organização da mensagem
2.Personalização: diferentes públicos e diferentes perfis de comunicação
2.1. Reconhecer o seu estilo pessoal de comunicação
2.2. Identificar o público e os seus perfis de comunicação
Exercícios: teste de autoanálise do perfil de comunicação
3.O papel da influência positiva na comunicação com os outros
3.1.Histórias que "ficam"
3.2.Suportar a ideia com exemplos, estatísticas e testemunhos
Exercícios: simulação de situações reais
4. Mensagens assertivas com argumentos eficazes
4.1. Construir uma argumentação – uma ideia, uma estrutura, elementos que suportam
Exercícios: aplicação de uma estrutura de argumentação
5.Responder a perguntas e resolver objeções: identificar e preparar com antecipação
5.1.Identificar e categorizar as principais objeções
Exercícios: aplicação da matriz de objeções
6.Estratégias para gerir e resolver conflitos
6.1A "escada" do conflito
6.2.O papel da linguagem não violenta na prevenção de conflitos
Exercícios: simulação e recriação de conflitos
Cronograma
Sessões síncronas
24 Set
1, 8, 15, 29 Out
18:30 – 21:30

- Formador: Sofia Almeida Bernardo
Ana Sofia Leitão de Almeida Bernardo - CCPFC/RFO-40449/20
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.