Objetivos
- Promover a atualização científica e didática dos docentes em áreas de conteúdo e domínios das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar
- Analisar o PA e as suas implicações curriculares, bem como compreender a relação entre as OCEPE e o PA, a fim de melhor gerir e implementar o currículo;
- Fomentar a implementação de metodologias ativas de aprendizagem promotoras da diferenciação pedagógica, em coerência com os Fundamentos e Princípios da Pedagogia para a Infância, considerando a organização do ambiente educativo e as aprendizagens a promover.
- Utilizar recursos e materiais pedagógicos que promovam estratégias ativas e inclusivas, em contexto educativo.
Conteúdos
Módulo 1 – Currículo: dos referenciais à gestão (2,5 horas)
- Análise sobre articulação OCEPE, PA e Decreto-Lei n.º 54/2018
- Reflexão e debate sobre enquadramento das OCEPE:
- Fundamentos e Princípios da Pedagogia para a Infância - implicação na ação educativa.
- Potencialidades da organização do ambiente educativo no currículo e nas aprendizagens.
- Intencionalidade educativa na construção e gestão do currículo numa perspetiva articulada das diferentes áreas e domínios
Módulo 2 - Linguagem Oral e abordagem à Escrita (10h)
- Comunicação Oral e consciência linguística
- Funcionalidade da linguagem escrita e utilização em contexto
- Identificação de convenções da escrita
- Prazer e motivação para ler e escrever
- Articulação de aprendizagens intencionalizadas com outras áreas e domínios
Módulo 3 - Matemática (10h)
- Números e operações
- Organização e tratamento de dados
- Geometria e medida
- Interesse e curiosidade pela matemática
- Articulação de aprendizagens intencionalizadas com outras áreas e domínios
Módulo 4 - Educação Física (10h)
- Apropriação de diferentes formas de linguagem corporal
- Ação da criança sobre si própria e sobre o corpo em movimento
- Ação da criança sobre os objetos
- Desenvolvimento da criança nas relações sociais em situação de jogo
- Articulação de aprendizagens intencionalizadas com outras áreas e domínios
Módulo 5 - Artes Visuais (10h)
- Capacidades expressivas e criativas através das experimentações e produções plásticas
- Elementos da comunicação visual tanto na produção e apreciação das suas produções e do que observa
- Apreciação de diferentes manifestações de artes visuais, expressando a sua opinião e leitura crítica
- Articulação de aprendizagens intencionalizadas com outras áreas e domínios
Módulo 6 – Música (10h)
- Identificação e descrição dos sons, suas características rítmicas, melódicas, dinâmicas, tímbricas e formais
- Interpretação com intencionalidade expressiva-musical
- Improvisações musicais utilizando diversos recursos sonoros
- Valorização da música como fator de identidade social e cultural
- Articulação de aprendizagens intencionalizadas com outras áreas e domínios
Módulo 7 – Abordagem às Ciências (10h)
- Processo de desenvolvimento da metodologia científica nas suas etapas
- Conhecimento do mundo social
- Conhecimento do mundo físico e natural
- Articulação de aprendizagens intencionalizadas com outras áreas e domínios
Módulo 8 – Capacitação Digital na educação de infância (10h)
- Exploração de opções digitais para colaboração e comunicação institucional e melhoria da prática profissional
- Exploração, seleção e adequação de recursos educativos digitais ao contexto de aprendizagem
- Exploração de recursos digitais de apoio ao planeamento e à avaliação das aprendizagens
- Planificação de atividades, projetos e outras metodologias com recurso às tecnologias digitais
Módulo Final - (2,5 horas) – Reflexão final sobre os conteúdos da ação e os trabalhos realizados
Cronograma

- Formador: Maria de Matos
- Formador: Isabel Maria Tomázio Correia
Isabel Maria Tomazio Correia - CCPFC/RFO-08653/99
Maria Teresa Evas de Matos - CCPFC/RFO-03224/97
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.
Esta ação releva igualmente para os efeitos previstos no art.9º do supracitado Dec-Lei, designadamente dos professores do grupo 100