Opções de inscrição

Objetivos

- Promover a atualização científica e didática dos docentes em áreas de conteúdo e domínios das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar 

- Analisar o PA e as suas implicações curriculares, bem como compreender a relação entre as OCEPE e o PA, a fim de melhor gerir e implementar o currículo;  

- Fomentar a implementação de metodologias ativas de aprendizagem promotoras da diferenciação pedagógica, em coerência com os Fundamentos e Princípios da Pedagogia para a Infância, considerando a organização do ambiente educativo e as aprendizagens a promover. 

- Utilizar recursos e materiais pedagógicos que promovam estratégias ativas e inclusivas, em contexto educativo.


Conteúdos

Módulo 1 – Currículo: dos referenciais à gestão (2,5 horas) 

- Análise sobre articulação OCEPE, PA e Decreto-Lei n.º 54/2018  

- Reflexão e debate sobre enquadramento das OCEPE:  

- Fundamentos e Princípios da Pedagogia para a Infância - implicação na ação educativa. 

- Potencialidades da organização do ambiente educativo no currículo e nas aprendizagens. 

- Intencionalidade educativa na construção e gestão do currículo numa perspetiva articulada das diferentes áreas e domínios  

Módulo 2 - Linguagem Oral e abordagem à Escrita (10h) 

- Comunicação Oral e consciência linguística  

- Funcionalidade da linguagem escrita e utilização em contexto 

- Identificação de convenções da escrita 

- Prazer e motivação para ler e escrever 

- Articulação de aprendizagens intencionalizadas com outras áreas e domínios 

Módulo 3 - Matemática (10h) 

- Números e operações 

- Organização e tratamento de dados 

- Geometria e medida 

- Interesse e curiosidade pela matemática 

- Articulação de aprendizagens intencionalizadas com outras áreas e domínios 

Módulo 4 - Educação Física (10h) 

- Apropriação de diferentes formas de linguagem corporal 

- Ação da criança sobre si própria e sobre o corpo em movimento 

- Ação da criança sobre os objetos  

- Desenvolvimento da criança nas relações sociais em situação de jogo 

- Articulação de aprendizagens intencionalizadas com outras áreas e domínios 

Módulo 5 - Artes Visuais (10h) 

- Capacidades expressivas e criativas através das experimentações e produções plásticas 

- Elementos da comunicação visual tanto na produção e apreciação das suas produções e do que observa 

- Apreciação de diferentes manifestações de artes visuais, expressando a sua opinião e leitura crítica 

- Articulação de aprendizagens intencionalizadas com outras áreas e domínios 

Módulo 6 – Música (10h) 

- Identificação e descrição dos sons, suas características rítmicas, melódicas, dinâmicas, tímbricas e formais 

- Interpretação com intencionalidade expressiva-musical 

- Improvisações musicais utilizando diversos recursos sonoros  

- Valorização da música como fator de identidade social e cultural 

- Articulação de aprendizagens intencionalizadas com outras áreas e domínios 

Módulo 7 – Abordagem às Ciências (10h) 

- Processo de desenvolvimento da metodologia científica nas suas etapas 

- Conhecimento do mundo social 

- Conhecimento do mundo físico e natural  

- Articulação de aprendizagens intencionalizadas com outras áreas e domínios 

Módulo 8 – Capacitação Digital na educação de infância (10h) 

- Exploração de opções digitais para colaboração e comunicação institucional e melhoria da prática profissional 

- Exploração, seleção e adequação de recursos educativos digitais ao contexto de aprendizagem 

- Exploração de recursos digitais de apoio ao planeamento e à avaliação das aprendizagens 

- Planificação de atividades, projetos e outras metodologias com recurso às tecnologias digitais 

Módulo Final - (2,5 horas) – Reflexão final sobre os conteúdos da ação e os trabalhos realizados

Cronograma

- 1ª sessão - 8/outubro - presencial - 17,30 e as 21,00h
- 2ª sessão - 15/outubro - online - 17,30 e as 20,30h
- 3ª sessão - 22/outubro - online - 17,30 e as 20,30h
- 4ª sessão - 29/outubro - presencial - 17,30 e as 20,30h
- 5ª sessão - 5/novembro - online  - 17,30 e as 20,30h
- 6ª sessão - 12/novembro - online - 17,30 e as 20,30h
- 7ª sessão - 19/novembro - online - 17,30 e as 20,30h
- 8ª sessão - 26/novembro.- presencial - 17,30 e as 21,00h


Formador(es)::

Isabel Maria Tomazio Correia - CCPFC/RFO-08653/99

Maria Teresa Evas de Matos - CCPFC/RFO-03224/97

: A2415
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-135158/25
Modalidade: Curso de formação
Regime: B-Learning
Local: On-Line e CFAE Seixal
Destinatários: Professores do(s) grupo(s)...
Grupo disciplinar: 100 - Educação Pré-Escolar
Vagas: 20
Carga horária presencial: 25
Carga horária trabalho autónomo: 0
Parágrafo:

Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.

Esta ação releva igualmente para os efeitos previstos no art.9º do supracitado Dec-Lei, designadamente dos professores do grupo 100


Data de inicio da ação - Certificados: 8 de outubro de 2025
Data de termino da ação - Certificados: 26 de novembro de 2025
Os visitantes não têm acesso a esta disciplina. Por favor, autentique-se.