Objetivos
a) Conhecer e sensibilizar educadores e professores para as representações das crianças acerca da linguagem escrita, antes de saber ler e escrever;
b) Conceções precoces sobre a linguagem escrita;
c) Relação entre a linguagem oral e escrita;
d) Sistema alfabético de escrita;
e) Contextos, estratégias e atividades potencializadoras da aprendizagem da linguagem escrita;
f) Aprendizagem significativa e funcional da linguagem escrita;
g) Reconhecer as competências fonológicas básicas necessárias à aprendizagem da leitura e escrita;
h) Diferentes metodologias para o ensino da leitura e escrita;
i) O ensino da leitura e da escrita: fundamentos psicopedagógicos.
Conteúdos
a) As representações que as crianças têm acerca da leitura e escrita;
b)Conceções precoces sobre a leitura e a escrita;
c) As componentes da oralidade e da escrita; especificidades e interação;
d)Características , opacidade e complexidade do sistema alfabético de escrita;
e) Ler e escrever no sistema alfabético português;
d) Atividades, contextos e dinâmicas promotoras da aprendizagem da escrita;
e)A importância da consciência fonológica na aprendizagem da leitura e escrita;
f)Métodos e técnicas para aprender a ler e escrever e suas implicações.
Cronograma
6, 25 Nov,
10, 16 Dez, 8, 15, 22, 29 Jan. 5, 12 Fev
18:30 – 21:00

- Formador: Ana Cristina Amaral Pedra Massano
Ana Cristina Amaral Pedra Massano - CCPFC/RFO-06754/98
Releva para DCP
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.
Esta ação releva igualmente para os efeitos previstos no art.9º do supracitado Dec-Lei, designadamente dos professores dos grupos 100, 110.