Objetivos
• Explorar os documentos legislativos (Decreto- Lei n.º 54/2018, Decreto-Lei n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais) e de apoio à prática letiva de forma integrada, identificando implicações para a organização de práticas mais inclusivas
• Aplicar colaborativamente os princípios subjacentes ao desenho universal para a aprendizagem e à abordagem multinível
• Planear com intencionalidade estratégica, organizando a dinâmica pedagógica, conciliando as aprendizagens a desenvolver e a diversidade de todos alunos
• Conceber instrumentos de suporte à recolha de informação que contribuam para a tomada de decisão.
• Consolidar a implementação do ciclo: Avaliar – Planear – Agir - Rever
• Produzir e aplicar em contexto de sala de aula instrumentos de avaliação e planificação das aprendizagens
• Partilhar experiências facilitadoras do um processo ensino-aprendizagem inclusivo
• Explorar colaborativamente práticas educativas inovadoras
Conteúdos
Módulo 1. Impacto das orientações de política educativa nas práticas pedagógicas
•Exploração integrada dos documentos de política educativa (Decreto- Lei n.º 54/2018, Decreto-Lei n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais)
Módulo 2. Ambientes educativos inclusivos - opções metodológicas
•Práticas de ensino e intervenção diferenciadas, em função do perfil de competências dos alunos
•Estratégias de antecipação da diversidade em sala de aula, com recurso a ambientes de aprendizagem flexíveis e centrados no aluno (DUA)
Módulo 3. Valorização da diversidade em sala de aula – criação e partilha de recursos
•Mecanismos de planeamento e gestão curricular com caráter intencional e estratégico
•O que ensinar e porquê, como, quando, com que prioridades, com que meios, com que organização e com que resultados: exercícios práticos
Módulo 4. Avaliação formativa enquanto processo regulador do ensino e da aprendizagem
•Planificação intencional da avaliação formativa tendo como objetivos melhorar os resultados das aprendizagens e ajustar o processo de ensino
Cronograma
8P, 15,
22, 29P Out,
5, 12, 19, 26P Nov
19:00 - 22:00

- Formador: Maria do Carmo Correia
Maria do Carmo Reis Perdigão M. M. Correia - CCPFC/RFO-23836/08
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.
Objetivos
No final da formação, os professores devem:
- Compreender, de forma aprofundada, as orientações curriculares expressas nas novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática A), as suas finalidades e as consequências para o ensino da Matemática, com foco no Tema da Matemática Discreta do 11º ano, assim como em todos os Temas do 12º ano, incluindo os três Temas Opcionais do 12º ano;
- Estar dotados com o conhecimento didático e o conhecimento matemático requeridos para o ensino orientado pelas novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática A), com foco no Tema da Matemática Discreta do 11º ano, assim como em todos os Temas do 12º ano, incluindo os três Temas Opcionais do 12º ano;
- Ser capazes de refletir sobre os problemas que possam surgir na prática de ensino das novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática A), com foco no Tema da Matemática Discreta do 11º ano, assim como em todos os Temas do 12º ano, incluindo os três Temas Opcionais do 12º ano.
Conteúdos
- Orientações curriculares para o ensino da Matemática no Ensino Secundário expressas nas novas AE e Ideiasinovadoras do Currículo (2,5 horas): a Matemática para a Cidadania, o Pensamento computacional, a diversificação detemas no currículo e a Matemática para todos, assumindo-se que o currículo na escolaridade obrigatória deve dar respostaa todos os alunos, tendo em vista a sua formação matemática enquanto cidadãos, proporcionando-lhes uma experiênciarica, adequada ao seu nível etário e ao alcance de todos;
- Ideias-Chave das Aprendizagens Essenciais com foco no Tema da Matemática Discreta do 11º ano, assim como emtodos os Temas do 12º ano, incluindo os três Temas Opcionais do 12º ano (2,5 horas): Resolução de problemas,modelação e conexões, Raciocínio dedutivo e lógica matemática, Recurso sistemático à tecnologia, Tarefas e recursoseducativos, Práticas enriquecedoras e criatividade, Organização do trabalho dos alunos, Comunicação matemática,Avaliação para a aprendizagem.
- Operacionalização das Aprendizagens Essenciais (10 horas) com foco no 11º ano e no 12º anos: Matemática Discreta(11º ano); Probabilidade (12º ano); Funções contínuas e deriváveis (12º ano); Resolução aproximada de equações (12ºano); Introdução à inferência estatística (12º ano); Primitivas imediatas e Integrais definidos (12º ano); Matrizes etransformações geométricas (12º ano).
- Exploração de ideias e conceitos, integrando a tecnologia como alavanca para a compreensão e resolução de problemas(10 horas): Abordagem exploratória de ideias e conceitos matemáticos; Integração da tecnologia na experimentação,visualização, representação, simulação, interatividade, bem como no cálculo numérico e simbólico; Recurso à folha decálculo, a ambientes de geometria dinâmica, a aplicativos digitais diversos, a simulações, a smartphones, à calculadoragráfica e aos sensores, bem como a outros equipamentos e materiais; Desenvolvimento do pensamento computacionalcom recurso a atividades de programação integradas na resolução de problemas. Preparação, apresentação e discussãodos trabalhos e avaliação do curso de formação.
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Cronograma
15, 22P, 29P Out,5P, 12P, 19P, 26P Nov
3P, 10, 12 Dez
18:00 - 20:30

- Formador: Paula Cristina Teixeira
Paula Cristina Antunes Teixeira - CCPFC/RFO-11168/00
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.
Esta ação releva igualmente para os efeitos previstos no art.9º do supracitado Dec-Lei, designadamente dos professores do grupo 500
Objetivos
Procura-se, com esta formação, produzir uma mudança de atitude do professor face à intervenção preventiva, sensibilizá-lo para as competências de entreajuda existentes no contexto escolar alargado - alunos, professores, família e comunidade – e habilitá-lo a utilizar um instrumento de desenvolvimento de competências pessoais e sociais inovador, cuja validação tem vindo a ser consolidada desde 1995. Ao ser essencialmente uma experiência de grupo, este material remeterá, igualmente, para o desenvolvimento de aptidões de negociação e entreajuda.Conteúdos
Este Projeto consta da aplicação de material lúdico, na forma de cadernetas e respetivas coleções de cromos, e é dirigido a alunos do pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico e a crianças entre os 5 e os 10 anos, em geral.
Sendo um dos principais objetivos do Projeto, o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, estas coleções baseiam-se no desenvolvimento de diversos temas de interesse social e preventivo.
Os temas são trabalhados na sala de aula, ao longo do ano escolar, sob a orientação de cada professor, podendo este adaptar o programa quer ao seu grupo de alunos, quer ao seu projeto pedagógico.
Após a entrega da caderneta na sala de aula, as crianças, para completarem a coleção, recebem saquetas de cromos em cinco momentos diferentes.
As instruções para descobrir os locais são apresentadas sob a forma de enigmas, que aumentam o grau de dificuldade ao longo das distribuições.
Estas distribuições são organizadas em locais circundantes à escola – instituições ou estruturas comunitárias – proporcionando às crianças o conhecimento dos seus direitos e deveres como cidadãos.
A participação dos professores e educadores no Projeto implica uma formação específica. Esta formação, visando uma progressiva autonomia dos Técnicos de Educação, enquanto agentes preventivos, está estruturada num modelo que contempla as necessidades e interesses da maioria dos formandos, são estes que, no inicio do Projeto, perante uma lista de temáticas que o projeto apresenta para serem trabalhadas, no âmbito, do desenvolvimento de competências pessoais e sociais, escolhem os temas a abordar nos três módulos de formação, que decorrerão ao longo de um ano letivo.
Alguns exemplos destas temáticas são, as dinâmicas de grupo, a gestão da reflexão, a comunicação, a assertividade, a sexualidade infantil, as toxicodependências, a gestão das emoções, a autonomia, os grupos, etc.
Este modelo de formação desenrola-se ao longo de um ano escolar em três módulos distintos.
Estas formações têm um carácter vivencial, envolvendo a experiência das situações que os Técnicos de Educação dinamizarão, eles próprios na sala de aula.
Como suporte técnico da formação é distribuído a cada participante, material de apoio, possibilitando ao técnico uma adequação dos conhecimentos adquiridos nas sessões de formação à sua sala de aula.
Para além da formação o Técnico de Educação tem de proceder à execução das aplicações junto da população alvo final, as crianças, estas aplicações acontecem de forma autónoma, ou seja, é o técnico que gere quando e como vai abordar determinado tema, havendo sempre uma avaliação e supervisão da utilização pedagógica e preventiva dos materiais e metodologia do projeto e das competências adquiridas pelos formandos no estabelecimento de prolongamentos das temáticas abordadas no projeto às estruturas da comunidade.
Cronograma
- 25 de Outubro de 2025 - das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30
- 10 de janeiro de 2026 - das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30
- 28 de fevereiro de 2026 - das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30
- 3 de julho de 2026 - das 10h00 às 12h30

- Formador: Ana Sofia Ferraz Pereira de Sousa Couto
Ana Sofia Ferraz Pereira de Sousa Couto - CCPFC/RFO-20046/05
Prioridade para os professores indicados pelo Município do Seixal
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.
Ação realizada em parceria com o Município do Seixal e Associação ARISCO
Objetivos
Com esta oficina, através de exercícios no âmbito do teatro circunscritos à pedagogia da formação de professores/educadores e da partilha de experiências, pretende-se levar o formando a:
- Sentir-se seguro na prática de ensino na forma como se expressa e se expõe.
- Sentir-se mais capacitado para explorar, nas suas aulas, atividades experimentais e/ou laboratoriais ligadas às práticas dramáticas que visem promover a motivação, a criatividade e o sucesso dos alunos;
- Construir/elaborar um conjunto de atividades experimentais integradas no currículo, a implementar na sala de aula e/ou fora desta.
- Refletir conjuntamente acerca das contribuições da experiência dramática para a aprendizagem do aluno em sala de aula ou fora desta.
- Trabalhar de forma colaborativa na produção de materiais pedagógicos. - Partilhar ideias e experiências de ensino e aprendizagem.
Conteúdos
De de forma a proporcionar uma educação inclusiva e alinhada com o Decreto-Lei n.º54/2018, de 6 de junho e com o desenvolvimento curricular de Educação Artística e Tecnológica e a lecionação de Cidadania e Desenvolvimento, nas vertentes de planeamento e realização de práticas metodológicas significativas, apresentam-se os conteúdos:
Vertente Experimental:
- Segurança e Autoconhecimento
- Concentração, Memória e Foco
- A psicologia do Eu - Carisma
- A psicologia da troca de papéis
- O Eu e o Grupo
- Improvisação
Vertente técnica:
- Expressão Vocal
- Expressão Corporal
Vertente Teórica
- O Teatro como ferramenta Pedagógica
- Aplicação de exercícios dramáticos a diferentes matérias em contexto de sala de aulas
- Troca de experiências
Vertente Prática:
- Elaboração do plano de trabalho para cada formando na sua especificidade.
- Monotorização e avaliação dos diferentes projetos.
- Discussão dos mesmos
Cronograma
19, 26 Nov, 3, 10, 17 Dez, 7, 14, 21, 28 Jan, 4, 11, 18 Fev
19:00 – 21:00

- Formador: Manuel João
Manuel Augusto João - CCPFC/RFO-00593/97
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Ação realizada em parceria com o Município do Seixal
Professores indicados pelo Município do Seixal
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.
Objetivos
1. Desenvolver um tempo de estudo autónomo diário, de forma a diferenciar o ensino e a aprendizagem, tendo em vista o sucesso curricular de todos os alunos;
2. Desenvolver a autonomia, a responsabilidade, a cooperação e a participação ativa dos alunos na apropriação do currículo escolar;
3. Desenvolver competências de estudo autónomo (planeamento, gestão e autorregulação) nos alunos;
4. Promover o apoio (sistemático, interativo e eficaz) individual aos alunos com dificuldades na aprendizagem curricular.
5. Desenvolver parcerias eficazes entre os alunos, de forma a promover/recuperar as aprendizagens curriculares;
6. Desenvolver competências metacognitivas nos alunos (autoavaliar-se e aprender a aprender);
7. Instituir rotinas e instrumentos de trabalho que privilegiam uma avaliação formativa
Conteúdos
1. Diferenciação pedagógica: Estudo autónomo e apoio individualizado - conceitos;- 3 horas
2. O Plano Individual de Trabalho;- 3 horas
3. Instrumentos de pilotagem do trabalho;- 3 horas
4. Ficheiros autocorretivos;-3 horas
5. O papel e o apoio do professor;-3 horas
6. As parcerias entre alunos;-3 horas
7. O planeamento e a avaliação/regulação do trabalho.- 4 horas
8.Avaliação da ação de formação. - 3 horas
Cronograma
2P, 16 Dez,
6, 13P, 27 Jan,
10, 17 Fev, 3 Mar
18:30 – 21:30

- Formador: Luís Mestre
Luís Filipe Batista Mestre - CCPFC/RFO-21939/07
Professores do Ensino Básico e Professores de Educação Especial
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.
Objetivos
Pretende-se desenvolver com os docentes de nível 3 (C1/C2 do DigCompEdu) um conjunto de conhecimentos e de processos que lhes permita potenciar as suas competências digitais na promoção de estratégias e ações inovadoras na comunidade educativa.
São objetivos específicos:
- formular estratégias pedagógicas inovadoras e promotoras das CD dos docentes e alunos;
- capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino;
- promover o desenvolvimento de ações que contribuam para os Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das suas escolas;
- promover e estimular a reflexão, a partilha e a utilização crítica das tecnologias digitais em contexto educativo.
Conteúdos
Os conteúdos da ação surgem, em sentido articulado e incremental, com os conteúdos da formação de nível 1 e 2.
- Exploração de documentos de enquadramento das políticas educativas.
- Discussão, renovação e inovação na prática profissional.
- Reflexão em torno de conceitos relacionados com escolas, professores e alunos digitalmente competentes.
- Utilização das tecnologias digitais na colaboração e inovação pedagógica ao serviço da comunidade educativa.
- Estratégias e metodologias relacionadas com o desenvolvimento curricular através de ambientes e ferramentas digitais.
- Estratégias digitais de caráter científico-pedagógico promotoras do desenvolvimento profissional dos docentes.
- Planeamento de atividades didático-pedagógicas promotoras do desenvolvimento da competência digital dos alunos.
- Conceção de Planos de Ação para o Desenvolvimento Digital: conceitos, metodologias de desenvolvimento, implementação, monitorização, avaliação.
Cronograma
B-learning
22P, 29 Set,
6, 13P, 27 Out,
3, 10 24P Nov
19:00 – 22:00

- Formador: Paulo Santos
Paulo Alexandre Almeida Santos - CCPFC/RFO-26229/09
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.
Objetivos
Esta ação de formação pretende desenvolver com os docentes de nível 2 (B1/B2 do DigCompEdu) um conjunto de conhecimentos e estratégias que lhes permita desenvolver CD do nível seguinte (C1/C2 do DigCompEdu). São objetivos específicos:
- promover o desenvolvimento, aprofundamento e densificação das CD dos docentes, tendo em vista as 6 áreas do referencial DigCompEdu;
- capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino;
- capacitar os docentes para a implementação de atividades que promovam a aprendizagem e o desenvolvimento das CD dos alunos;
- estimular a reflexão, partilha e utilização crítica das tecnologias em contexto educativo.
Conteúdos
Os conteúdos da ação surgem, em sentido articulado e incremental, com os conteúdos da formação de nível 1.- Documentos de enquadramento das políticas educativas.
- Envolvimento profissional: Discussão, renovação e inovação na prática profissional. Processos de liderança na era digital.
- Recursos Educativos Digitais (RED): Utilização de estratégias e RED avançados de forma abrangente. Promoção da utilização de RED de forma colaborativa.
- Ensino e Aprendizagem: Renovação da prática de ensino de forma estratégica e intencional. Inovação no processo de ensino e de aprendizagem em diferentes modalidades de ensino.
- Avaliação das aprendizagens: Reflexão crítica sobre estratégias de avaliação digital. Inovação na avaliação das aprendizagens com recursos a soluções digitais.
- CD dos Alunos: Promoção da CD dos alunos de forma abrangente e crítica. Inovação no envolvimento dos alunos utilizando formatos inovadores para promover a sua CD.
- Planeamento da formação e aprendizagem ao longo da vida.
Cronograma
B-Learning
- 1P, 8, 15, 22 out
- 5P, 19 nov
- 3, 10P dez
19:00 – 22:00

- Formador: João Freitas