Opções de inscrição

Objetivos

No final da formação, os professores devem: 

- Compreender, de forma aprofundada, as orientações curriculares expressas nas novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática A), as suas finalidades e as consequências para o ensino da Matemática, com foco no Tema da Matemática Discreta do 11º ano, assim como em todos os Temas do 12º ano, incluindo os três Temas Opcionais do 12º ano;

 - Estar dotados com o conhecimento didático e o conhecimento matemático requeridos para o ensino orientado pelas novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática A), com foco no Tema da Matemática Discreta do 11º ano, assim como em todos os Temas do 12º ano, incluindo os três Temas Opcionais do 12º ano; 

- Ser capazes de refletir sobre os problemas que possam surgir na prática de ensino das novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática A), com foco no Tema da Matemática Discreta do 11º ano, assim como em todos os Temas do 12º ano, incluindo os três Temas Opcionais do 12º ano. 



Conteúdos

- Orientações curriculares para o ensino da Matemática no Ensino Secundário expressas nas novas AE e Ideiasinovadoras do Currículo (2,5 horas): a Matemática para a Cidadania, o Pensamento computacional, a diversificação detemas no currículo e a Matemática para todos, assumindo-se que o currículo na escolaridade obrigatória deve dar respostaa todos os alunos, tendo em vista a sua formação matemática enquanto cidadãos, proporcionando-lhes uma experiênciarica, adequada ao seu nível etário e ao alcance de todos;

- Ideias-Chave das Aprendizagens Essenciais com foco no Tema da Matemática Discreta do 11º ano, assim como emtodos os Temas do 12º ano, incluindo os três Temas Opcionais do 12º ano (2,5 horas): Resolução de problemas,modelação e conexões, Raciocínio dedutivo e lógica matemática, Recurso sistemático à tecnologia, Tarefas e recursoseducativos, Práticas enriquecedoras e criatividade, Organização do trabalho dos alunos, Comunicação matemática,Avaliação para a aprendizagem.

- Operacionalização das Aprendizagens Essenciais (10 horas) com foco no 11º ano e no 12º anos: Matemática Discreta(11º ano); Probabilidade (12º ano); Funções contínuas e deriváveis (12º ano); Resolução aproximada de equações (12ºano); Introdução à inferência estatística (12º ano); Primitivas imediatas e Integrais definidos (12º ano); Matrizes etransformações geométricas (12º ano).

- Exploração de ideias e conceitos, integrando a tecnologia como alavanca para a compreensão e resolução de problemas(10 horas): Abordagem exploratória de ideias e conceitos matemáticos; Integração da tecnologia na experimentação,visualização, representação, simulação, interatividade, bem como no cálculo numérico e simbólico; Recurso à folha decálculo, a ambientes de geometria dinâmica, a aplicativos digitais diversos, a simulações, a smartphones, à calculadoragráfica e aos sensores, bem como a outros equipamentos e materiais; Desenvolvimento do pensamento computacionalcom recurso a atividades de programação integradas na resolução de problemas. Preparação, apresentação e discussãodos trabalhos e avaliação do curso de formação.

----


Cronograma
15, 22P, 29P Out,
5P, 12P, 19P, 26P Nov
3P, 10, 12 Dez

18:00 - 20:30
Formador(es)::

Paula Cristina Antunes Teixeira - CCPFC/RFO-11168/00

: A2511
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-136511/25
Modalidade: Oficina de formação
Regime: B-Learning
Local: Escola Secundária da Amora e ONLINE
Destinatários: Professores do(s) grupo(s)...
Grupo disciplinar: 500 - Matemática
Vagas: 15
Carga horária presencial: 25
Carga horária trabalho autónomo: 0
Parágrafo:

Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.

Esta ação releva igualmente para os efeitos previstos no art.9º do supracitado Dec-Lei, designadamente dos professores do grupo 500


Data de inicio da ação - Certificados: 15 de outubro de 2025
Data de termino da ação - Certificados: 12 de dezembro de 2025
Os visitantes não têm acesso a esta disciplina. Por favor, autentique-se.