Objetivos
1. Desenvolver um tempo de estudo autónomo diário, de forma a diferenciar o ensino e a aprendizagem, tendo em vista o sucesso curricular de todos os alunos;
2. Desenvolver a autonomia, a responsabilidade, a cooperação e a participação ativa dos alunos na apropriação do currículo escolar;
3. Desenvolver competências de estudo autónomo (planeamento, gestão e autorregulação) nos alunos;
4. Promover o apoio (sistemático, interativo e eficaz) individual aos alunos com dificuldades na aprendizagem curricular.
5. Desenvolver parcerias eficazes entre os alunos, de forma a promover/recuperar as aprendizagens curriculares;
6. Desenvolver competências metacognitivas nos alunos (autoavaliar-se e aprender a aprender);
7. Instituir rotinas e instrumentos de trabalho que privilegiam uma avaliação formativa
Conteúdos
1. Diferenciação pedagógica: Estudo autónomo e apoio individualizado - conceitos;- 3 horas
2. O Plano Individual de Trabalho;- 3 horas
3. Instrumentos de pilotagem do trabalho;- 3 horas
4. Ficheiros autocorretivos;-3 horas
5. O papel e o apoio do professor;-3 horas
6. As parcerias entre alunos;-3 horas
7. O planeamento e a avaliação/regulação do trabalho.- 4 horas
8.Avaliação da ação de formação. - 3 horas
Cronograma
2P, 16 Dez,
6, 13P, 27 Jan,
10, 17 Fev, 3 Mar
18:30 – 21:30

- Formador: Luís Mestre
Luís Filipe Batista Mestre - CCPFC/RFO-21939/07
Professores do Ensino Básico e Professores de Educação Especial
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.