Opções de inscrição

Objetivos

1. Desenvolver um tempo de estudo autónomo diário, de forma a diferenciar o ensino e a aprendizagem, tendo em vista o sucesso curricular de todos os alunos;

2. Desenvolver a autonomia, a responsabilidade, a cooperação e a participação ativa dos alunos na apropriação do currículo escolar;

3. Desenvolver competências de estudo autónomo (planeamento, gestão e autorregulação) nos alunos;

4. Promover o apoio (sistemático, interativo e eficaz) individual aos alunos com dificuldades na aprendizagem curricular.

5. Desenvolver parcerias eficazes entre os alunos, de forma a promover/recuperar as aprendizagens curriculares;

6. Desenvolver competências metacognitivas nos alunos (autoavaliar-se e aprender a aprender);

7. Instituir rotinas e instrumentos de trabalho que privilegiam uma avaliação formativa

Conteúdos

1. Diferenciação pedagógica: Estudo autónomo e apoio individualizado - conceitos;- 3 horas

2. O Plano Individual de Trabalho;- 3 horas

3. Instrumentos de pilotagem do trabalho;- 3 horas

4. Ficheiros autocorretivos;-3 horas

5. O papel e o apoio do professor;-3 horas

6. As parcerias entre alunos;-3 horas

7. O planeamento e a avaliação/regulação do trabalho.- 4 horas

8.Avaliação da ação de formação. - 3 horas

Cronograma

2P, 16 Dez,
6, 13P, 27 Jan,
10, 17 Fev, 3 Mar

18:30 – 21:30



Formador(es)::

Luís Filipe Batista Mestre - CCPFC/RFO-21939/07

: A252126
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-
Modalidade: Oficina de formação
Regime: B-Learning
Local: On-Line e Escola Secundária da Amora
Critérios de seleção:

Professores do Ensino Básico e Professores de Educação Especial

Vagas: 20
Carga horária presencial: 25
Carga horária trabalho autónomo: 25
Parágrafo:

Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.

Data de inicio da ação - Certificados: 2 de dezembro de 2025
Data de termino da ação - Certificados: 3 de março de 2026
Os visitantes não têm acesso a esta disciplina. Por favor, autentique-se.