Objetivos
Com esta oficina, através de exercícios no âmbito do teatro circunscritos à pedagogia da formação de professores/educadores e da partilha de experiências, pretende-se levar o formando a:
- Sentir-se seguro na prática de ensino na forma como se expressa e se expõe.
- Sentir-se mais capacitado para explorar, nas suas aulas, atividades experimentais e/ou laboratoriais ligadas às práticas dramáticas que visem promover a motivação, a criatividade e o sucesso dos alunos;
- Construir/elaborar um conjunto de atividades experimentais integradas no currículo, a implementar na sala de aula e/ou fora desta.
- Refletir conjuntamente acerca das contribuições da experiência dramática para a aprendizagem do aluno em sala de aula ou fora desta.
- Trabalhar de forma colaborativa na produção de materiais pedagógicos. - Partilhar ideias e experiências de ensino e aprendizagem.
Conteúdos
De de forma a proporcionar uma educação inclusiva e alinhada com o Decreto-Lei n.º54/2018, de 6 de junho e com o desenvolvimento curricular de Educação Artística e Tecnológica e a lecionação de Cidadania e Desenvolvimento, nas vertentes de planeamento e realização de práticas metodológicas significativas, apresentam-se os conteúdos:
Vertente Experimental:
- Segurança e Autoconhecimento
- Concentração, Memória e Foco
- A psicologia do Eu - Carisma
- A psicologia da troca de papéis
- O Eu e o Grupo
- Improvisação
Vertente técnica:
- Expressão Vocal
- Expressão Corporal
Vertente Teórica
- O Teatro como ferramenta Pedagógica
- Aplicação de exercícios dramáticos a diferentes matérias em contexto de sala de aulas
- Troca de experiências
Vertente Prática:
- Elaboração do plano de trabalho para cada formando na sua especificidade.
- Monotorização e avaliação dos diferentes projetos.
- Discussão dos mesmos
Cronograma
19, 26 Nov, 3, 10, 17 Dez, 7, 14, 21, 28 Jan, 4, 11, 18 Fev
19:00 – 21:00

- Formador: Manuel João
Manuel Augusto João - CCPFC/RFO-00593/97
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Ação realizada em parceria com o Município do Seixal
Professores indicados pelo Município do Seixal
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.