Objetivos
Os Conselhos de Turma assumem um papel central na implementação e monitorização das medidas educativas de apoio às aprendizagens e à inclusão. O sucesso desta missão depende não apenas da sensibilidade dos docentes para as questões da inclusão, mas também da sua capacidade de planear e monitorizar estratégias eficazes.
Entre os principais instrumentos de trabalho encontram-se o Relatório Técnico-Pedagógico (RTP) e o Plano Educativo Individual (PEI), documentos que definem as medidas a adotar, os objetivos a alcançar e a forma como serão implementados. A qualidade da sua construção — expressa na clareza, na pertinência face às necessidades do aluno e na adequação ao contexto educativo — é determinante para a sua eficácia enquanto guia de ação para a promoção das aprendizagens e da inclusão.
Esta ação tem como objetivo apoiar os professores no desenvolvimento de competências para a elaboração desses documentos, ao mesmo tempo que os sensibiliza para a sua relevância no sucesso educativo dos alunos.
Conteúdosi. Definição de Diferenciação Pedagógica
ii. A interação com os alunos com necessidades educativas específicas
iii. Elaboração de Relatórios Técnico Pedagógico (RTP)
iv. Elaboração de Programas Educativos Individuais
v. Monitorização dos RTP e PEI dos alunos
Cronograma
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Mês |
Dia |
Horário |
Nº Sessão |
Total Horas |
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novembro |
12 |
09:00-12:00h |
1 |
3 |

- Formador: Gustavo Évora
- Formador: Anabela Leite
Gustavo Silva Évora
Anabel Leite
Exclusivo a professores do Agrupamento de Escolas de Nun’Álvares
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.