Opções de inscrição

Objetivos

A presente ACD surge no contexto da crescente necessidade de preparar os docentes para os desafios educativos decorrentes da transição digital e ecológica, em linha com as orientações europeias e nacionais no domínio da educação para a sustentabilidade e da inovação pedagógica.

O projeto CLIMAVERSE, no qual esta formação se enquadra, promove uma abordagem interdisciplinar e inovadora que alia educação ambiental, competências digitais e tecnologias imersivas (como o Metaverso e a Realidade Virtual), permitindo aos professores compreender, explorar e aplicar novas metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem.

Do ponto de vista científico e pedagógico, a formação assenta em referenciais internacionais sólidos, nomeadamente o GreenComp – European Sustainability Competence Framework (Comissão Europeia, 2022), que define as competências essenciais para uma cidadania sustentável, e o DigCompEdu, que orienta o desenvolvimento das competências digitais dos educadores. Assim, o curso promove uma integração coerente entre os pilares ambiental, tecnológico e educativo, fundamentada em evidências científicas e práticas de excelência.

No plano profissional, a formação contribui para o reforço das competências dos docentes em áreas emergentes e estratégicas — literacia digital, sustentabilidade, inovação pedagógica e ética tecnológica —, respondendo às exigências atuais das escolas e às prioridades definidas pelo Plano de Ação para a Educação Digital (Comissão Europeia, 2021).

A sua conceção e implementação resultam da colaboração entre instituições educativas e tecnológicas europeias, garantindo rigor metodológico, qualidade científica e relevância pedagógica, fatores essenciais para o desenvolvimento profissional contínuo dos professores. Esta formação pretende, assim, capacitar os docentes para usar a tecnologia de forma crítica e criativa, promovendo aprendizagens significativas e a consciencialização dos alunos para os desafios climáticos e sociais do século XXI.

Conteúdos

i. Educação para a Sustentabilidade e Mudanças Climáticas

Introdução aos conceitos fundamentais das alterações climáticas, sustentabilidade e competências verdes (GreenComp). Enquadramento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e sua integração na prática pedagógica.

ii. Metaverso e Realidade Virtual na Educação

Exploração das potencialidades do Metaverso e da Realidade Virtual (VR) como ferramentas pedagógicas inovadoras. Análise de cenários educativos interativos e imersivos no contexto da educação ambiental.

iii. Competências Digitais e Ética na Era Digital

Desenvolvimento de competências digitais dos docentes, com foco na literacia tecnológica, segurança digital, privacidade e ética no uso de tecnologias imersivas em ambientes escolares.

iv. Criação de Estratégias Pedagógicas com Tecnologias Imersivas

Planeamento, conceção e implementação de atividades educativas utilizando o Metaverso e a VR para promover aprendizagens significativas sobre sustentabilidade, colaboração e ação climática.

Cronograma

Mês

Dia

Ano

Horário

Nº Sessão

Total Horas

 novembro

  26

2025

 14h30

3h 



Formador(es)::

Rui Baltazar / Mestre em Ciências da Educação – Especialização em Informática Educacional


: ACD25013
Registo de acreditação: 2526ACD2513
Modalidade: Ação de Curta Duração
Regime: Presencial
Local: Auditório do Timbre Seixalense - Seixal
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Vagas: Sem limite
Carga horária presencial: 3
Carga horária trabalho autónomo: 0
Parágrafo:

Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.

Data de inicio da ação - Certificados: 26 de novembro de 2025
Data de termino da ação - Certificados: 26 de novembro de 2025
Os visitantes não têm acesso a esta disciplina. Por favor, autentique-se.