Objetivos
A Perturbação de Hiperatividade e Deficit de Atenção (PHDA) constitui uma das problemáticas do Neuro desenvolvimento mais prevalentes em contexto escolar, com impacto significativo nas aprendizagens, no comportamento e na adaptação socioemocional nas crianças e jovens. O crescente número de alunos sinalizados com esta condição exige que os profissionais de educação estejam devidamente sensibilizados e preparados para intervir de forma ajustada, cientifica e pedagógica.
Neste sentido, a presente iniciativa da ACD surge como uma disseminação dos conhecimentos adquiridos na formação realizada na Turquia, no âmbito do Programa Erasmus+, permitindo transmitir e adaptar boas práticas e abordagens inovadoras ao contexto nacional.
Os conteúdos da formação têm aplicação prática imediata no trabalho diário com os alunos, potenciando estratégias de diferenciação pedagógica, adequação de metodologias e práticas de inclusão, alinhadas com os princípios do perfil dos alunos à saída da escolaridade Obrigatória e com as orientações legais em vigor.
Os materiais e referenciais a disseminar baseiam-se em investigação atualizada e em práticas reconhecidas internacionalmente na área do neuro desenvolvimento e da psicopedagogia, garantido a fiabilidade e relevância dos conteúdos transmitidos.
Esta Ação está estruturada para promover a reflexão critica, partilha de experiência e desenvolvimento de competências práticas dos formandos, valorizando a integração entre teoria e prática.
Assim, esta Ação justifica-se pela pertinência e atualidade do tema , pela necessidade de dotar os profissionais de ferramentas validadas para responder aos desafios que a PHDA coloca em contexto educativo e pelo compromisso em assegurar uma educação mais inclusiva, equitativa e cientificamente sustentada.
Conteúdosi. Plano de formação Erasmus+ do AE Pedro Eanes Lobato
ii. Partilha de experiências das mobilidades realizadas no ano letivo 2024/2025: Cursos estruturados
iii. Operacionalização do projeto Erasmus+ do AE Pedro Eanes Lobato no ano letivo 2025/2026
Cronograma|
Mês |
Dia |
Ano |
Horário |
Nº Sessão |
Total Horas |
|
novembro |
18 |
2025 |
16:30 às 19:30 |
1 |
3 |
|
novembro |
25 |
2025 |
16:30 às 19:30 |
2 |
3 |

- Formador: Gabriela Leite
- Formador: Isabel Maria Tomázio Correia
Isabel Tomázio Correia /Mestrado
Gabriela Leite / Mestrado
Professores do Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.