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Objetivos

Refletir sobre o papel do professor como mediador e facilitador da aprendizagem em ambientes inovadores e inclusivos.

Refletir sobre o trabalho colaborativo como condição de sustentabilidade para a mudança de práticas (desafios e oportunidades).

Desenvolver estratégias para criar ambientes de aprendizagem acolhedores e desafiadores para todos os alunos.

Experimentar diferentes metodologias e estratégias promotoras de aprendizagem ativa.

Utilizar recursos tecnológicos como ferramentas digitais e inteligência artificial para promover a aprendizagem personalizada e significativa.

Adaptar as práticas pedagógicas às necessidades e interesses específicos dos alunos.

Aprender a utilizar diferentes ferramentas digitais para a criação de conteúdos educativos, atividades interativas e avaliação da aprendizagem.

Explorar as potencialidades da inteligência artificial para a personalização da aprendizagem, a identificação de dificuldades e a orientação dos alunos


Conteúdos

Módulo 1: O Trabalho Colaborativo e a Reconfiguração dos Ambientes de Aprendizagem:

                     -Sinergias de saberes e esforços;

                     - Ambientes Híbridos e experiências de aprendizagem integradas;

                     - Projeto coletivo

Módulo 2: Práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas: metodologias e estratégias promotoras de aprendizagem ativa;

                      - Diversidade e Inclusão;

                      -Estratégias promotoras de aprendizagem ativo: dos métodos analógicos aos 

                        recursos  digitais;

                       - A abordagem em Blended Learning;

Módulo 3: Ferramentas digitais para criar ambientes de aprendizagem colaborativa e realização de recursos educativos;

- Exploração de aplicações  facilitadoras da realização de recursos interativos e colaborativos em simultâneo.


Módulo 4: Avaliar com recurso ao digital e à IA generativa.

               -Ferramentas tecnológicas de avaliação e de apoio ao feedback imediato;

               -Avaliação Pedagógica online (importância das Rúbricas no processo de 

                 autorregulação, avaliação formativa e sumativa)


Cronograma

29 de maio- Presencial ( Paulo e Carmo);
05 de junho- online (Paulo);
12 de junho-Presencial (Carmo);
 a marcar
26 de junho-online (Paulo);
03 de julho-online (Carmo);
10 de julho-online (Paulo);
17 de julho - Presencial ( Paulo e Carmo)

19:00 - 22:00



Formador(es):: Maria do Carmo Reis Perdigão M. M. Correia - CCPFC/RFO-23836/08
Paulo Alexandre Almeida Santos - CCPFC/RFO-26229/09
: A245325
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-125782/24
Modalidade: Curso de formação
Regime: B-Learning
Local: Escola Secundária da Amora / On-Line
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Vagas: 15
Carga horária presencial: 25
Carga horária trabalho autónomo: 0
Parágrafo: Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.
Data de inicio da ação - Certificados: 29 de junho de 2025
Data de termino da ação - Certificados: 17 de julho de 2025
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