Objetivos
• Conhecer o enquadramento teórico e legal relativo ao desporto para pessoas com deficiência;
• Compreender a importância da prática desportiva para pessoas com deficiência;
• Promover a experimentação das mais diversas atividades desportivas específicas e/ou adaptadas para pessoas com deficiência;
• Conhecer as bases teóricas e práticas da implementação de atividades físicas e desportivas inclusivas;
• Promover a partilha de conhecimentos e práticas, contribuindo para a melhoria da diversificação de atividades inclusivas;
• Refletir sobre as barreiras e facilitadores à prática desportiva, bem como a importância da colaboração entre setores na promoção da inclusão no e através do desporto.
ConteúdosOs Conteúdos da Ação compreendem nove (9) Unidades de Ação, com uma carga horária total de 25 horas, distribuídas de acordo com a seguinte estrutura:
1. Enquadramento Teórico sobre: Desporto, Deficiência e Inclusão (3 horas – Teórica: 1 hora e 30 min. | Teórico-prático: 1 hora e 30 min.) - Conhecer o enquadramento teórico relativo ao desporto para pessoas com deficiência; compreender o papel e a importância da prática desportiva para pessoas com deficiência.
2. Enquadramento Legal do desporto para pessoas com deficiência (1 hora e 30 minutos. – Teórica: 1 hora | Teórico-prático: 30 min.) - Conhecer o enquadramento legal relativo ao desporto para pessoas com deficiência; conhecer os dados estatísticos relativos ao desporto para pessoas com deficiência.
3. Sistemas e Modelos de Estrutura Organizacional do Desporto para Pessoas com Deficiência (1 hora e 30 minutos. – Teórica: 1 hora | Teórico-prático: 30 min.) - Conhecer a organização do desporto para pessoas com deficiência; conhecer os modelos organizativos do desporto convencional e do desporto para pessoas com deficiência.
4. Elegibilidade e Classificação Desportiva (3 horas – Teórica: 1 hora | Teórico-prático: 2 horas) - Conhecer as bases de elegibilidade e classificação desportiva; compreender, de uma forma geral, a organização da classificação desportiva.
5. Desporto Adaptado e/ou Desporto Específico para Pessoas com Deficiência (5 horas e 30 min. – Teórica: 1 hora | Teórico-prático: 4 horas e 30 min.) - Promover a experimentação das mais diversas atividades desportivas específicas e/ou adaptadas para pessoas com deficiência; adquirir conhecimentos sobre atividades desportivas específicas e/ou adaptadas para pessoas com deficiência.
6. Desporto Inclusivo (5 horas e 30 minutos. – Teórico: 1 hora e 30 min.| Teórico-prático: 4 horas) - Conhecer as bases teóricas e práticas da implementação de atividades físicas e desportivas inclusivas; compreender e aplicar atividades desportivas inclusivas.
7. Recursos (Humanos & Técnicos) (1 hora e 30 min. – Teórica: 1 hora | Teórico-prático: 30 min.) - Consciencializar sobre a importância dos recursos materiais e humanos no desenvolvimento do desporto inclusivo para pessoas com elevadas necessidades de apoio.
8. Barreiras, Facilitadores & Cooperação (1 hora e 30 minutos. – Teórico: 1 hora| Teórico-prático: 30 min.) - Refletir sobre as barreiras e facilitadores à prática desportiva, bem como a importância da colaboração entre setores na promoção da inclusão no e através do desporto.
9. Boas Práticas para o desenvolvimento do desporto inclusivo (2 horas – Teórica: 1 hora | Teórico-prático: 1 hora) - Promover a partilha de conhecimentos e práticas, contribuindo para a melhoria da diversificação de atividades inclusivas.
Cronograma
- 28 de abril | 18:00h - 20:30h (Online)
- 30 de abril | 18:00h - 20:30h (Online)
- 03 de maio | 09:00h - 13:00h | 14:00h - 18:00h (Presencial - Escola Básica Dr. António Augusto Louro - a confirmar)
- 05 de maio | 18:00h - 20:30h (Online)
- 07 de maio | 18:00h - 20:30h (Online)
- 10 de maio | 09:00h - 13:00h | 14:00h - 17:00h (Presencial - Escola Básica Dr. António Augusto Louro - a confirmar)

- Formador: Patrícia Melo
Jorge César Vilela de Carvalho - CCPFC/RFO-32830/13
Ana Sofia Sampaio Branquinho Barradas - CCPFC/RFO-36007/15
Patrícia Filipa Simão Melo - CCPFC/RFO-38078/17
Professores do 1º ciclo, Professores de Educação Física e Professores de Educação Especial
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.