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Objetivos

A Associação EPIS desenvolve, nas escolas portuguesas, programas de combate ao insucesso escolar com base numa metodologia de potenciação e de capacitação das competências cognitivas, não cognitivas e neuropsicológicas. As metodologias EPIS são distintivas no modelo, nos processos e na escala: (1) intervenção focalizada em alunos de risco (2) mediadores profissionais (3) sinalização multifatorial de riscos, com indicadores internacionais (4) promoção, potenciação e capacitação para o sucesso numa abordagem 360º que inclui família, escola e território.

O modelo de intervenção desenvolvido pela EPIS para este período concentra-se em fornecer às crianças em idade pré-escolar as bases neurocognitivas necessárias para uma aprendizagem bem-sucedida, não apenas visando crianças com desenvolvimento abaixo do esperado/crianças em subdesenvolvimento/crianças com necessidade de reforço na estimulação de competências neurocognitivas, mas, também, educadores e famílias, oferecendo capacitação orientada para esses intervenientes para que se possam tornar catalisadores para a recuperação/melhoria da criança. Esta formação prepara os mediadores EPIS para a “Avaliação e Intervenção em Numeracia Precoce” no sentido de aprimorar e apoiar competências iniciais de “quantidade-número”, simbólicas e não simbólicas, durante o Pré-escolar, facilitando, assim, uma transição bem-sucedida para o 1º ciclo do ensino básico.

Conteúdos

1.       Modelo conceptual e estrutura da bateria de tarefas para a avaliação da Numeracia Precoce           

2.       Avaliação em Numeracia Precoce:

2.1.     Comparação de magnitudes

2.2.     Sequências

2.3.     Nomeação numérica

2.4.     Identificação numérica

2.5.     Contagem

2.6.     Produção Numérica

3.       Intervenção em Literacia Precoce

3.1.     Cofre dos Piratas

3.2.     Gusmão, o Cão Comilão

3.3.     A Viagem de Autocarro

4.       Registo e monitorização da Avaliação e Intervenção em Numeracia Precoce


Cronograma

Mês

Dia

Ano

Horário

Nº Sessão

Total Horas

abril

  21

2025

14h00 – 18h00

 4



Formador(es)::

Paulo Nuno Nossa / Doutoramento / CCPFC/RFO N.º 28037/10

Nuno Miguel Canto da Palma / Doutoramento / CCPFC/RFO N.º 29508/11


: ACD2432
Registo de acreditação: 2425ACD2432
Modalidade: Ação de Curta Duração
Regime: E-learning
Local: On-Line
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Critérios de seleção:

Exclusiva aos mediadores EPIS

Vagas: 20
Carga horária presencial: 4
Carga horária trabalho autónomo: 0
Parágrafo:

Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.

Data de inicio da ação - Certificados: 21 de abril de 2025
Data de termino da ação - Certificados: 21 de abril de 2025
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