Objetivos
A Associação EPIS desenvolve, nas escolas portuguesas, programas de combate ao insucesso escolar com base numa metodologia de potenciação e de capacitação das competências cognitivas, não cognitivas e neuropsicológicas. As metodologias EPIS são distintivas no modelo, nos processos e na escala: (1) intervenção focalizada em alunos de risco (2) mediadores profissionais (3) sinalização multifatorial de riscos, com indicadores internacionais (4) promoção, potenciação e capacitação para o sucesso numa abordagem 360º que inclui família, escola e território.
O modelo de intervenção desenvolvido pela EPIS para este período concentra-se em fornecer às crianças em idade pré-escolar as bases neurocognitivas necessárias para uma aprendizagem bem-sucedida, não apenas visando crianças com desenvolvimento abaixo do esperado/crianças em subdesenvolvimento/crianças com necessidade de reforço na estimulação de competências neurocognitivas, mas, também, educadores e famílias, oferecendo capacitação orientada para esses intervenientes para que se possam tornar catalisadores para a recuperação/melhoria da criança. Esta formação prepara os mediadores EPIS para a “Avaliação e Intervenção em Literacia Precoce” no sentido de aprimorar e apoiar habilidades iniciais de linguagem e alfabetização durante o Pré-escolar, facilitando, assim, uma transição bem-sucedida para o 1º ciclo do ensino básico.
Conteúdos1. Modelo conceptual e estrutura da bateria de tarefas para a avaliação da Literacia Precoce
2. Avaliação em Literacia Precoce:
2.1. Conhecimento de Impressão
2.2. Conhecimento Alfabético
2.3. Consciência Fonológica
2.4. Vocabulário
3. Intervenção em Literacia Precoce
3.1. Histórias e poemas com vogais
3.2. Segmentação silábica c com identificação e exclusão sonora e emparelhamento rimático
4. Registo e monitorização da Avaliação e Intervenção em Literacia Precoce
Cronograma
Mês |
Dia |
Ano |
Horário |
Nº Sessão |
Total Horas |
abril |
9 |
2025 |
14h00 – 18h00 |
1 |
4 |

- Formador: Paulo Nossa
- Formador: Nuno Palma
Paulo Nuno Nossa / Doutoramento / CCPFC/RFO N.º 28037/10
Nuno Miguel Canto da Palma / Doutoramento / CCPFC/RFO N.º 29508/11
Exclusiva aos mediadores EPIS
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.