Objetivos
A Ação aborda a criação de hábitos de leitura, com sugestões práticas para concentração, rotinas e estratégias de leitura ativa, e promove a dicussão sobre como escolher livros, partindo de diferentes perfis de leitores. Pretende que se reflicta sobre partilha de leituras, em contextos pessoais, sociais ou profissionais, e sobre modos de formar comunidades de leitores adequadas às nossas vontades e necessidades.Conteúdos
A ACD "Como ler e porquê?" pretende fornecer pistas de reflexão, ferramentas, recursos e sugestões de leitura para adultos com poucos hábitos de leitura ou que queiram ampliar os hábitos que já têm. Questionamos o que é ler bem e como conseguir ser um leitor mais regular e consciente do seu processo e percurso.
A Ação começa com uma breve história da leitura, em que se problematizam sucessos, medos e imprevistos. Abordaremos a criação de hábitos de leitura, com sugestões práticas para concentração, rotinas e estratégias de leitura ativa, e discutiremos como escolher livros, partindo de diferentes perfis de leitores. Refletiremos sobre partilha de leituras, em contextos pessoais, sociais ou profissionais, e sobre modos de formar comunidades de leitores adequadas às nossas vontades e necessidades.
Em todas as sessões serão apresentadas sugestões de leitura.
Cronograma
Mês |
Dia |
Ano |
Horário |
Nº Sessão |
Total Horas |
Abril |
15 |
2025 |
18:30/20:30 |
01 |
2 |
Abril |
22 |
2025 |
18:30/20:30 |
02 |
2 |
Abril |
29 |
2025 |
18:30/20:30 |
03 |
2 |
- Formador: Nicolau João Gonçalves Borges
i. Regina Duarte / Doutorada
ii. Andreia Brites / Mestre
iii. Elisabete Soalheiro /Mestre
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.
ACD realizada pelo Plano Nacional de Leitura