Opções de inscrição

Objetivos

Quando se trata de imagens, cada parâmetro é importante: a composição, as cores, a textura até. Não há pormenor insignificante. Criar uma imagem é colocar o leitor à frente de uma janela, a uma certa distância de um objeto, quer seja um casal sentado num banco, um pássaro num ramo, etc. Esta distância também não deve nada ao acaso, é quase uma questão moral. Podemos ser abusivos ao olharmos por cima do ombro de alguém, ou respeitosos ao deixarmos em paz um casal de namorados.  

Seja uma pintura, uma banda desenhada, um filme, ou uma publicidade, a construção das imagens é igual e todas respondem à mesma funcionalidade: comunicar. Um álbum ilustrado não é exceção. Uns são cativantes, outros não, alguns têm uma função específica, mas não todos. Então, qual é a receita para uma boa imagem, ou um bom álbum ilustrado, se é que existe alguma? 

As imagens podem questionar-nos, mas a sua articulação com o texto também.  Ler um livro ilustrado parece fácil, mas talvez seja muito mais complicado ou subtil do que parece. É sobretudo esta a questão de que nos ocuparemos neste curso, através de exemplos específicos e de um pouco de análise semiótica.

Conteúdos

Conceitos, práticas e aplicações - Leitura de Imagens Gráficas; 

Tipologia e uso; 

Técnicas de Leitura de Imagens. Elementos de composição e interpretação;

Ferramentas e Recursos de Leitura e interpretação; 

Aplicações Práticas.

Cronograma

Mês

Dia

Ano

Horário

Nº Sessão

Total Horas

 Março

 11 

2025

18:30/20:30 

01 

 2

 Março

  18

2025

18:30/20:30 

 02

 2

 Março

  25

 2025

18.30/20.30 

03 



Formador(es):: Alain Corbel / Mestre
Regina Duarte / Doutorada
Andreia Brites / Mestre
Elisabete Soalheiro  /Mestre
: ACD2423
Registo de acreditação: 2425ACD23
Modalidade: Ação de Curta Duração
Regime: E-learning
Local: On-Line
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial
Critérios de seleção:

Esta ação é realizada em parceria com o Programa Nacional Leitura

Para aprovação da sua candidatura na ACD Como ler imagens em álbuns ilustrados, é requisito a inscrição junto do PNL2027aqui.

PNL
Vagas: Sem limite
Carga horária presencial: 6
Carga horária trabalho autónomo: 0
Parágrafo:

Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.

PNL
Data de inicio da ação - Certificados: 11 de março de 2025
Data de termino da ação - Certificados: 25 de março de 2025
Os visitantes não têm acesso a esta disciplina. Por favor, autentique-se.