Objetivos
Os formandos deverão saber como planificar um espaço agrícola de horta / pomar aplicando ecodesign e técnicas agroecológicas.
Deverão saber como elaborar composto, como verificar os parâmetros de compostagem e como aplicar composto e técnicas de fertilização.
Deverão saber como planificar plicando técnicas agroecológicas num espaço agrícola - horta / pomar em termos de plantas hortícolas e não hortícolas, respetivas consociações positivas e aplicação de conceitos como horta biointensiva, agrofloresta, agricultura sintrópica, agricultura biodinâmica, permacultura.
Deverão saber efetuar a manutenção da horta / pomar e ser capazes de planificar o NEA e a colocação de armadilhas de forma a poderem proceder `Estimativa de Risco conducente ao NEA (Nível económico de Ataque)
Conteúdos
1ª sessão- Introdução; Plano da Horta através a aplicação dos vários conceitos explanados; Técnicas Preventivas de Agroecologia (TPA); Noções básicas de compostagem. Prática: Localização do espaço de compostagem e elaboração de composto.
2ª sessão- TPA (cont.); Fertilidade e Limitação Natural: Consociações, Rotações e Adubos Verdes; Técnicas de Planeamento de aumento da fertilidade com plantas nativas e plantas repulsivas de pragas e outras atrativas de auxiliares: tipos, funções, escolha de espécies. Prática-Instalação da horta: preparação do terreno e plantação e sementeira segundo método biointensivo de misturas de espécies hortícolas e dos talhões de adubos verdes de acordo com o planeamento prévio ou outra metodologia escolhida; verificação dos parâmetros de compostagem.
3ª sessão- Apresentação dos Planos de Horta e discussão dos váriosd projetos apresentados para o espaço escolar; sistemas de rega e sua escolha determinada por fatores relativos à AB prática; TPA (cont.). Prática- cobertura do terreno com vários materiais; plantação de plantas não hortícolas em consociação nos canteiros da horta; plantação de sebe multivarietal de árvores frutuferas e arbustos nativos e/ou plantação de agrofloresta; verificação dos parâmetros de compostagem.
4ª sessão- TPA (cont.); técnicvas culturais; manutenção da diversidade genética (OGM'S) e troca e recolha de sementes; manutenção da horta - controle de infestantes: sacha, cobertura do terreno com vários materioais e calendário de manutenção. Prática- elaboração do calendário de manutenção; elaboração de uma faxa de compensação ecológica; colocação de armadilhas; estimativa de risco e NEA; verificação dos parâmetros de compostagem.
5ª sessão- TPA (cont.); pragas na horta - pares praga/auxiliares; estimativa de risco e NEA. Prática - verificação de pragas e auxiliares no espaço agrícola.
6ª sessão- TPA (cont.)-; doenças na horta e pomar; luta biológica. Prática- elaboração do calendário de manutenção da horta; elaboração de uma faxa de compensação ecológica; estimativa de risco e NEA; verificação dos parâmetros de compostagem.
7ª sessão- técnicas curativas em AB; caldas a partir de plantas com efeito fungicida e pesticida; caldas a partir de microorganismos; substâncias homologadas em Portugal; modo de aplicação segundo cada problema. Prática- enovação da horta através da recolha de composto e sementeiras após recolha de sementes; formulação das caldas a aplicar à situação indicada.
8ª sessão- apresentação de trabalhos realizados pelos formandos de desenvolvimento do espaço agrícola elaborado na escola incluindo a sua utilização pedagógica.
Cronograma
· 15/02/2025 (sábado tarde 14H00 - 3hrs.);
· 08/03/2025 (sábado tarde 14H00 - 4hrs.);
· 29/03/2025 (sábado tarde 14H00 - 4hrs.);
· 03/04/2025 (quinta - pós laboral – 18H30 - 3h);
· 06/05/2025 (terça - pós laboral – 18H30 - 3h);
· 27/05/2025 (terça - pós laboral 18H30 - 4h);
· 09/06/2025 (segunda- pós laboral 18H30 - 4H);
· 23/06/2025 (segunda- pós laboral 18H30 - 5H);
As sessões vão realizar-.se alternadamente entre o espaço agrícola do alto do moinho (entre Rua Niza e Rua Francisco Lázaro - Corroios) e no espaço agrícola da trindade (Avenida General Vasco Gonçalves - Seixal).

Maria Raquel Ponte da Luz Sousa
Professores indicados pelo Município do Seixal dos grupo 100 e 110.
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.
Esta ação releva igualmente para os efeitos previstos no art.9º do supracitado Dec-Lei, designadamente dos professores dos grupos 100 e 110.