Opções de inscrição

Objetivos

Compreender as abordagens pedagógicas em ambiente digital de acordo com a intencionalidade pedagógico do uso dos instrumentos / ferramentas / aplicações tecnológicas.

Compreender as metodologias de ensino e de aprendizagem em ambiente digital.

Avaliar as ferramentas tecnológicas de acordo com as abordagens pedagógicas a implementar.

Perspectivar questões técnicas relacionadas com a segurança e privacidade no uso dos instrumentos / ferramentas / aplicações tecnológicos e da Inteligência Artificial.

A personalização do ensino com impacto no processo de aprendizagem dos alunos (tanto numa perspectiva de inclusão como de educação especial).

Compreender os direitos autorais e o  licenciamento creative commons 4.0.

Criar recursos educacionais abertos respeitando a personalização, os direitos autorais e sob licenciamento Creative Commons e fazendo um bom uso dos instrumentos / ferramentas / aplicações tecnológicos e da Inteligência Artificial.


Conteúdos

Introdução : Que escola queremos construir? Que cidadãos queremos deixar para o mundo? - debate sobre a importância da colaboração e do uso da colaboração entre docentes e entre alunos.

Módulo 1: Aprender, com o uso das tecnologias, é para todos 

- Personalização do processo de aprendizagem e Desenho Universal para a Aprendizagem,

- Tecnologias de Apoio,

- Metodologias mistas (analógicas e digitais) para alunos com Necessidades Específicas

Módulo 2: Metodologias ativas e ferramentas / aplicações para a sua viabilização

1. Metodologias:

- Metodologia de projeto,

- Sala de aula invertida,

- Gamificação e game based learning,

- Metodologias colaborativas

- Estações

2. Ferramentas / aplicações:

- Padlet,

- Scratch e OctoStudio,

- Edpuzzle,

- Audacity e Wondershare Filmora

- Canva,

- Wordwall, Genially,

- Learning Apps

entre outras a indicar e/ou explorar

Módulo 3: Realidade virtual, realidade aumentada e estendida e Inteligência Artificial (ferramentas e aplicações para este fim)

- Framevr + Cospaces

- Ferramentas de IA + AI Magic School 

Módulo 4: Legalidade e ética

- Legalidade e ética associada ao uso das tecnologias digitais e da IA

- Direitos autorais e licenciamento Creative Commons,

- Privacidade e segurança dos dados,

- Segurança na Internet 

- Legalidade e ética no uso da IA,

- Ética profissional no uso dos dados dos alunos versus RGPD do AE

Cronograma

Datas e Horário

Janeiro - 28 (2 h.), 3. f

Fevereiro - 25 (2 h.), 3. f

                - 27 (2 h.), 5. f 

Março - 25 (2 h.), 3. f

           - 27 (2 h.), 5. f 

Abril - 22 (2 h.), 3. f

        - 29 (2 h.), 3. f 

Maio - 27 (2 h.), 3. f

         - 29 (2 h.), 5. f 

Junho - 24 (2 h.), 3. f

          - 26 (2 h.), 5. f 

Julho - 15 (3 h.), 3. f. *

18:30 às 20:30 (de janeiro a junho)

14 às 17h (julho) *

* sujeite a confirmação / alteração


Formador(es)::

CECÍLIA CRISTINA DOS REIS TOMÁS - CCPFC/RFO-09988/00

JOSÉ MANUEL PIRÃO PLÁCIDO - CCPFC/RFO-12381/01

: A244125
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-133340/24
Modalidade: Curso de formação
Regime: E-learning
Local: On-Line
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial
Critérios de seleção:

Exclusiva a professores do AE Dr. António Augusto Louro.

Vagas: 20
Carga horária presencial: 50
Carga horária trabalho autónomo: 0
Parágrafo:

Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.

Data de inicio da ação - Certificados: 28 de janeiro de 2025
Data de termino da ação - Certificados: 15 de julho de 2025
Os visitantes não têm acesso a esta disciplina. Por favor, autentique-se.