Objetivos
Compreender os conceitos básicos da IA
Identificar as principais aplicações da IA na educação
Desenvolver estratégias para usar a IA em sala de aula
Criar recursos didáticos de forma eficiente, permitindo que os professores possam se concentrar em fornecer uma educação de qualidade para seus alunos.
Desenvolver material didático personalizado, interligando com as diversas disciplinas adequado a estratégias de ensino inovadoras.
Avaliar o desempenho académico dos alunos, permitindo que os professores possam fornecer feedbacks mais precisos e personalizados.
Demonstrar como a IA pode otimizar a preparação de materiais didáticos.
Capacitar os professores a integrar ferramentas de IA em suas práticas pedagógicas.
Conteúdos
O presente curso tem como principais objetivos o desenvolvimento de competências dos docentes de forma a acrescentar valor às aulas de Geografia, História, Ciências Naturais e Físico-químicas. Estas são disciplinas apresentam aprendizagens que se complementam.
Introdução à IA: Uma visão geral do que é a IA e como ela pode ser usada na sala de aula.
Aplicações da IA na educação: Dar exemplos concretos de aplicações que utilizam a IA e de que forma podem potenciar um ensino de qualidade. (Ex. Canva, Quizizz, Educaplay, MagicSchool entre outras)
Desenvolvimento de material didático: Através de exemplos práticos permitir que os formandos criem recursos didáticos para as suas disciplinas através da utilização da IA.
Avaliação do desempenho académico dos alunos: Demonstração de exemplos práticos de como a IA pode ser usada para avaliar o desempenho dos alunos, permitindo que os professores possam fornecer feedbacks mais precisos e personalizados.
Ética em IA: Reflexão sobre as implicações éticas da IA na educação e como os professores podem ajudar os alunos a entender essas questões.
É através da gestão flexível do currículo, do trabalho colaborativo dos professores sobre o currículo, do acesso e participação dos alunos no seu próprio processo de formação e construção de vida, que é possível explorar temas atuais como o ambiente e sociedade, contrastes de desenvolvimento e demográficos, entre outros. É importante apostar na formação do aluno como cidadão do século XXI, que desenvolve a sua ação para o desenvolvimento, numa perspetiva globalizante, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, reduzindo os riscos da sustentabilidade que afetam o planeta e o ser humano.
Cronograma
Sessões síncronas
17 Dez,
7, 14, 21 Jan, 4 Fev
18:30 – 21:30
- Formador: Paulo Santos
Paulo Alexandre Almeida Santos - CCPFC/RFO-26229/09
Orlando Fernandes Teixeira - CCPFC/RFO-14216/02
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.