Objetivos
No final da formação, os participantes deverão ser capazes de:
- Criar, aplicar e avaliar projetos de educação inclusiva dentro do curriculum, através da arte, da cultura, o património e as
plataformas digitais.
- Implementar dinâmicas pedagógicas multidisciplinares, com a comunidade escolar em conjunto com o aluno como ferramentas de aprendizagem.
- Desenvolver as competências e habilidades do aluno a partir de um trabalho diferenciado do aluno. Acompanhamento, monitorização e autoavaliação.
Parte I. Planificação
1.Definição de objetivos para a inclusão e sucesso escolar em construção, comunicação e colaboração com uma equipa multidisciplinar (pessoal docente, pessoal técnico e encarregados de educação).
2.Conhecer o aluno, a diversidade dos alunos e a construção de percursos diferenciados. Identificação de recursos nascêssemos as motivações, interesses e curiosidade para o desenvolvimento do trabalho autónomo do aluno.
Parte II. Criação e integração
3.Metodologias ativas, participativas e inclusivas internacionais. Criação e desenvolvimento de projetos interdisciplinares, junto com dinâmicas pedagógicas através da arte, da cultura, o património e as plataformas digitais.
4. Integração de projetos com o curriculum escolar. Aprendizagem a partir da experiência, da troca de conhecimento, do jogo, a interação com a comunidade escolar e a localidade.
5.Identificação das competências, habilidades e potencialidades do aluno. Implementação do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Parte III. Monitorização e avaliação
6.Dialogo intercultural e consciência social. Respeito, equidade, igualdade, gestão de conflitos e resolução de problemas.
7.Acompanhamento, monitorização e avaliação. Trabalho diferenciado do aluno.
Cronograma
11P, 16 Dez,6, 8, 13, 15, 20, 23P Jan
18:30 – 21:30
- Formador: Estrella Luna Muñoz
EstrellA Luna Muñoz
Estrella Luna Muñoz é artista, investigadora, formadora e coordenadora de projetos de arte, educação, literacia mediática e informacional, diálogo intercultural e integração social comunitária. É especialista no uso dos media e das TIC para o empoderamento dos jovens na participação cidadã e na integração social. É uma das representantes juvenis na Aliança Media and Information Literacy da UNESCO e membro do Capítulo da América do Norte e da Europa.
Com Licenciatura em Artes Visuais e Diploma de Inovação Educacional (UNAM) no México, Mestrado em Produção Artística (UPV) em Valência Espanha, e doutoramento em Educação com as TIC na Universidade de Lisboa em Portugal. Tem trabalhado como formadora e professora em diversas instituições de ensino online e presencial como a Universidad Autónoma de Barcelona em Espanha, a Arab Academy no Egito e em diversas instituições em Portugal.
É membro investigador do Instituto de Comunicação da NOVA em Lisboa Portugal com o projeto CEMILLYA - Educação Cívica através da Literacia Mediática e Informacional Liderada por Jovens. E tem desenvolvido projetos no México, Cabo Verde, Honduras, Nicarágua e em vários países Europeus.
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.