Objetivos
A integração da Inteligência Artificial (IA) na educação é hoje uma tendência global, trazendo profundas transformações no ensino e na aprendizagem. Esta ação de formação de curta duração (AFCD) visa capacitar os professores a utilizarem ferramentas de IA de forma pedagógica e científica, promovendo inovação no exercício profissional docente.
A IA oferece possibilidades únicas para personalizar o ensino, diagnosticar necessidades específicas dos alunos, automatizar tarefas administrativas e enriquecer o processo de aprendizagem com recursos interativos e adaptativos. Estas aplicações alinham-se diretamente com as exigências pedagógicas contemporâneas de promover um ensino mais inclusivo, eficaz e centrado no aluno. Além disso, a formação docente em IA prepara os professores para enfrentar os desafios éticos e sociais associados a esta tecnologia, garantindo um uso responsável e benéfico no contexto escolar.
Do ponto de vista científico, a IA é sustentada por uma base robusta de pesquisa em áreas como processamento de linguagem natural e análise de dados. Na educação, estudos têm demonstrado o impacto positivo do uso de IA em aspetos como o aumento da motivação dos alunos, a melhoria no desempenho acadêmico e a eficiência na gestão escolar. Assim, esta AFCD fundamenta-se em evidências científicas e práticas pedagógicas que contribuem para o desenvolvimento de competências essenciais do século XXI.
Conteúdosi. Introdução à Inteligência Artificial (IA): Conceitos básicos, história e aplicações na educação.
ii. Principais Ferramentas de IA na Educação: Ferramentas práticas.
iii. IA e Ética na Educação: Desafios éticos, privacidade e uso responsável da IA no ambiente escolar.
iv. Desenvolvimento de Atividades com IA: Planeamento e implementação de estratégias pedagógicas utilizando IA.
Cronograma
Mês |
Dia |
Ano |
Horário |
Nº Sessão |
Total Horas |
dezembro |
13 |
2024 |
15h30 - 18:30 |
1 |
3h |
- Formador: Rui Baltazar
Rui Paulo Campos Baltazar - Mestre em Ciências da Educação
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.