Objetivos
- Apetrechar os docentes de técnicas de expressão dramática como recurso didático-pedagógico;
- Contribuir para que a sala de aula seja cada vez mais um espaço motivador para a construção de saberes e modificação positiva de atitudes;
- Fomentar relações naturais e espontâneas, motivando para um trabalho mais cooperante, inter-relacionando ações e saberes de indivíduos e de grupos;
- Desenvolver competências expressivas/comunicativas do corpo, do gesto e da voz, capacidades de observação e perceção sensoriais, concentração e imaginação;
- Contribui para que os professores em formação criem os seus próprios projetos de intervenção, individualmente e/ou em grupo, interligando a sala de aula com outros espaços escolares (pátio, biblioteca…).
Conteúdos
a) Clarificação do percurso a desenvolver na Oficina de Formação – A importância da construção de projetos de intervenção/aplicação/experimentação e reflexão sobre a ação pedagógica (2 horas)
b) Reflexões sobre projetos/práticas de intervenção pedagógica e cultural
- Técnicas de Expressão Dramática:
Técnicas de relaxação e respiração;
Perceção sensorial;
O corpo e a voz;
O som e o gesto;
Expressão oral e vocal verbal;
O jogo dramático;
A improvisação;
A dramatização (20 horas)
c) Reflexão conjunta (3 horas)
Troca de experiências numa perspetiva de experimentação/aplicação/intervenção.
Cronograma
3, 10, 17 Dez7, 14, 21 Jan
4, 11, 18, 25 Fev
11, 18 Mar
19:00 - 21:00
- Formador: Manuel João
Manuel Augusto João - CCPFC/RFO-00593/97
Professores indicados pela Câmara Municipal do Seixal
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.