Objetivos
- Conhecer os princípios orientadores do Programa de Educação Estética e Artística, bem como os conceitos básicos subjacentes a cada uma das suas áreas de intervenção. - Analisar o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, a Matriz Curricular em Educação Artística, as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e as Aprendizagens Essenciais para a Expressão Dramática/Teatro.
- Desenvolver processos e metodologias de ensino centrados numa pedagogia para uma aprendizagem que promove a pesquisa, a experiência e exploração do mundo envolvente.
- Apresentar um conjunto de recursos didáticos para a prática educativa, através de materiais, dispositivos e instrumentos, com diversidade performativa. Promovendo ambientes ricos e estimulantes, orientados para a resolução de problemas, para que os alunos sejam construtores ativos do conhecimento.
- Valorizar o papel da Educação Artística como forte potenciador do desenvolvimento pleno do sujeito e nas relações com os outros.
Conteúdos
- Princípios orientadores do Programa de Educação Estética e Artística (PEEA). (1 h)
A Expressão Dramática/Teatro no âmbito do PEEA.
- Educação Pré-Escolar e o 1.º ciclo do Ensino Básico. (2h)
Documentos de referência: Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória, Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar; Educação Artística no 1.º Ciclo do Ensino Básico - Matriz Curricular/Expressão Dramática/Teatro.
Dinâmicas de grupo (4 horas)
- Conceito e objetivos; diferentes tipos de abordagem.
Conteúdos específicos (15 horas)
- Corpo e movimento - corpo e gesto - corpo e objetos (1,5 horas)
Representação corporal. A arquitetura do corpo. O corpo em movimento pelo espaço. O corpo como meio de expressão, comunicação e criação. Diferentes formas de trabalhar a linguagem corporal - postura, gesto e expressão facial. Gesto espontâneo e gesto convencional, mímica. Relações possíveis do corpo com os objetos - os objetos como geradores de movimento e como extensão do corpo.
- Corpo e voz (1,5 horas)
Diferentes tipos de respiração. Voz e trabalho de dicção. Exploração da emissão sonora - exercícios de ritmo, dicção, respiração, colocação de voz, articulação e volume.
- Improvisação (6 horas)
Jogos dramáticos de improviso livres ou intencionais. Improvisações dramáticas estruturadas com argumento e distribuição de papéis.
- Dramatização (6 horas)
Especificidades formais do texto dramático convencional: texto principal e texto secundário. Estrutura interna e estrutura externa. Diferentes géneros convencionais de teatro, personagens, cenários e ambientes. Leitura de textos dramáticos e/ou de outros géneros literários com intencionalidade teatral. Exploração criativa de um texto de acordo com os diferentes tipos de leitura, tipos de interpretação e intenções de comunicação. Criação de histórias, construção de personagens e suas interações, em situações distintas e com diferentes finalidades. Escrita criativa.
Preparação para uma Apresentação - proposta de trabalho.
Princípios fundamentais subjacentes à Expressão Dramática/Teatro (3 horas)
- Abordagem elementar aos princípios e domínios da área artística da Expressão Dramática/Teatro (para cada uma das outras áreas do programa).
Cronograma
21 Jan4, 11, 18, 25 Fev
11, 18 Mar
19:00 - 21:00

- Formador: Manuel João
Manuel Augusto João - CCPFC/RFO-00593/97
Ação realizada em parceria com o Município do Seixal
Professores indicados pela Câmara Municipal do Seixal
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.