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Objetivos
No final desta oficina pretende-se que os professores planifiquem, concebam e implementem uma intervenção com os seus alunos de acordo com o seguinte: Compreender aspetos concetuais que caraterizam as metodologias de aprendizagem ativas, como Metodologia de Trabalho de Projeto; Aprendizagem Baseada em Resolução de Problemas; Perspetivas de Aprendizagem por metodologia de “Inquiry”; Descoberta Orientada e/ou Estudos de Caso. Desenvolver a capacidade de intervenção e desenvolvimento de metodologias ativas de aprendizagem, desde a sua conceção, até à sua reflexão e avaliação.

Conteúdos

Sessão 1 (3h) – Objetivos, resultados esperados, aspetos metodológicos, articulação entre as sessões presenciais e autónomas e avaliação da Oficina de Formação.

Contextualização da Oficina relativamente às atuais orientações curriculares.

Sessão 2 (3h) – Desenvolvimento profissional docente e a organização de metodologias ativas, colaborativas e participativas.

Clarificação concetual de Integração Curricular, Transdisciplinaridade e Interdisciplinaridade.

Conceção e construção de uma atividade orientada para aprendizagem ativa. (Projeto; Descoberta Guiada; Resolução de Problemas).

Sessão 3 (3h) – Clarificação acerca das especificidades metodológicas no desenvolvimento de competências. Seleção e definição de cada uma delas.

Aspetos metodológicos comuns a metodologias de aprendizagens ativas.

Sessão 4 (3h) – Aspetos metodológicos específicos do pensamento criativo com base na resolução de problemas.

Atividade de aplicação de uma modalidade metodológica de desenvolvimento do pensamento crítico e do pensamento criativo.

Sessão 5 (3h) – A pertinência da organização de equipas colaborativas de trabalho e de utilização de plataforma de comunicação (TIC). Em grupo, acessível a professores e alunos. A definição de critérios para a formação de equipas de trabalho entre os alunos.

Ponto da situação relativa às atividades implementadas em sala de aula – reflexão conjunta.

Sessão 6 (4h) – Reflexão em torno das caraterísticas de uma avaliação autêntica das diferentes competências desenvolvidas. Orientações para a construção de dispositivo de avaliação que respeite as caraterísticas de autenticidade, consistência, mobilização, transparência e praticabilidade, ajustado às atividades ativas de aprendizagem.

Definição de competências a avaliar. Seleção de descritores e indicadores.

Instrumentos de avaliação: Apresentação das caraterísticas de cada um e sua seleção.

Sessão 7 (3h) – Análise conjunta das diferentes propostas de dispositivos de avaliação concebidos. Construção de materiais que se adequem à sua aplicação.

Planificação da organização da sessão final de demonstração e apuramento de resultados da Oficina de Formação.

Sessão 8 (4h) – Apresentação das diversas atividades desenvolvidas, em contexto, pelos formandos.

Auto-avaliação e avaliação entre os pares dos resultados da Oficina de Formação

Cronograma

2, 9 Dez
6, 13 Jan 2025
3, 17 Fev
10, 24 Mar

16:30 - 19:30

Formador(es)::

Mariana Isabel Maruta Grazina - CCPFC/RFO-07930/98

: A243225
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-132301/24
Modalidade: Oficina de formação
Regime: Presencial
Local: AE Terras de Larus
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial
Critérios de seleção:

Exclusiva a professores do AE Terras de Larus

Prioridade para os professores que estejam posicionados entre o 2º e o 9º escalão.

Vagas: 20
Carga horária presencial: 25
Carga horária trabalho autónomo: 25
Parágrafo:

Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (Decreto-Lei n.º 22/2014), a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.

Data de inicio da ação - Certificados: 2 de dezembro de 2024
Data de termino da ação - Certificados: 24 de março de 2025
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