Objetivos
No final desta oficina pretende-se que os professores planifiquem, concebam e implementem uma intervenção com os seus alunos de acordo com o seguinte: Compreender aspetos concetuais que caraterizam as metodologias de aprendizagem ativas, como Metodologia de Trabalho de Projeto; Aprendizagem Baseada em Resolução de Problemas; Perspetivas de Aprendizagem por metodologia de “Inquiry”; Descoberta Orientada e/ou Estudos de Caso. Desenvolver a capacidade de intervenção e desenvolvimento de metodologias ativas de aprendizagem, desde a sua conceção, até à sua reflexão e avaliação.Conteúdos
Sessão 1 (3h) – Objetivos, resultados esperados, aspetos metodológicos, articulação entre as sessões presenciais e autónomas e avaliação da Oficina de Formação.
Contextualização da Oficina relativamente às atuais orientações curriculares.
Sessão 2 (3h) – Desenvolvimento profissional docente e a organização de metodologias ativas, colaborativas e participativas.
Clarificação concetual de Integração Curricular, Transdisciplinaridade e Interdisciplinaridade.
Conceção e construção de uma atividade orientada para aprendizagem ativa. (Projeto; Descoberta Guiada; Resolução de Problemas).
Sessão 3 (3h) – Clarificação acerca das especificidades metodológicas no desenvolvimento de competências. Seleção e definição de cada uma delas.
Aspetos metodológicos comuns a metodologias de aprendizagens ativas.
Sessão 4 (3h) – Aspetos metodológicos específicos do pensamento criativo com base na resolução de problemas.
Atividade de aplicação de uma modalidade metodológica de desenvolvimento do pensamento crítico e do pensamento criativo.
Sessão 5 (3h) – A pertinência da organização de equipas colaborativas de trabalho e de utilização de plataforma de comunicação (TIC). Em grupo, acessível a professores e alunos. A definição de critérios para a formação de equipas de trabalho entre os alunos.
Ponto da situação relativa às atividades implementadas em sala de aula – reflexão conjunta.
Sessão 6 (4h) – Reflexão em torno das caraterísticas de uma avaliação autêntica das diferentes competências desenvolvidas. Orientações para a construção de dispositivo de avaliação que respeite as caraterísticas de autenticidade, consistência, mobilização, transparência e praticabilidade, ajustado às atividades ativas de aprendizagem.
Definição de competências a avaliar. Seleção de descritores e indicadores.
Instrumentos de avaliação: Apresentação das caraterísticas de cada um e sua seleção.
Sessão 7 (3h) – Análise conjunta das diferentes propostas de dispositivos de avaliação concebidos. Construção de materiais que se adequem à sua aplicação.
Planificação da organização da sessão final de demonstração e apuramento de resultados da Oficina de Formação.
Sessão 8 (4h) – Apresentação das diversas atividades desenvolvidas, em contexto, pelos formandos.
Auto-avaliação e avaliação entre os pares dos resultados da Oficina de Formação
Cronograma
2, 9 Dez6, 13 Jan 2025
3, 17 Fev
10, 24 Mar
16:30 - 19:30
- Formador: mariana isabel grazina
Mariana Isabel Maruta Grazina - CCPFC/RFO-07930/98
Exclusiva a professores do AE Terras de Larus
Prioridade para os professores que estejam posicionados entre o 2º e o 9º escalão.
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (Decreto-Lei n.º 22/2014), a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.