Objetivos
A leitura é uma competência essencial para a aprendizagem, tanto em contextos de formação como de trabalho, e para a aquisição de outras competências, essenciais para acompanhar as rápidas mudanças do mercado de trabalho atual e para levar uma vida plena e significativa.
O projeto iRead4Skills visa melhorar as competências de leitura da população adulta através da criação de um sistema inteligente que avalia a complexidade do texto e sugere materiais de leitura adequados, contribuindo para reduzir lacunas de competências e para facilitar o acesso à informação e à cultura.
ConteúdosObjetivos:
- apresentar o projeto iRead4Skills
- sensibilizar os professores/formadores para a importância do significado da complexidade textual na promoção das literacias no ensino de adultos
- fornecer ferramentas teóricas e práticas para lidar com a complexidade textual e a leiturabilidade num contexto de promoção de literacias da população adulta.
Conteúdos:
1. O que é literacia e quais os seus níveis em contexto da população adulta
2. O que torna um texto complexo e quais os desafios
3. Conceitos (complexidade textual e leiturabilidade) e Ferramenta ALT
4. iRead4Skills: inovação com descritores e corpus do projeto
Cronograma
19 de novembro 2024, das 14h30 às 17h30
Michell Moutinho (UNOVA) e Isabel Marques (PNL)
Docentes participantes direta e indiretamente no Projeto IRead4skills
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.