Opções de inscrição

Objetivos
Ação de formação destinada aos docentes envolvidos no Projeto de Ação para a Leitura, visando aprofundar os conhecimentos  e práticas no âmbito das competências da Leitura.

Conteúdos

Definir e clarificar o conceito de competência de leitura

Identificar o processo de desenvolvimento das competências de leitura

Capacitar docentes para a promoção do desenvolvimento de competências de pré-leitura e de leitura (da intervenção inicial às competências complexas de leitura)

Identificar e desenvolver o ensino explícito de estratégias de leitura

Apresentar o Plano de Ação para a Leitura

Identificar os recursos existentes para a promoção de hábitos e desenvolvimento de competências.

1. O que é competência de leitura?

2. Processo de desenvolvimento de competências de leitura

3. Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória: leitor competente

4. Competências de leitura.

4.1. Como desenvolver? Intervenção inicial (da consciência fonológica à fluência)

4.2. Compreensão da leitura


Cronograma
23 outubro 2024
16:30/19:30

Formador(es)::

Regina dos Santos Duarte - Doutoramento;
Nicolau João Gonçalves Borges - Mestrado;
Anabela Caldeira;
Andreia Brites;
Elisabete Soalheiro.

: ACD2409
Registo de acreditação: 2425ACD2409
Modalidade: Ação de Curta Duração
Regime: E-learning
Local: On-Line
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Critérios de seleção:

Destinadas exclusivamente a praticantes no Projeto de ação para a Leitura/PNL.

Vagas: 20
Carga horária presencial: 3
Carga horária trabalho autónomo: 0
Parágrafo:

Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.


ACD realizada pelo Plano Nacional de Leitura

Data de inicio da ação - Certificados: 23 de outubro de 2024
Data de termino da ação - Certificados: 23 de outubro de 2024
Os visitantes não têm acesso a esta disciplina. Por favor, autentique-se.