Objetivos
O objetivo geral desta acção é promover a excelência na educação, através da inovação pedagógica e da integração as ferramentas das T.I.C. em cenários e percursos de aprendizagem ativa.
São objetivos específicos desta acção:
a) Identificar os principais desafios da educação e as necessidades dos alunos da sociedade atual;
b) Estimular a reflexão e a partilha sobre processos organizativos, pedagógicos e tecnológicos que promovam a qualidade do processo educativo;
c) Cimentar hábitos de trabalho colaborativo e interdisciplinar na projeção e conceção de actividades sustentadas por metodologias ativas.
d) Sensibilizar os docentes para as vantagens da integração das novas tecnologias e recursos digitais em cenários de aprendizagem;
e) Delinear percursos de aprendizagem baseados na resolução de problemas do mundo real, na autorregulação e na inovação, partindo de rubricas e árvores de decisão;
f) Conceber e implementar estratégias de monitorização, avaliação e comunicação junto dos alunos;
Conteúdos
Módulo 1. Contextualização da Ação (3h presenciais+ 3h assíncronas)
1 Apresentação da oficina;
2 Apresentação das ferramentas Moodle® e Padlet®.
3 Enquadramento das políticas educativas (PASEO; DigCompEdu)
4 Diagnóstico (SELFIE);
5 Recursos Educativos Digitais (RED).
Módulo 2. Educação na era digital (3h presenciais+ 3h assíncronas)
1 Desafios para a educação no século XXI;
2 Práticas de ensino inovadoras e competências da era digital;
3 A utilização de LMS (Learning Management System);
4 Avaliação das aprendizagens: avaliação com recurso a soluções digitais;
5 Envolvimento profissional: Inovação na prática pedagógica. Processos de liderança na era digital;
Módulo 3. A construção de conhecimento (3h presenciais+ 3h assíncronas)
1 A importância da construção de conhecimento;
2 Rúbrica relativa à construção de conhecimento: critérios e a árvore de decisão;
3 Aplicações e recursos digitais que favorecem e sustentam a construção de conhecimento;
4 Planificação de atividades de aprendizagem que se centram na construção do conhecimento;
5 A integração de novas tecnologias como elemento transformador de percursos de aprendizagem e da forma como alunos constroem conhecimento.
6 Rúbrica relativa à integração de novas tecnologias: critérios e a árvore de decisão;
Módulo 4. Aprender em colaboração (3h presenciais+ 3h assíncronas)
1 A importância do trabalho colaborativo;
2 Rúbrica relativa ao trabalho colaborativo: critérios e a árvore de decisão;
3 Aplicações e recursos digitais que favorecem e sustentam o trabalho colaborativo;
4 Planificação de atividades de aprendizagem que se centram no trabalho colaborativo.
Módulo 5. Inovação pedagógica e a resolução de problemas reais (3h presenciais+ 3h assíncronas)
1 A importância da resolução de problemas e a inovação do mundo real;
2 Rúbrica relativa à Inovação pedagógica e à resolução de problemas reais: critérios e a árvore de decisão;
3 Aplicações e recursos digitais que beneficiam a resolução de problemas reais;
4 Planificação de atividades de aprendizagem que assentam na resolução de problemas reais e na inovação.
Módulo 6. Comunicação eficiente (3h presenciais+ 3h assíncronas)
1 A importância da comunicação eficiente;
2 Rúbrica relativa à comunicação eficiente: critérios e a árvore de decisão;
3 Aplicações e recursos digitais que apoiam a comunicação eficiente;
4 Planificação de atividades de aprendizagem que respeitam uma comunicação eficiente.
Módulo 7. Autorregulação (3h presenciais+ 3h assíncronas)
1 A importância da autorregulação;
2 Rúbrica relativa à autorregulação: critérios e a árvore de decisão;
3 Aplicações e recursos digitais que favorecem a autorregulação nos alunos;
4 Planificação de atividades de aprendizagem que estimulam a autorregulação nos alunos.
Módulo 8. Apresentação final e reflexão crítica (4h presenciais+ 4h assíncronas)
1 Apresentação, partilha e apreciação dos materiais produzidos;
2 Reflexão crítica sobre a ação de formação;
3 Planificação e implementação de um percurso de aprendizagem.
Cronograma
1.ª Sessão | 29/10 | 1.º Semestre Presencial Terças-feiras 14h30 Local: Auditório EBVM |
2.ª Sessão | 05/11 | |
3.ª Sessão | 19/11 | |
4.ª Sessão | 26/11 | |
5.ª Sessão | 10/12 | |
6.ª Sessão | 07/01 | |
7.ª Sessão | 14/01 | |
8.ª Sessão | 04/02 |
- Formador: Sergio Paes
Sérgio Eduardo Raposo Paes - CCPFC/RFO-42142/23
Exclusiva a professores indicados AE Vale Milhaços - grupo 110, titulares com 1.° e 2.° anos
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.