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Objetivos

A Associação EPIS desenvolve, nas escolas portuguesas, programas de combate ao insucesso escolar com base numa metodologia de potenciação e de capacitação das competências cognitivas, não cognitivas e neuropsicológicas. As metodologias EPIS são distintivas no modelo, nos processos e na escala: (1) intervenção focalizada em alunos de risco (2) mediadores profissionais (3) sinalização multifatorial de riscos, com indicadores internacionais (4) promoção, potenciação e capacitação para o sucesso numa abordagem 360º que inclui família, escola e território.

As funções executivas avaliadas na primeira infância são um preditor significativo da prontidão escolar para a matemática e leitura, do desempenho académico geral, da conclusão do ensino médio e até mesmo da conclusão do ensino superior. O modelo de intervenção desenvolvido pela EPIS para este período concentra-se em fornecer às crianças em idade pré-escolar as bases neurocognitivas necessárias para uma aprendizagem bem-sucedida, não apenas visando crianças com desenvolvimento abaixo do esperado/crianças em subdesenvolvimento/crianças com necessidade de reforço na estimulação de competências neurocognitivas, mas, também, educadores e famílias, oferecendo capacitação orientada para esses intervenientes para que se possam tornar catalisadores para a recuperação/melhoria da criança. Esta formação prepara os mediadores EPIS para a aplicação da “Bateria de Avaliação Cognitiva Básica e Executiva”, no sentido de promover um desenvolvimento adequado de todas as crianças e de aumentar a prontidão para a aprendizagem, facilitando, assim, uma transição bem-sucedida para o 1º ciclo do ensino básico.

Conteúdos

Avaliar as seguintes capacidades cognitivas básicas e executivas em crianças do pré-escolar (4-6 anos):

1.       Atenção Seletiva

2.       Memória de Trabalho

3.       Memória Diferida

4.       Flexibilidade cognitiva

5.       Controlo Inibitório

6.       Planeamento

7.       Inteligência fluida

Análise do Risco cognitivo


Cronograma

Mês

Dia

Ano

Horário

Nº Sessão

Total Horas

outubro

  4

2024

9h30 – 12h30 e 14h30 – 17h30

 6



Formador(es)::

Paulo Nuno Nossa / Doutoramento / CCPFC/RFO N.º 28037/10

Nuno Miguel Canto da Palma / Doutoramento / CCPFC/RFO N.º 29508/11

: ACD2405
Registo de acreditação: 2425ACD05
Modalidade: Ação de Curta Duração
Regime: E-learning
Local: CAIES - Centro de A. à Inc de Empresas de Sesimbra
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Critérios de seleção:

Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social

Local da Formação

CAIES - Centro de Apoio à Incubação de Empresas de Sesimbra - Sala de Formação - Avenida João Paulo II, n.º 6, Santana; 2970-002 Sesimbra

Vagas: 20
Carga horária presencial: 6
Carga horária trabalho autónomo: 0
Parágrafo:

Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.

Data de inicio da ação - Certificados: 4 de outubro de 2024
Data de termino da ação - Certificados: 4 de outubro de 2024
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