Opções de inscrição

Objetivos

Objetivos a atingir (máx. 750 caracteres)

- Conhecer as características clínicas da população com PEA.

- Conhecer estratégias para a promoção de aprendizagens em contexto de sala de aula.

- Conhecer estratégias para a promoção de aprendizagens.

- Organizar e desenvolver programas de intervenção de acordo com as necessidades educativas individuais e tendo em conta o perfil de funcionalidades da criança/jovem com PEA.


Conteúdos

1- Caracterização das Perturbações do Espetro Autista.

             1.1- Noção de “espetro do autismo” – do autismo de Canner ao autismo de elevado funcionamento.

1.2- Critérios de avaliação diagnóstica nas PEA (DSM5).

1.3- Características Clínicas

        1.3.1- A tríade clínica 

        1.3.2- Sensibilidade sensorial

        1.3.3- Capacidades cognitivas

        1.3.4- Disfunção motora

 2- A intervenção em diferentes contextos educativos.

3- Estratégias para a promoção de aprendizagens. 

4- Elaboração de programas de intervenção de acordo com as necessidades educativas individuais e tendo em conta o perfil de funcionalidades da criança/jovem com PEA – O Dec. Lei 54/2018, alterado pela Lei 116/2019 de 13 de setembro.

 5- Apresentação de casos.


Cronograma

8, 15, 22, 29 Out,
5, 12, 19 Nov,3 Dez

18:30 – 21:30


Formador(es)::

Ana Paula Pereira Simão Rodrigues Caeiro - CCPFC/RFO-35480/15

: A241724
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-122073/23
Modalidade: Curso de formação
Regime: Presencial
Local: Escola Secundária da Amora
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial
Critérios de seleção:


Vagas: 20
Carga horária presencial: 25
Carga horária trabalho autónomo: 0
Parágrafo:

Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.

Data de inicio da ação - Certificados: 8 de outubro de 2024
Data de termino da ação - Certificados: 3 de dezembro de 2024
Os visitantes não têm acesso a esta disciplina. Por favor, autentique-se.