Objetivos
Compreender os conceitos básicos da IA
Identificar as principais aplicações da IA na educação
Desenvolver estratégias para usar a IA em sala de aula
Criar recursos didáticos de forma eficiente, permitindo que os professores possam se concentrar em fornecer uma educação de qualidade para seus alunos.
Desenvolver material didático personalizado para a Geografia, interligando com as disciplinas de História e Ciências adequado a estratégias de ensino inovadoras.
Avaliar o desempenho académico dos alunos, permitindo que os professores possam fornecer feedbacks mais precisos e personalizados.
Demonstrar como a IA pode otimizar a preparação de materiais didáticos.
Capacitar os professores a integrar ferramentas de IA em suas práticas pedagógicas.
Conteúdos
O presente curso tem como principais objetivos o desenvolvimento de competências dos docentes de forma a acrescentar valor às aulas de Geografia, História, Ciências Naturais e Físico-químicas. Estas são disciplinas apresentam aprendizagens que se complementam.
Introdução à IA: Uma visão geral do que é a IA e como ela pode ser usada na sala de aula.
Aplicações da IA na educação: Dar exemplos concretos de aplicações que utilizam a IA e de que forma podem potenciar um ensino de qualidade. (Ex. Canva, Quizizz, Educaplay, MagicSchool entre outras)
Desenvolvimento de material didático: Através de exemplos práticos permitir que os formandos criem recursos didáticos para as suas disciplinas através da utilização da IA.
Avaliação do desempenho académico dos alunos: Demonstração de exemplos práticos de como a IA pode ser usada para avaliar o desempenho dos alunos, permitindo que os professores possam fornecer feedbacks mais precisos e personalizados.
Ética em IA: Reflexão sobre as implicações éticas da IA na educação e como os professores podem ajudar os alunos a entender essas questões.
É através da gestão flexível do currículo, do trabalho colaborativo dos professores sobre o currículo, do acesso e participação dos alunos no seu próprio processo de formação e construção de vida, que é possível explorar temas atuais como o ambiente e sociedade, contrastes de desenvolvimento e demográficos, entre outros. É importante apostar na formação do aluno como cidadão do século XXI, que desenvolve a sua ação para o desenvolvimento, numa perspetiva globalizante, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, reduzindo os riscos da sustentabilidade que afetam o planeta e o ser humano.
Cronograma
Sessões síncronas
8, 15, 22, 29 Out,
12 Nov
18:30 – 21:30
- Formador: Paulo Santos
Paulo Alexandre Almeida Santos - CCPFC/RFO-26229/09
Exclusiva para os Professores dos Grupos 200, 230, 400, 420, 510, 520
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.