Objetivos
- Promover o desenvolvimento de competências de Literacia Mediática na educação;
- Incorporar a Literacia Mediática no processo de aprendizagem de forma eficiente, eficaz e transdisciplinar;
- Estimular a reflexão, partilha e utilização crítica da Literacia Mediática em contexto educativo;
- Debater os problemas e perigos da desinformação online e como a identificar;
- Equipar os formadores com práticas de Literacia Mediática inovadoras e replicáveis;
- Capacitar os formadores com conhecimento atualizado, no âmbito do Plano Nacional de Literacia Mediática;
- Criar atividades para ajudar os alunos a refletir sobre o papel dos media no quotidiano e a tornarem-se consumidores digitais responsáveis e críticos.
Conteúdos
Módulo 1 - Plano Nacional de Literacia Mediática – 14h00
1.1. Sessão síncrona 1 (3h00). Plano Nacional para a Literacia Mediática
Apresentação do plano de formação de formadores.
Relevância da Literacia Mediática.
Referenciais de Literacia Mediática e Informacional (LMI) – UNESCO.
Competências Chave.
Introdução à LM - As sete Competências da LM; LM e a Cidadania Empoderada; LM e o papel das Bibliotecas.
1.2. Trabalho assíncrono (TA) (4h00):
Práticas de Leituras e reflexões dos documentos estruturantes.
Estruturar o e-portefólio de LM.
1.3. Sessão síncrona 2 (3h00)
Integrar/promover a LM na escola: na sala de aula, nas BE, nos clubes…
Documentos enquadradores estruturantes: o PASEO.
1.4. TA (4h00):
Práticas de Leituras e reflexões dos documentos estruturantes.
Estruturar o e-portefólio de LM.
Formas, Estratégias e Metodologias de integração da LM em contexto escolar com base nos documentos referenciais:
Metodologias de LM.
Problemáticas atuais da LM: identificação das mais relevantes para os respetivos contextos.
Promoção da LM em contexto de sala de aula;
Módulo 2 – Criação Exploração de recursos pedagógicos do âmbito da LM - 14h00
2.1. Sessão síncrona 3 (3h00):
Identificação e Exploração de recursos pedagógicos e didáticos internacionais sobre LM: CoE/UNESCO/EDMO/Exploração de recursos nacionais: DGE – Cidadania/RBE/LEMEL/PICCLE/ Milobs/Seguranet.
- Conteúdos didáticos e exemplos de práticas inovadoras em LM; LM e multidisciplinaridade (Cidadania); Múltiplas literacias: LM, Informacional e Digital; Formação de formadores em LM e disseminação.
2.2. TA (4h00): Seleção, leitura e reflexão de recursos orientadores: Referencial DGE/RBE); desenvolver propostas de aplicação em contextos de aprendizagem formal, informal, não-formal; Anúncios: o que devemos saber? Para onde caminhamos? Privacidade online; Construção de infografia/poster/podcast; LM e as questões éticas no uso e consumo de informação mediática.
2.3. Sessão síncrona 4 (3h00): Integração pedagógica da LM: exploração de planos de aula; do consumidor de media passivo ao consumidor crítico;
2.4. TA (4h00): Produzir um recurso didático (jogo, vídeo, jornal, podcast); Conceção de um plano de aula, seguindo estrutura definida, que poderá vir a integrar um manual de recursos partilháveis. Temas: IA, discursos de ódio, desinformação, redes sociais, privacidade.
3. Módulo 3 – A transversalidade da Literacia Mediática nas escolas em contexto de Inteligência Artificial (IA) e o ensino da LM - 12h00
3.1. Sessão síncrona 5 (3h00): Dos media tradicionais aos digitais.
- Análise crítica, produção reflexiva e participação e intervenção social através dos media. Introdução à IA na Educação (noção de algoritmo, o que é a IA, exploração de LLM como o ChatGPT ou o Bard e suas vantagens nas atividades pedagógicas); Usos gerais da IA e implicações éticas e riscos (Linhas Orientadoras da CE para professores na área da AI, a nova legislação europeia; como ser um alfabetizado mediático crítico?
3.2. TA (3h00): Levantamento dos recursos existentes na escola a utilizar em projetos de LM (criação de uma ficha para levantamento); Curso básico Literacia para a Inteligência Artificial;
3.3. Sessão síncrona 6 (3h00): Avaliação e Partilha dos trabalhos dos formandos.
Avaliação da formação: resumo das competências adquiridas, feedback e reflexão.
3.4. TA (3h00): Concluir o e-portfólio de LM e redação de reflexão crítica; Integração pedagógica; Ensinar e aprender com os media sociais; LM: Competências essenciais para era digital.
Cronograma
Sessões síncronas
7, 14, 28 Out,
11, 25 Nov,
9, 16 Dez
18:30 – 21:30
- Formador: João Paulo da Silva Proença
João Paulo da Silva Proença - CCPFC/RFO-11232/00
Prioridade para os professores do concelho do Seixal
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.