Objetivos
a) Promover uma dimensão europeia nas Escolas;
b) Definir de internacionalização;
c) Promover nos docentes a necessidade de Internacionalização da escola;
d) Promover nos docentes a necessidade de Internacionalização da sala de aula;
e) Desenvolver a consciência europeia de educação;
f) Implementar a consciência da Interculturalidade e tolerância;
g) Contribuir para uma escola mais inclusiva, respeitadora das diferenças;
h) Estimular para o desenvolvimento de projetos de mobilidade do pessoal docente, não docente e discente;
i) Combate ao insucesso e melhoria do desempenho dos alunos
Conteúdos
2-Levantamento de expetativas;
3- Priorização de Áreas de Interesse dos participantes e discussão (Política de Escola; Tarefas de um Coordenador Internacional; Projetos Internacionais, internacionalização do currículo, comunicação internacional, avaliação e controlo de qualidade)
4- Apresentação das experiências de Internacionalização dos formandos;
5- O que significa Internacionalização?
6- A importância de desenvolver um plano de internacionalização de escola;
7- Objetivos da Internacionalização;
8- Como desenhar um Plano de Internacionalização da Escola?
9- Perfil e competências de um Coordenador Internacional;
10- Preparação do esboço de um projeto internacional;
11- Exemplos de Programas de mobilidades durante uma semana (Professores e alunos);
12- Gestão e Consciencialização das diferenças culturais entre povos (Cultural Iceberg);
13- Competências chave para o desenvolvimento de um Projeto Internacional; (antes, durante e depois da mobilidade);
14- Planificação de um Projeto de Mobilidade de Professores e alunos durante uma semana;
15- Planificação de um Projeto para uma semana de acolhimento de Professores e alunos em Portugal;
16- Apresentação dos Projetos e discussão.
Cronograma
Horas síncronas
3, 8, 10,
15, 17, 22 Out
18:30 – 20:30
- Formador: Emília Isaías
- Formador: Ana Cristina Amaral Pedra Massano
Ana Cristina Amaral Pedra Massano - CCPFC/RFO-06754/98
Emília Cristina Mamede Isaías - CCPFC/RFO-37392/16
Prioridade para os professores do concelho do Seixal
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.