Objetivos
No final do curso de formação, os formandos deverão ser capazes de: (1) Distinguir conceitos essenciais e relacioná-los com situações reais; (2) Conduzir o processo de sinalização dos alunos falantes de PLNM; (3) Identificar e interpretar o suporte legislativo; (4) Relacionar o suporte legislativo com casos reais; (5) Reconhecer a importância e utilidade do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas; (6) Identificar os diferentes níveis de proficiência linguística; (7) Reconhecer a importância e utilidade do Portfolio Europeu de Línguas; (8)
Produzir e adaptar materiais didáticos para o desenvolvimento da compreensão e expressão oral e da compreensão e expressão escrita, adequados ao perfil sociolinguístico dos alunos.
Conteúdos1 – Conceitos fundamentais: português língua materna, português língua segunda, português língua estrangeira, português língua de herança, português língua oficial, português língua nacional, português língua de escolarização, português língua não materna;
2 – Análise do suporte legislativo;
3 – O Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas;
4 – O Portefólio Europeu de Línguas;
5 – O perfil sociolinguístico;
6 – Orientações metodológicas para o trabalho de compreensão e produção oral;
7 – Orientações metodológicas para o trabalho de compreensão e produção escrita;
8 – Modelo de percurso didático.
Cronograma
B-Learning
24P Set,
3, 17, 29P Out,
5, 12, 19, 26P Nov
18:30 – 21:30
Horário:
18:30 - 21:30
- Formador: Tiago Machete
Tiago Miguel Neves da Silva Machete - CCPFC/RFO-24331/08
Esta ação releva igualmente para os efeitos previstos no art.9º do supracitado Dec-Lei, designadamente dos professores dos grupos 110, 200, 210, 220 e 300.