Objetivos
• Aprofundar o objeto de estudo e as metodologias de ativas para o aperfeiçoamento do exercício da profissão de docente;
• Utilizar métodos e técnicas ativas nomeadamente a metodologia de projeto;
• Desenvolver a metodologia de projeto no contexto da sala de aula com o objetivo de desenvolver diferentes competências nos alunos como: observar, recolher, medir, descrever, registar, classificar, apresentar conclusões e comunicar
Conteúdos
1ª e 2ª sessão
Apresentação teórico-prática dos diferentes passos de desenvolvimento do projeto. Pretende-se que os formandos experimentem as várias técnicas, que posteriormente irão concretizar desenvolvendo o projeto com os seus alunos
– como vejo o Pátio
É uma atividade desenvolvida dentro e fora da sala de aula que promove o desenvolvimento da literacia espacial (mapa mental), a numeracia e o tratamento da informação desenhada – capacidade de síntese.
1ª Tarefa – Desenhar um mapa mental do pátio da escola
Cada aluno deve desenhar o mapa mental do pátio da sua escola numa folha de papel. Sugere-se que seja pedido aos alunos para identificarem os elementos desenhados escrevendo o nome junto destes.
2ª Tarefa – Preencher a Ficha de Registo relativa ao mapa mental
Para os alunos do 1º Ano do 1º Ciclo o professor deve ajudar a preencher e/ou acompanhar o preenchimento do quadro.
3ª Tarefa – Observar, registar e orientar na planta do pátio da escola
Depois orientar a planta para o ponto cardeal NORTE com o auxílio da Bússola.
4ª Tarefa – Preencher a Ficha de Registo da Planta do pátio
3ª e 4ª Sessão – Produção de fichas e início de preparação dos projetos a desenvolver durante a formação autónoma
Redescobrir o pátio
1ª Tarefa - Observação das plantas do pátio / Preenchimento da Ficha de Registo
2º Tarefa - Registo fotográfico das plantas do pátio / Preenchimento da Ficha de Registo
As plantas devem ser fotografadas no seu ambiente natural:
3ª Tarefa – Recolha de amostras de plantas / Preenchimento da etiqueta
4ª Tarefa – Representação da distribuição da vegetação na Planta da Escola
Investigar o Solos do pátio
1. No Pátio
2. Na sala de aula
Processos para a análise da amostra de solo:
5ª Sessão e 6ª Sessão Análise de Procedimentos
Continuação da preparação do trabalho autónomo em contexto de Sala de aula, para o desenvolvimento do projeto.
Trabalho de Grupo - Análise e discussão de metodologias, estratégias e atividades específicas das Aprendizagens Essenciais de Geografia e Estudo Meio e do trabalho de projeto.
As fases do projeto: Preparar, Definir, Investigar, tratar dados, apresentar conclusões, validar conclusões, agir
7ª Sessão
Apresentação dos projetos. Avaliação da ação
25 Set,
9, 16,23, 30 Out,
6, 20, 27 Nov
18:30 – 21:30
- Formador: Ana Cristina Câmara
Ana
Cristina Rodrigues Câmara C. Casimiro - CCPFC/RFO-12337/01
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.
Esta ação releva igualmente para os efeitos previstos no art.9º do supracitado Dec-Lei, designadamente dos professores dos grupos 100, 110, 200 e 230.