Objetivos
Necessidade do agrupamento promover práticas pedagógicas e didáticas no ensino experimental das ciências, em particular no 1º Ciclo, em articulação com o projecto “Ciências por miúdos” e o Clube Ciência Viva. Pretende-se discutir os principais desafios na implementação do Ensino Experimental das Ciências e o desenvolvimento de práticas promotoras da articulação vertical no Agrupamento.
A promoção da formação contínua dos docentes, “de forma generalizada”, na didática das ciências “a fim de aprofundar e consolidar as estratégias de realização de trabalho prático, sobretudo de base laboratorial, experimental e de campo…”, foi identificada como um dos aspetos a melhorar no decurso da ação de acompanhamento da IGEC relativamente ao Ensino Experimental das Ciências no AENA. O relatório também aponta para a necessidade da realização regular de sessões de trabalho internas que levem em conta a “diversidade de perfis e competências profissionais dos docentes do Agrupamento, de forma a promover a partilha de saberes e experiências, possibilitando o desenvolvimento profissional e a melhoria das práticas pedagógicas em ciências”.
No sentido de responder às necessidades identificadas, propomos a realização desta ACD, na qual pretendemos envolver professores do grupo acima referido.
Conteúdosi. Desenvolvimento do trabalho prático de base laboratorial, experimental e de campo em particular no 1º Ciclo;
ii. Abordagem das aprendizagens essenciais de Estudo do Meio numa perspetiva STEAM;
iii. Articulação vertical no ensino das ciências, com o projecto “Ciências por miúdos” e Clube Ciência Viva.
Cronograma
Mês |
Dia |
Horário |
Nº Sessão |
Total Horas |
julho |
18 |
14h30-17h30 |
1 |
3 |
|
|
Total |
1 |
3 |
- Formador: Jorge Gonçalves
- Formador: Liliana Miranda
Jorge Osvaldo Dias Santos Gonçalves - Doutoramento
Liliana Patrícia de Sousa Miranda - Pós-Graduação
Exclusiva a professores do grupo 110 do AE Nun´Álvares
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.