Objetivos
Em virtude das necessidades identificadas na clarificação do Decreto-Lei 54/2018 e de alguns conceitos, medidas, estratégias e sua operacionalização, esta ACD pretende clarificar o que se entende por educação inclusiva e o que se entende por educação especial, mostrando as diferenças, aquilo em que concorrem para o mesmo fim, bem como as suas especificidades.Conteúdos
i. Abordagem multinível: Medidas universais e Desenho Universal para a Aprendizagem. Medidas seletivas: Adaptações Curriculares Não Significativas. Medidas adicionais: Adaptações Curriculares Significativas (com repercussões nas metodologias e estratégias de ensino estruturado e competências de autonomia pessoal e social e, em alguns casos, na disciplina específica de tecnologias da informação e da comunicação).
ii. Trabalho colaborativo (Equipa: PT / DT / Outros docentes + Professor de Educação Especial e Terapeutas + família): identificação de estratégias / metodologias adequadas; adequações curriculares / adaptações curriculares (não significativas e/ou significativas; criação de recursos e instrumentos de trabalho (manipuláveis, fichas, digitais…); no visionamento / explicação do que está a ser feito e como está a ser aplicado (no caso dos alunos com PEI) para haver uma continuidade de trabalho escola-casa e casa-escola.
Cronograma
Mês |
Dia |
Ano |
Horário |
Nº Sessão |
Total Horas |
maio |
27 |
2024 |
18:30 - 20:30 |
1 |
2 |
28 |
2024 |
18:30 - 20:30 |
2 |
2 |
- Formador: Maria João Ramos
- Formador: Cecília Tomás
Cecília Cristina dos Reis Tomás / Doutoramento em Ciências da Educação
Maria da Graça Lopes / Mestrado em Educação Especial
Maria da Glória Gatinho / Mestrado em Educação Especial
Exclusiva a Professores do AE António Augusto Louro
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.