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Objetivos
Em virtude das necessidades identificadas na clarificação do Decreto-Lei 54/2018 e de alguns conceitos, medidas, estratégias e sua operacionalização, esta ACD pretende clarificar o que se entende por educação inclusiva e o que se entende por educação especial, mostrando as diferenças, aquilo em que concorrem para o mesmo fim, bem como as suas especificidades.

Conteúdos

i. Abordagem multinível: Medidas universais e Desenho Universal para a Aprendizagem. Medidas seletivas: Adaptações Curriculares Não Significativas. Medidas adicionais: Adaptações Curriculares Significativas (com repercussões nas metodologias e estratégias de ensino estruturado e competências de autonomia pessoal e social e, em alguns casos, na disciplina específica de tecnologias da informação e da comunicação).

ii. Trabalho colaborativo (Equipa: PT / DT / Outros docentes + Professor de Educação Especial e Terapeutas + família): identificação de estratégias / metodologias adequadas; adequações curriculares / adaptações curriculares (não significativas e/ou significativas; criação de recursos e instrumentos de trabalho (manipuláveis, fichas, digitais…); no visionamento / explicação do que está a ser feito e como está a ser aplicado (no caso dos alunos com PEI) para haver uma continuidade de trabalho escola-casa e casa-escola.


Cronograma

Mês

Dia

Ano

Horário

Nº Sessão

Total Horas

maio

27

2024

18:30 - 20:30 

 1

 2

maio

28

2024

18:30 - 20:30

 2

 2



Formador(es):: Dulce Maria Anselmo da Graça / Mestrado Administração e Gestão Escolar
Cecília Cristina dos Reis Tomás / Doutoramento em Ciências da Educação
Maria da Graça Lopes / Mestrado em Educação Especial
Maria da Glória Gatinho / Mestrado em Educação Especial
: ACD2330
Registo de acreditação: 2324ACD2330
Modalidade: Ação de Curta Duração
Regime: E-learning
Local: On-Line via ZOOM
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial
Critérios de seleção:

Exclusiva a Professores do AE António Augusto Louro

Vagas: Sem limite
Carga horária presencial: 4
Carga horária trabalho autónomo: 0
Parágrafo:

Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.

Data de inicio da ação - Certificados: 27 de maio de 2024
Data de termino da ação - Certificados: 28 de maio de 2024
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