Objetivos
A formação de docentes de Educação Especial, sobretudo quanto à partilha de práticas já testadas com crianças e alunos com barreiras à aprendizagem e/ ou necessidades específicas potencia diversas possibilidades de proporcionar recursos fortemente direcionados a todos e a cada um. É ainda necessário que estes docentes, como recurso para as equipas pedagógicas, conheçam e partilhem estratégias e recursos direcionados para as necessidades levantadas pelas equipas pedagógicas, no sentido de contribuir para a diminuição e/ ou eliminação dessas barreiras.
Pretende-se, então, dotar os docentes e técnicos especializados de competências para potencializar o conhecimento, a experimentação e a utilização de ferramentas digitais no âmbito da intervenção personalizada com alunos com necessidades específicas e ainda para grupos de alunos com fragilidades identificadas.
Conteúdos
i. Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA)
ii. Partilha de software para organização profissional e aplicações para desenvolver
aprendizagens nas crianças/ alunos
iii. Possíveis aplicações na prática pedagógica
iv. Constituição de um banco de recursos comum
Cronograma
8, 15 Maio
17:15 – 18:45
- Formador: Eduardo Jorge Soares
- Formador: Paula Cristina Vigário
Paula Cristina Nicolau Vitorino Gonçalves Vigário - Mestrado em Educação
Eduardo Jorge Cubiça Soares - Licenciatura Línguas Literaturas Modernas
- Grupo de Recrutamento: 910, apenas a exercer funções no Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato
- Técnicos especializados: Sim, apenas a exercer funções no Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.