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Objetivos

Pretende-se que os professores participantes desenvolvam a sua capacidade para:

1) Identificar e conhecer as orientações curriculares nacionais e internacionais para o ensino dos Números, Álgebra, Estatística e Geometria para o 1.º e 2.º ciclos do ensino básico.

2) Identificar dificuldades de aprendizagem dos alunos e atividades e materiais didáticos apropriados para as ultrapassar.

3) Elaborar tarefas e formular estratégias inovadoras de ensino e de organização e dinâmica da aula de Matemática, consubstanciadas em planos de aula cuidadosamente elaborados.

3) Conduzir e refletir sobre atividades de ensino-aprendizagem em Matemática.

4) Trabalhar de forma colaborativa na organização e reflexão sobre situações de ensino-aprendizagem.


Conteúdos

1) Tarefas para o ensino-aprendizagem. Relação entre tarefa e atividade. Nível cognitivo da tarefa. Diferentes tipos de tarefa (exercício, problema, exploração, investigação). Representações matemáticas e importância do uso de diferentes representações.

2) Organização da sala de aula exploratória, com as fases de lançamento da tarefa, trabalho autónomo e discussão coletiva e síntese. Estratégias para a condução de discussões coletivas. Papel do professor em cada uma das fases da aula.

3) Conceitos-chave e representações na aprendizagem dos números naturais, inteiros e racionais e das respetivas operações. Principais conceitos e representações. Significados dos números racionais (parte-todo, quociente, medida, operador). Significados das operações. Resolução de problemas com números naturais, inteiros e racionais. Sentido de número e sentido de operação. Dificuldades dos alunos, materiais didáticos, tarefas e estratégias de ensino para promover a aprendizagem.

4) Conceitos-chave e representações na aprendizagem de temas algébricos: Sequências repetitivas e sequências crescentes. Generalização. Pensamento relacional. Dificuldades dos alunos, materiais didáticos, tarefas e estratégias de ensino para promover a aprendizagem.

5) Conceitos-chave e representações na aprendizagem de temas de Estatística: Literacia estatística. Dados qualitativos e quantitativos. Leitura e interpretação de representações gráficas. Investigações estatísticas. Distribuições. Dificuldades dos alunos, materiais didáticos, tarefas e estratégias de ensino para promover a aprendizagem.

6) Conceitos-chave e representações na aprendizagem de Geometria: Raciocínio geométrico e visualização. Figuras no plano, triângulos, quadriláteros, polígonos e suas propriedades. Dificuldades dos alunos, materiais didáticos, tarefas e estratégias de ensino para promover a aprendizagem.

7) Observação das atividades de aprendizagem e avaliação dos alunos. Instrumentos de registo de observação. Feedback aos alunos como elemento essencial da avaliação formativa.

Cronograma

18:30 – 21:00

Etapa 1 - Estudar o Pensamento Computacional em Matemática

Encontro 1: 17/10

Encontro 2: 24/10

Encontro 3: 7/11

Encontro 4: 21/11

Etapa 2 - Planificar, lecionar e refletir

Encontro 5: 28/11 troca de ideias para o tema matemático a desenvolver juntamente com o pensamento computacional

Encontro 6: 5/12 planeamento geral da unidade didática (4 aulas de intervenção)

Encontro 7: 9/01 planeamento da 1.ª aula da unidade didática  

Encontro 8: 16/01 reflexão pós aula da 1ª aula

Encontro 9: 30/01 planeamento da 2.ª aula da unidade didática  

Encontro 10: 6/02 reflexão pós aula da 2ª aula

Encontro 11: 20/02 planeamento da 3.ª aula da unidade didática 

Encontro 12:  27/02  reflexão pós aula 3ª aula

Encontro 13: 13/03 planeamento da 4.ª aula da unidade didática 

Encontro 14: 20/04 reflexão pós aula 4ª aula

Etapa 3 - Reflexão final

Encontro 15: 3/04 Encontro final


Formador(es)::

Ana Lúcia Miguéns, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa


: A241024
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-112852/21
Modalidade: Oficina de formação
Regime: Presencial
Local: Escola Secundária da Amora - Pav F
Destinatários: Professores do(s) grupo(s)...
Grupo disciplinar: 110 - 1º Ciclo do Ensino Básico
Grupo disciplinar: 230 - Matemática e Ciências da Natureza
Critérios de seleção:

Esta ação é realizada em parceria com o Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Vagas: 20
Carga horária presencial: 25
Carga horária trabalho autónomo: 25
Parágrafo:

Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.

Esta ação releva igualmente para os efeitos previstos no art.9º do supracitado Dec-Lei, designadamente dos professores dos grupos 110 e 230.


Data de inicio da ação - Certificados: 17 de outubro de 2024
Data de termino da ação - Certificados: 23 de janeiro de 2025
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