Objetivos
No final da formação, os professores participantes devem:
• Conhecer as orientações curriculares expressas nas novas AE de Matemática para o ensino básico e secundário;
• Identificar dificuldades de aprendizagem dos alunos e selecionar/adaptar/criar recursos que possam ajudá-los a ultrapassá-las;
• Analisar diferentes tipos de tarefas e respostas dos alunos, identificando estratégias usadas, erros e dificuldades que emergiram;
• Elaborar e planear tarefas para propor os alunos, com recursos adequados, tendo em conta o objetivo específico de aprendizagem, o contexto e os alunos, prevendo momentos de apresentação da tarefa, trabalho autónomo, discussão
coletiva e síntese;
• Conduzir e refletir sobre atividades de ensino-aprendizagem em Matemática;
• Refletir sobre o trabalho e as aprendizagens dos alunos em sala de aula;
• Trabalhar de forma colaborativa na organização e reflexão sobre situações de ensino-aprendizagem.
ConteúdosA oficina terá por base o trabalho colaborativo entre os professores, centrado na sua prática letiva, tendo como foco a aprendizagem dos alunos.
Os professores deverão planear pelo menos uma aula, com o propósito de ajudar os seus alunos a ultrapassar um problema de aprendizagem que identifiquem.
Nas sessões de planeamento, os professores serão desafiados a elaborar tarefas que os alunos possam resolver usando diferentes representações e estratégias, que depois terão oportunidade de apresentar e discutir, seguindo as orientações curriculares para o ensino da Matemática no ensino básico/secundário expressas nas novas AE. O planeamento detalhado da aula incluirá a identificação dos recursos que melhor se adequam aos objetivos de aprendizagem, a antecipação de estratégias e representações que os alunos podem usar e de dificuldades que podem emergir durante a aula, o que permitirá aos professores pensar nas intervenções que podem fazer para apoiar os alunos enquanto eles trabalham na tarefa. A aula será lecionada por um dos professores, enquanto os restantes observam, focando-se no trabalho dos alunos.
Depois da aula, os professores deverão partilhar e refletir sobre o trabalho dos alunos, baseando-se nas observações que fizeram, procurando fazer inferências sobre as aprendizagens dos alunos.
Propostas de trabalho:
• Reconhecimento geral do tópico: análise de documentos curriculares; discussão de um artigo de investigação (a selecionar, depois de selecionado o tópico a trabalhar);
• Organização da sala de aula exploratória, com as fases de lançamento da tarefa, trabalho autónomo e discussão coletiva e síntese. Estratégias para a condução de discussões coletivas. Papel do professor em cada uma das fases
da aula.
• Tipos de tarefas a propor aos alunos. Representações matemáticas e importância do uso de diferentes representações. Exploração de ideias e conceitos, integrando a tecnologia como alavanca para a compreensão e resolução de problemas.
• Análise de respostas dos alunos identificando estratégias que usaram, dificuldades que emergiram e respostas surpreendentes; partilha dos constrangimentos identificados; reflexão sobre possíveis reformulações e extensões e
sobre possíveis formas de avaliar as aprendizagens dos alunos;
• Planeamento da aula de investigação: elaboração de tarefas para propor aos alunos; antecipar dificuldades e estratégias dos alunos; definir o modo de trabalho dos alunos e de apresentar a tarefa (prevendo
momentos de apresentação da tarefa, trabalho autónomo, discussão coletiva e síntese); definir as estratégias para a discussão coletiva e pontos da síntese final; preparar o processo de observação da aula;
• Observação da aula, lecionada por um dos professores, tendo como foco o trabalho dos alunos; reflexão pós-aula.
Cronograma
Sessões | Data |
1 (14:30 às 17:00) | 16/02/2023 |
2 (14:30 às 17:30) | 01/03/2024 |
3 (14:30 às 17:30) | 08/03/2024 |
4 (14:30 às 17:00) | 15/03/2024 |
5 (14:30 às 17:30) | 05/04/2024 |
6 (14:30 às 17:30) | |
12/04/2024 | |
7 (14:30 às 17:30) | 19/04/2024 |
8 (14:30 às 17:00) | 03/05/2024 |
9 (14:30 às 17:00) | 10/05/2024 |
- Formador: Paula Gomes
Paula Cristina Marques Gomes - CCPFC/RFO-19962/05
Exclusiva a professores da Escola Secundária Dr. José Afonso
Esta ação releva igualmente para os efeitos previstos no art.9º do supracitado Dec-Lei, designadamente dos professores dos grupos 500 e 550.