Exclusiva a professores do AE António Augusto Louro - 1ºCiclo
Objetivos
Compreender as abordagens pedagógicas em ambiente digital.
Compreender as metodologias de ensino e de aprendizagem em ambiente digital híbrido e em EaD.
Avaliar as ferramentas tecnológicas de acordo com as abordagens pedagógicas a implementar.
Perspetivar questões técnicas relacionadas com a segurança e privacidade no uso dos instrumentos tecnológicos (computadores, tablets, telemóveis).
Criar a personalização do ensino com impacto no processo de aprendizagem dos alunos.
Compreender os direitos autorais e o licenciamento creative commons 4.0.
Criar recursos educacionais abertos respeitando a personalização, os direitos autorais e sob licenciamento Creative Commons.
Conteúdos
1. Abordagens pedagógicas em ambiente digital:
1.1. Modelo híbrido;
1.2. Modelo em EaD e E-learning.
2. Teorias da Aprendizagem:
2.1. Teoria da Aprendizagem Multimédia;
2.2. Teoria da Carga Cognitiva;
3. Metodologias de ensino e de aprendizagem em ambiente digital híbrido e em EaD:
3.1. Metodologia instrutiva versus metodologia ativa;
3.2. Metodologias ativas:
3.2.1. gamificação / game based learning / serious game;
3.2.2. sala de aula invertida;
3.2.3. metodologia de projeto;
3.2.4. aprendizagem colaborativa e cooperativa;
3.2.5. aprendizagem baseada em investigação;
3.2.6 learning by doing.
4. Ferramentas tecnológicas cruzadas com abordagens pedagógicas:
4.1. Ferramentas da Google Apps (que integram com a Drive e a Google Classroom - Docs, Slides, Forms, Jamboard, MindMup, Edpuzzle, Poll Everywhere, entre outras);
4.2. Ferramentas disponíveis na internet e que se mostrem úteis para apoiar as aprendizagens dos alunos (ex.: Wordwall, Learning Apps, Kahoot, entre outras).
5. A personalização do ensino com impacto no processo de aprendizagem dos alunos:
5.1. Ambientes virtuais de aprendizagem personalizados;
5.2. Como criar atividades e recursos de aprendizagem personalizados.
6. Questões técnicas de segurança e privacidade no uso dos instrumentos tecnológicos (computadores, tablets, telemóveis):
6.1. perfil pessoal versus perfil profissional;
6.2. segurança e privacidade das contas (fecho de contas, credenciais…);
6.3. protocolos de segurança dos devices e atualizações de sistema.
7. Direitos autorais:
7.1. As atribuições autorais das imagens, documentos e recursos utilizados;
7.2. O licenciamento creative commons 4.0.
Cronograma
Sessões conjuntas (presenciais síncronas e online síncronas) - 14 horashorário: das 19:00 às 21:00
Datas: 24/01; 21/02; 20/03; 17/04; 29/05; 26/06;
19/07 - apresentação final (esta ou outra data / horário a combinar)
Sessões online assíncronas - 36 horas (horas geridas de acordo com o trabalho do formando; exigem marcação de presença na data indicada)
horas de trabalho: 5 h.+5 h.+5 h.+5 h.+5 h.+5 h.+6h.
Datas: 22/01; 19/02; 18/03; 15/04; 27/05; 24/06;
17/07 (terá de estar de acordo com a data a apresentação final)
- Formador: Cecília Tomás