Objetivos
Identificar práticas de gestão e organização pedagógica, de topo e intermédias, à luz dos normativos/documentos de referência sobre políticas de inclusão
Explorar fatores que se constituem como obstáculo à inclusão na escola e sociedade
Consolidar uma perspetiva de abordagem integrada de práticas que concorrem para a inclusão
Refletir sobre a relevância das aprendizagens informais, os meios de as incorporar na promoção de ambientes educativos favoráveis à participação de alunos na condução do processo educativo
Promover estratégias de otimização da participação dos alunos na vida da escola
Elencar mecanismos de promoção do envolvimento das famílias na criação de ambientes inclusivos
Refletir sobre o papel das lideranças na criação de ambientes promotores de aprendizagens não-formais e informais consistentes com os objetivos da educação inclusiva
Equacionar os termos da cooperação interinstitucional em ordem à inclusão
Refletir sobre instrumentos de monitorização das práticas de inclusão
Conteúdos
1. Enquadramento teórico e normativo
1.1. Quadro conceptual
Os direitos humanos e as políticas de inclusão.
Justiça distributiva e éticas do cuidado.
Tradução dos princípios de justiça em direitos e capacidades.
O projeto Strength Through Diversity e a diversidade dos públicos na educação escolar: dimensões da diversidade; abordagens multinível da diversidade em educação.
1.2. Quadro normativo de referência
Os Decretos-Leis nº 54/2018 de 6 de julho (na sua redação atual) e n.º 55/2018, de 6 de julho (e respetivas Portarias).
O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Autonomia e responsabilidade dos decisores locais: interpretação dos normativos; as margens de autonomia potenciada pela portaria n.º 181/2019, de 11 de junho, na sua redação atual.
Documentos curriculares e instrumentos de autonomia dos AE/ENA.
1.3. Dimensões organizacionais das políticas de inclusão – exercício exploratório
[trabalho com os formandos, orientado pela abordagem prévia dos pontos 1.1. e 1.2.]
2. Concretização das políticas de inclusão
2.1 As escolas e as práticas
A inclusão em contexto: modelos educativos e conceções de cidadania e equidade.
2.2. Os agentes sociais das práticas de inclusão
Pessoas, instituições, ambientes de aprendizagem.
Cooperação interinstitucional em ordem à inclusão.
2.3. Os recursos para a inclusão
A identificação e gestão dos recursos (humanos, materiais, institucionais) e a sua potencialização na promoção da escola inclusiva.
2.4. Contextos de interação socioeducativa na perspetiva da inclusão: a sala de aula e ‘o resto’ – exercício exploratório
[trabalho com os formandos, orientado pela abordagem prévia dos pontos 2.1., 2.2. e 2.3.]
3. Conhecer, partilhar, decidir
3.1. Conhecer e cooperar com as pessoas e as instituições
3.2. Conhecer, estimular e proteger as crianças e jovens: princípios, métodos, instrumentos
3.3. Conhecer para transformar: dos instrumentos de suporte à monitorização às modalidades de participação de professores, pais e alunos nos processos de decisão – exercício exploratório
[trabalho com os formandos, orientado pela abordagem prévia dos pontos 3.1. e 3.2.]
4. Avaliação
Apresentação e discussão dos trabalhos/produtos finais dos formandos
Cronograma
2, 9, 16, 23, 30 Out,
6, 20, 27 Nov
18:30 – 21:30
Maria do Carmo Reis Perdigão M. M. Correia - CCPFC/RFO-23836/08
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.