Objetivos
1. Capacitar os formandos com instrumentos e metodologias de trabalho, habilitando-os para realizar uma intervenção qualificada no espaço da biblioteca, flexibilizando-o de acordo com o paradigma de trabalho da escola do século XXI.
2. Programar a implementação e gestão de novos serviços, que possibilitem a descentralização da biblioteca e a sua intervenção em extensão.
3. Proporcionar o contacto e conhecimento dos princípios básicos do quadro legal e normativo para a gestão de espaços e equipamentos em recintos escolares.
4. Refletir sobre a necessidade de adotar novas formas de gestão dos espaços e do serviço de biblioteca escolar.
Conteúdos
Biblioteca escolar, espaço multimodal:. o modelo conceptual da escola portuguesa: áreas de ensino, gestão e sociais; modelo conceptual da biblioteca escolar. O espaço da biblioteca: localização e acessibilidade; dimensionamento: as fórmulas de cálculo das áreas funcionais; a planificação da intervenção/ requalificação do espaço .O espaço da biblioteca: especificações técnicas: insonorização, climatização/ ventilação; iluminação e redes de energia e dados; mobiliário e equipamentos informáticos: normativos técnicos - usabilidade e ergonomia. Legislação e normativos técnicos: normas portuguesas/ ISO e europeias. Elaboração de um projeto de intervenção/ requalificação de uma biblioteca. Apresentação, discussão e análise critica das propostas apresentadas pelos formandos. Avaliação da ação de formação.
Cronograma
1ª sessão - presencial . 7 setembro 14h30. Local EB Pinhal de frades,2ª sessão presencial - 14 de setembro, 9h00, Local EB Nun'Álvares,
3ª sessão . Assíncrona e em linha - 21 Setembro 14h30 , plataforma moodle ,
4ª sessão - Assíncrona e em linha - 28 de Setembro 9h00 , plataforma moodle,
5ª sessão - Presencial 4 outubro 14h30 , EB António Augusto Louro.
- Formador: João Paulo da Silva Proença
João Paulo da Silva Proença - CCPFC/RFO-11232/00
Professores bibliotecários dos AE/ENA do concelho do Seixal
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.