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Objetivos

Explorar os documentos legislativos (Decreto- Lei n.º 54/2018,  Decreto-Lei n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais) e de apoio à prática letiva de forma integrada, identificando implicações para a organização de práticas mais inclusivas 

Aplicar colaborativamente os princípios subjacentes ao desenho universal para a aprendizagem e à abordagem multinível

Planear com intencionalidade estratégica, organizando a dinâmica pedagógica, conciliando as aprendizagens a desenvolver e a diversidade de todos alunos

Conceber instrumentos de suporte à recolha de informação que contribuam para a tomada de decisão.

Consolidar a implementação do ciclo:  Avaliar – Planear – Agir - Rever 

Produzir e aplicar em contexto de sala de aula instrumentos de avaliação e planificação das aprendizagens

Partilhar experiências facilitadoras do um processo ensino-aprendizagem inclusivo

Explorar colaborativamente práticas educativas inovadoras


Conteúdos

Módulo 1. Impacto das orientações de política educativa nas práticas pedagógicas 

Exploração integrada dos documentos de política educativa (Decreto- Lei n.º 54/2018,  Decreto-Lei n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais)


Módulo 2. Ambientes educativos inclusivos - opções metodológicas 

Práticas de ensino e intervenção diferenciadas, em função do perfil de competências dos alunos 

Estratégias de antecipação da diversidade em sala de aula, com recurso a ambientes de aprendizagem flexíveis e centrados no aluno (DUA)

Módulo 3. Valorização da diversidade em sala de aula – criação e partilha de recursos

Mecanismos de planeamento e gestão curricular com caráter intencional e estratégico  

O que ensinar e porquê, como, quando, com que prioridades, com que meios, com que organização e com que resultados: exercícios práticos


Módulo 4. Avaliação formativa enquanto processo regulador do ensino e da aprendizagem

 

       Planificação intencional da avaliação formativa tendo como objetivos melhorar os resultados das aprendizagens e ajustar o processo de ensino


Cronograma
B-Learning

8 Mai Presencial
15, 22, 29 Mai,
5 Jun Presencial
12, 19 Jun
26 Jun Presencial 

19:00 – 22:00



Formador(es)::

Paula Alexandra Pires Gonçalves - CCPF/RFO-34192/14

: A224123T1
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-116448/22
Modalidade: Oficina de formação
Regime: B-Learning
Local: On-Line/CFAE Escoa Secundáriua da Amora
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial
Vagas: 15
Carga horária presencial: 25
Carga horária trabalho autónomo: 25
Parágrafo:

Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.

Data de inicio da ação - Certificados: 8 de maio de 2023
Data de termino da ação - Certificados: 26 de junho de 2023
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