Objetivos
- Capacitar os docentes para a operacionalização da abordagem multinível e do desenho universal para a aprendizagem inerentes ao novo enquadramento legal da escola inclusiva.
- Conhecer as medidas de política educativa;
- Identificar os princípios orientadores para as práticas integradas de gestão flexível do currículo;
- Abordar os conteúdos da área do saber com base em situações e problemas
- Criar impactos positivos na reestruturação do trabalho docente em sala de aula e em particular no que diz respeito as estratégias de diferenciação pedagógica
- Compreender e aplicar em sala de aula os princípios de aprendizagem ativa;
- Reconhecer os benefícios e os desafios das abordagens de aprendizagem ativa em contexto escolar;
- Conhecer métodos, estratégias e recursos para a integração de abordagens de aprendizagem ativa em sala de aula úteis para o desenvolvimento de práticas de aprendizagem ativa;
- Criar e experimentar atividades de aprendizagem ativa em contexto educativo escolar e analisar as suas potencialidades em função das aprendizagens realizadas pelos alunos.
Conteúdos1 - Neurociência - como funciona a aprendizagem no cérebro dos alunos
2 - Diversidade e inclusão - como dar resposta às necessidades específicas de cada aluno
3 - Desenho universal para a aprendizagem - uma resposta universal à individualidade da aprendizagem
4 - Abordagem multinível e os princípios orientadores de práticas integradas de gestão flexível do currículo - Flexibilização pedagógica e curricular.
5 - Metodologias ativas em contexto de agrupamento - colocar o aluno no centro do processo de ensino-aprendizagem
6 - Avaliação de processos ou de produtos?
Partindo do modelo de ensino que se pretende eficaz, pretende-se que os formandos possam adquirir, planificar e colocar em prática estratégias ativas de ensino-aprendizagem. Nessesentido, os conteúdos da oficina são os seguintes:
1.ª Sessão: Apresentação – 2 horas
Apresentação da ação de formação; dinâmicas de apresentação; Princípios orientadores de práticas integradas de gestão flexível do currículo, Pressupostos Fundamentais da Educaçãoinclusiva
2.ª Sessão: Diversidade e Inclusão - 3 horas
Fatores e dimensões da diversidade a considerar nas políticas de Inclusão; Organização dos recursos e oportunidades da aprendizagem; Gestão de expetativas.
3.ª Sessão: Neurociência – 3 horas
Estruturas cerebrais envolvidas no processo de aprendizagem: Teorias e estratégias de aprendizagem, com base na pirâmide (Glasser, Bloom, …) e estilos de aprendizagem (VARK,Kolb, …); Estratégias de aprendizagem eficaz e significativa; Importância da metacognição
4.ª Sessão: Desenho universal para a aprendizagem – 3 horas
Conceitos e Fundamentos; Planeamento com intencionalidade estratégica e pedagógica da implementação do DUA; Intervenção Multinível.Trabalho em pequenos grupos com exercíciosde planificação do desenho universal para a aprendizagem e com abordagem multinível, tendo por base o referencial das aprendizagens essenciais.
5.ª Sessão: Metodologias ativas em contexto de agrupamento – 3 horas
O que são metodologias ativas e a importância de recentrar o processo de aprendizagem no aluno. Ambientes de aprendizagem: comunidades de aprendizagem, rotação por estações ...
6.ª Sessão: Metodologias ativas em contexto de agrupamento – 3 horas
Ambientes de aprendizagem: Aprendizagem em equipas , Roteiros de aprendizagem, trabalho por projeto
7.ª Sessão: Metodologias ativas - 2 horas
Observação e reflexão sobre metodologias onde o aluno é o autor das suas aprendizagens. Ambientes diferenciados em sala de aula - Open Learning School
8.ª sessão: Avaliação de processos ou de produtos - 3 horas
Avaliação: em que consiste e como levar à prática? As potencialidades de utilização e utilização em contexto, face aos critérios do agrupamento.
9a Sessão: Avaliação – 3 horas
Apresentação de trabalhos; Autoavaliação e Heteroavaliação dos formandos.
Cronograma
24 Abr,8,10, 15, 17, 22, 29 Mai, 3 Jul
17:00 – 20:00
- Formador: Maria do Carmo Reis Perdigão Matias da Correia
- Formador: Pedro Pereira
Maria do Carmo Reis Perdigão M. M. Ribeiro - CCPFC/RFO-23836/08
Pedro Miguel da Silva Pereira - CCPFC/RFO-39790/19
Exclusiva a Professores do AE Pedro Eanes Lobato
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.