Opções de inscrição

Objetivos

- Capacitar os docentes para a operacionalização da abordagem multinível e do desenho universal para a aprendizagem inerentes ao novo enquadramento legal da escola inclusiva.

- Conhecer as medidas de política educativa;

- Identificar os princípios orientadores para as práticas integradas de gestão flexível do currículo;

- Abordar os conteúdos da área do saber com base em situações e problemas

- Criar impactos positivos na reestruturação do trabalho docente em sala de aula e em particular no que diz respeito as estratégias de diferenciação pedagógica

- Compreender e aplicar em sala de aula os princípios de aprendizagem ativa;

- Reconhecer os benefícios e os desafios das abordagens de aprendizagem ativa em contexto escolar;

- Conhecer métodos, estratégias e recursos para a integração de abordagens de aprendizagem ativa em sala de aula úteis para o desenvolvimento de práticas de aprendizagem ativa;

- Criar e experimentar atividades de aprendizagem ativa em contexto educativo escolar e analisar as suas potencialidades em função das aprendizagens realizadas pelos alunos.

Conteúdos

1 - Neurociência - como funciona a aprendizagem no cérebro dos alunos

2 - Diversidade e inclusão - como dar resposta às necessidades específicas de cada aluno

3 - Desenho universal para a aprendizagem - uma resposta universal à individualidade da aprendizagem

4 - Abordagem multinível e os princípios orientadores de práticas integradas de gestão flexível do currículo - Flexibilização pedagógica e curricular.

5 - Metodologias ativas em contexto de agrupamento - colocar o aluno no centro do processo de ensino-aprendizagem

6 - Avaliação de processos ou de produtos?

Partindo do modelo de ensino que se pretende eficaz, pretende-se que os formandos possam adquirir, planificar e colocar em prática estratégias ativas de ensino-aprendizagem. Nessesentido, os conteúdos da oficina são os seguintes:

1.ª Sessão: Apresentação – 2 horas

Apresentação da ação de formação; dinâmicas de apresentação; Princípios orientadores de práticas integradas de gestão flexível do currículo, Pressupostos Fundamentais da Educaçãoinclusiva

2.ª Sessão: Diversidade e Inclusão - 3 horas

Fatores e dimensões da diversidade a considerar nas políticas de Inclusão; Organização dos recursos e oportunidades da aprendizagem; Gestão de expetativas.

3.ª Sessão: Neurociência – 3 horas

Estruturas cerebrais envolvidas no processo de aprendizagem: Teorias e estratégias de aprendizagem, com base na pirâmide (Glasser, Bloom, …) e estilos de aprendizagem (VARK,Kolb, …); Estratégias de aprendizagem eficaz e significativa; Importância da metacognição

4.ª Sessão: Desenho universal para a aprendizagem – 3 horas

Conceitos e Fundamentos; Planeamento com intencionalidade estratégica e pedagógica da implementação do DUA; Intervenção Multinível.Trabalho em pequenos grupos com exercíciosde planificação do desenho universal para a aprendizagem e com abordagem multinível, tendo por base o referencial das aprendizagens essenciais.

5.ª Sessão: Metodologias ativas em contexto de agrupamento – 3 horas

O que são metodologias ativas e a importância de recentrar o processo de aprendizagem no aluno. Ambientes de aprendizagem: comunidades de aprendizagem, rotação por estações ...

6.ª Sessão: Metodologias ativas em contexto de agrupamento – 3 horas

Ambientes de aprendizagem: Aprendizagem em equipas , Roteiros de aprendizagem, trabalho por projeto

7.ª Sessão: Metodologias ativas - 2 horas

Observação e reflexão sobre metodologias onde o aluno é o autor das suas aprendizagens. Ambientes diferenciados em sala de aula - Open Learning School

8.ª sessão: Avaliação de processos ou de produtos - 3 horas

Avaliação: em que consiste e como levar à prática? As potencialidades de utilização e utilização em contexto, face aos critérios do agrupamento.

9a Sessão: Avaliação – 3 horas

Apresentação de trabalhos; Autoavaliação e Heteroavaliação dos formandos.


Cronograma

24 Abr,8,10, 15, 17, 22, 29 Mai, 3 Jul

17:00 – 20:00



Formador(es)::

Maria do Carmo Reis Perdigão M. M. Ribeiro - CCPFC/RFO-23836/08
Pedro Miguel da Silva Pereira - CCPFC/RFO-39790/19

: A222723T1
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-120097/23
Modalidade: Oficina de formação
Regime: B-Learning
Local: On-Line/ AE Pedro Eanes Lobato
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial
Critérios de seleção:

Exclusiva a Professores do AE Pedro Eanes Lobato

Vagas: 20
Carga horária presencial: 25
Carga horária trabalho autónomo: 25
Parágrafo:

Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.

Data de inicio da ação - Certificados: 24 de abril de 2023
Data de termino da ação - Certificados: 3 de julho de 2023
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