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Objetivos

- Conhecer as potencialidades formativas da supervisão pedagógica e da observação de aulas, enquanto mecanismos de desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional;

- Analisar dimensões e constrangimentos/aspetos críticos a salvaguardar na implementação de projetos de supervisão pedagógica;

- Conhecer Modelos e Cenários supervisivos;

- Desenvolver competências de observação de aulas: o quê, para quê, como?; 

- Compreender o papel e a importância da reflexão para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem;

- Reconhecer fragilidades e potencialidades da observação de aulas, com vista à qualidade dos processos de educativos; 

- Reconhecer a importância da qualidade do feedback, dos estilos de liderança e das relações interpessoais para o sucesso dos projetos de supervisão;

- Analisar características e dinâmicas de construção de instrumentos de registo e análise de observação de aulas.


Conteúdos

1.Supervisão como estratégia de desenvolvimento pessoal e profissional.

A supervisão como dispositivo de análise de práticas para a melhoria das aprendizagens;                                                                                             Constrangimentos e aspetos críticos da supervisão e da observação de aulas;                                                                                                     Potencialidades formativas da supervisão pedagógica e da observação de aulas;                                                                                                                                         2. Reflexão e observação como estratégias de construção do conhecimento docente                                                                                                                                           Reflexão partilhada, cooperação e colaboração entre pares;

Modelos e “cenários” de supervisão pedagógica;

3. Observação de aulas: o quê, como, para quê?

Dilemas e problemas da supervisão e da observação de aulas; 

Dilemas e problemas da prática pedagógica (planificação, estratégias, metodologias, ambientes, avaliação para as aprendizagens…)                                                                                                                        

Papel e características do feedback eficaz na construção do conhecimento docente; 

Construção, aplicação e análise de instrumentos de registo de observação de aulas. 

4.Supervisão e melhoria dos processos pedagógicos em contexto de sala de aula.


Cronograma
Local: AE João de barros

21 Dez
11, 18 Jan
8, 15, 22 Fev
8, 29 Mar

17:00/20:00


Formador(es)::

Elisa de Fátima Oleirinha Valério Veloso - CCPFC/RFO-05752/98

: A222023
Registo de acreditação: CCPFC/RFO-05752/98
Modalidade: Oficina de formação
Regime: Presencial
Local: AE João de Barros
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Critérios de seleção:

Professores AE João de Barrros

Vagas: 20
Carga horária presencial: 25
Carga horária trabalho autónomo: 25
Parágrafo:

Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.

Data de inicio da ação - Certificados: 21 de dezembro de 2022
Data de termino da ação - Certificados: 29 de março de 2023
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